Buscar

Avaliação Parcial - Macroeconomia

Prévia do material em texto

Macroeconomia 
Considerando os dois grandes agregados macroeconômicos: PIBpm e PNBpm, em um sistema econômico aberto como o brasileiro, se o país remete mais renda para o exterior do que dele recebe, teremos: PIBpm > PNBpm. 
A Despesa Nacional é o gasto dos agentes econômicos com o produto nacional. A fórmula mais completa, que inclui os demais agentes de despesa é: DN=C+I+G+(X-M)
A inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.
Se todos os preços subirem pode-se ter certeza de que houve inflação, desde que se verifique alta persistente no nível geral de preços.
Se o número de pessoas classificadas como desempregadas é 50.000 e o número de pessoas classificadas como empregadas é 300.000, qual é a taxa de desemprego? 14,3% 
São tipos de desemprego: friccional, estrutural e cíclico. 
O Sistema Financeiro Nacional é composto por diversas entidades, dentre as quais os órgãos normativos, os operadores e as entidades supervisoras. A entidade responsável pela fiscalização das instituições financeiras e pela autorização do seu funcionamento é o: BACEN (Banco Central do Brasil). 
Funções do Banco Central: banqueiro do governo e banco dos bancos; executor da política monetária e supervisor do sistema financeiro; emissão de moeda; executor da política cambial e depositário das reservas internacionais. 
A economia do País Alfa apresentou, em 2014, os seguintes registros de suas transações no exterior: Exportações de mercadorias (FOB)= 200; Importações de mercadorias (FOB)= 180; Donativos recebidos do exterior (saldo líquido)= 10; Saldo Superavitário do Balanço de pagamentos em conta corrente= 70; Movimento de capitais autônomos= 80. O Saldo do balanço de serviços é de 40 (superávit). 
A fórmula que expressa a relação de trocas é: Relação de troca = índice dos preços de exportação X 100 índice dos preços de importação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes