Buscar

Fordismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fordismo 
 
 O que é? 
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norteamericano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. O sistema foi criado em 1914, foi implantado na empresa própria de Henry, e era baseado numa linha de montagem.  Objetivo do Sistema 
O sistema tinha como objetivo principal reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender mais, para mais consumidores. 
Dentro deste sistema de produção uma esteira conduzia o produto (automóveis) e cada funcionário executava uma pequena etapa da produção do mesmo. Assim, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade e produção. 
O fordismo foi o modelo de produção que mais se desenvolveu no séc. XX, e foi responsável pela produção em massa dos mais diversos tipos de mercadoria. 
O Fordismo se baseia em três princípios: 
1. Intensificação: aqui, o objetivo era reduzir o tempo que se levava para produzir um produto através da utilização de meios adequados e, dessa forma, fazer com que ele chegasse rapidamente ao mercado. Com essa ideia em mente, Ford desenvolveu a linha de montagem móvel, em que o trabalho ia até o trabalhador. 
2. Economicidade: tinha como meta fazer com que as empresas reduzissem ao mínimo seus estoques. Neste princípio foram trabalhadas as questões da integração vertical (quantas etapas um produto passa até chegar ao consumidor) e integração horizontal (número de centros de distribuição espalhados geograficamente com o intuito de facilitar e agilizar a distribuição do produto). Foi exatamente pensando nisso que Ford desenvolveu um sistema de franquias que colocou uma concessionária em milhares de cidades da América do Norte. 
3. Produtividade: a especialização do trabalhador faz com que ele se torne mais produtivo. 
 
 Declínio 
Em 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção, que se demonstrou mais eficiente. 
O Toyotismo, que surgiu no Japão, que seguia um sistema de produção enxuto, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo.  Para os trabalhadores 
Na visão dos empresários o Fordismo era um sistema positivo de produção. Porém para os trabalhadores ele gerou problemas como o trabalho repetitivo e desgastante, falta de visão geral sobre as etapas de produção e a baixa qualificação profissional. 
Fora o fato de que o sistema se baseava em salários muito baixos, como forma de reduzir custos de produção.
Foto retirada de: https://salaodocarro.com.br/curiosidades/modelo-producao-fordismo-henry-ford.html

Outros materiais