Buscar

Avaliação Parcial - Microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microeconomia 
Os três problemas econômicos relativos à "o que" , "como" e "para quem" produzir existem: em todas as sociedades, não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organização política.
Suponha uma dada curva de possibilidade de produção para dois bens (X e Y): À direita e fora dessa curva, esse ponto demonstra que a organização não pode produzir ao nível desse ponto em função dos recursos existentes disponíveis, dada uma determinada tecnologia; Sobre a curva de possibilidades de produção, esse ponto indica que a organização está, em decorrência de uma dada tecnologia, gerando uma produção máxima dos dois bens X e Y, pela melhor combinação dos recursos de produção; À esquerda e dentro da área formada entre os eixos X e Y com a curva de possibilidades de produção, esse ponto demonstra que há desemprego de recursos de produção; Sobre a curva de possibilidades de produção, esse ponto apresenta a combinação máxima de produção obtida dos bens X e Y quando da plena utilização dos fatores de produção, dada a tecnologia. 
Sejam as funções: oferta: Qx = 48 + 10Px; demanda: Qx = 300 - 8Px, sendo que Qx e Px são a quantidade e o preço do produto X, respectivamente, e que o preço de equilíbrio nesse mercado é Px = $14,00. Vamos supor, agora, que haja uma intervenção do Governo nesse mercado por meio do aumento do imposto sobre vendas. Nesse sentido, o novo preço de X passa a ser de $16,00. Isso provocará uma diferença entre a quantidade demandada e a ofertada no valor absoluto de: 36 unidades, gerando, portanto, um excesso de oferta.
Supondo a função de Oferta P = 15 Q + 25 qual será o preço de mercado quando a quantidade ofertada não superar 25 unidades? 400. 
A Lei da Oferta determina que a curva de oferta é positivamente inclinada, indicando que a oferta varia diretamente ao preço.
O preço de equilíbrio é aquele que, no mercado iguala simultaneamente oferta e demanda.
Suponha uma curva de demanda por abacaxis. Se houver um aumento na renda do consumidor e um aumento do desejo de se consumir tais abacaxis, deve-se esperar, tudo o mais constante, que: haja um deslocamento da curva de demanda para a direita.
É uma linha que demonstra que, dado o seu rendimento limitado, o consumidor procura normalmente distribuí-lo na compra entre as diversas mercadorias que deseja comprar. Estamos nos referindo ao conceito de Linha da Restrição Orçamentária. 
Se a variação percentual na quantidade demandada de um produto é menor que a variação percentual em seu preço a demanda é inelástica. 
A Elasticidade Preço da Demanda do produto Y mede percentualmente o grau em que a quantidade demandada responde a uma modificação (ou variação) do preço do produto Y. A Fórmula de cálculo Elasticidade Preço da Demanda do produto Y é a seguinte: Epdy = (Δ%Qdy / Δ%Py)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes