Buscar

Estudo dirigido de biologia segundo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Emanuely Sedano Hora
Matricula: 211298
Estudo dirigido de Biologia Geral
Qual o objetivo do ciclo celular? O objetivo do ciclo celular é produzir duas ou mais células filhas a partir de uma única célula progenitora, geneticamente idênticas a célula mãe. 
Quais as fases do ciclo celular? O ciclo celular é dividido em duas grandes fases, a intérfase e a divisão celular. 
Qual a importância das fases do ciclo celular? Essas fases são de grande importância para o funcionamento da célula, erros nesses processos podem causar a morte celular ou até o desenvolvimento de tumores.
Explique qual a importância da mitose. A importância da mitose é que ela proporciona o crescimento, a regeneração de tecidos e o desenvolvimento de nosso organismo, promove a cicatrização e a formação de gametas em vegetais e de gametas em animais por partenogênese e faz divisões do zigoto durante o desenvolvimento embrionário. A mitose assegura que cada célula filha receba um conjunto inteiro e perfeito de cromossomos.
Explique o que ocorre nos eventos da mitose:
Prófase: Nesse evento o DNA desespiralizado é disposto na célula de maneira desordenada, inicia-se a espiralização do DNA (para formar os cromossomos), o centríolo é duplicado e migram para os pólos opostos da célula e a carioteca se rompe e se degenera.
Metáfase: Nesse evento ocorre o grau máximo de espiralização dos cromossomos, os cromossomos duplos são alinhados lado a lado no equador da célula, os centríolos são dispostos nos polos opostos da célula e no final os centrômeros são divididos. 
Anáfase: Nesse evento ocorre o encurtamento das fibras do fuso, as cromátides irmãs são puxadas para os pólos da célula e a desespiralização dos cromossomos é iniciada.
Telófase: Nesse evento ocorre a citocinese (centrífuga ou centrípeta), a formação de duas células filhas contendo o mesmo número de cromossomos da célula mãe, porém simples, também são formados dois novos nucléolos e duas novas cariotecas.
Diferencie a telófase animal da vegetal. Nas células animais, a telófase ocorre quando um anel contrátil se contrai em direção ao interior da célula e a divide em duas, ocorre a citocinese centrífuga, essas células podem ser clivadas em duas, por compressão, porque são relativamente macias e moles. As células vegetais são muito mais duras que as células animais, elas são cercadas por uma parede celular rígida e tem pressão interna alta, por isso a telófase ocorre através da construção de uma nova estrutura no meio da célula, causando a divisão da célula, estrutura chamada de lamela média, nessas células ocorre a citocinese centrípeta.
Quais as funções da meiose? A função da meiose nos animais é formar gametas e nos vegetais é formar esporos.
Explique os eventos da meiose:
Prófase I e II: A prófase I é o evento mais longo da meiose, nela ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e nela acontece o crossing-over (ou permutação), onde ocorre a troca de fragmentos entre cromossomos homólogos, a variabilidade genética. Por ser longa, ela é dividida em etapas, a leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. Na prófase II ocorre a duplicação dos centríolos, a espiralização dos cromossomos e a carioteca desaparece.
Metáfase I e II: Na metáfase I os cromossomos homólogos são pareados, um oposto ao outro, presos as fibras do fuso na placa equatorial da célula. Na metáfase II os cromossomos duplos não homólogos atingem o grau máximo de espiralização e associam-se as fibras do fuso, alinhando-se no equador da célula. 
Anáfase I e II: Na anáfase I ocorre o encurtamento das fibras do fuso, os cromossomos homólogos se separam, indo cada um para um lado da célula, a segregação independente dos homólogos promove a variabilidade genética. Na anáfase II ocorre o encurtamento das fibras do fuso e a divisão do centrômero, cada cromossomo duplo origina duas cromátides irmãs, que são puxadas para os pólos da célula. 
Telófase I e II: Na telófase I cada célula mãe (2n), origina duas células filhas (n), os cromossomos continuam duplos e não ocorre a divisão do centrômero, são formadas duas novas cariotecas e dois novos nucléolos e no final os cromossomos se desespiralizam. Na telófase II ocorre a citocinese, que origina quatro células filhas haplóides e possuem cromossomos simples, a carioteca e o núcleo reaparecem e os cromossomos se descondensam. 
Imagine uma célula somática com 20 cromossomos. Essa célula terá quantos cromossomos nas fases:
G1 da interfase: 20 cromossomos.
S da interfase: 40 cromossomos.
Mitose: 40 cromossomos.
Qual a diferença entre cromossomo e cromátide? E de organismos haplóides e diplóides? O cromossomo é uma fita dupla de DNA que, durante o processo de divisão, aparecem no lugar da cromatina. Antes que ocorra a divisão, o cromossomo se duplica e são formadas as cromátides, a cromátide é cada um dos filamentos de DNA que são formadas na duplicação do cromossomo. Os organismos haplóides são aqueles que apresentam apenas um conjunto de cromossomos, enquanto nos organismos diplóides há dois conjuntos de cromossomos.

Outros materiais