Buscar

comunicação organizacional

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia as informações abaixo:
Muitas empresas ainda se deparam com obstáculos em adequar as suas estratégias de comunicação aos públicos de interesse, apresentando, muitas vezes, dificuldades em saber utilizar corretamente a linguagem e redigir os seus documentos e correspondências. A forma como a organização se comunica e produz os seus documentos e correspondência pode melhorar ou denegrir a imagem da empresa no mercado. A partir deste contexto, torna-se necessário que os profissionais das empresas apresentem conhecimentos e habilidades para trabalhar a redação técnica visto que ela engloba textos como: contratos, memorandos, atas, relatórios, procurações, entre outros.
A respeito da estrutura e características da redação técnica, admite-se na redação técnica o uso de:
Nota: 20.0
	
	A
	Metáfora.
	
	B
	Subjetividade.
	
	C
	Figuras de Linguagem.
	
	D
	Linguagem Poética.
	
	E
	Precisão do Vocabulário.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 04 da rota da aula 04 (intervalo de páginas 19 até 20) observa-se que:
a) INCORRETA: característica da redação literária.
b) INCORRETA: característica da redação literária.
c) INCORRETA: característica da redação literária.
d) INCORRETA: característica da redação literária.
e) CORRETA: característica da redação técnica.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Observe a figura que apresenta os cinco objetivos de um sistema de informação organizacional e depois analise o texto abaixo:
Fonte: Eleutério (2015, p. 92).
João é um gerente de logística de entregas, e está analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros. João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos, para alcançar um equilíbrio.
Considerando os cinco objetivos de um sistema de informação empresarial, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo evidenciado pela atividade de João:
Nota: 20.0
	
	A
	Excelência operacional
 
Você acertou!
Alternativa “A”. Os sistemas de informação empresariais abrangem todo o espectro de atividades de uma organização, desde os processos operacionais básicos até as funções gerenciais e estratégicas. De fato, nas modernas organizações, os sistemas de informação são usados em todos os níveis funcionais, integrando informações de diversas áreas e funcionando como um verdadeiro fio condutor dos negócios. No cenário descrito, João deseja atingir a excelência operacional, pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas (Aula 05, p. 2).
Com relação às demais alternativas, não são corretas porque:
 
- sustentabilidade do negócio se refere ao fato de os sistemas de informações se tornarem essenciais ao desenvolvimento das ações da empresariais, de forma que sem eles não seria possível a empresa funcionar;
- relacionamento com o cliente diz respeito aos perfis de seus clientes, internos e externos, e à tomada de decisão para atender às demandas específicas identificadas por meio dos sistemas de informações;
- novos produtos e serviços relaciona-se com o desenvolvimento de produtos e/ou serviços totalmente novos, buscando atender às demandas dos públicos da empresa;
- melhorar a qualidade das decisões gerenciais refere-se ao fato de os sistemas de informações gerenciais fornecerem informações de qualidade, em tempo hábil, para facilitar e melhorar o processo decisório (seja ele em qualquer nível hierárquico), lembrando que isso só ocorre se o sistema for alimentado corretamente.
	
	B
	Sustentabilidade do negócio
	
	C
	Relacionamento com o cliente
	
	D
	Novos produtos e serviços
	
	E
	Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
A atividade da liderança é alinhar pessoas, o que significa dizer que o líder comunica a direção, a visão e busca comprometer os indivíduos para a concretização de ações e para atingir objetivos organizacionais (RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 60). 
Os autores identificam quatro estilos de liderança.
Relacione corretamente o estilo de liderança à forma de agir do líder em cada um dos estilos.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A – IV; B – III; C- I; D - II.
Você acertou!
Alternativa correta letra “ a ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p. 61 - 63.
A correta relação entre o estilo de liderança e a forma de liderar é”
A - Liderança coercitiva – é o IV – Neste estilo, o líder influência as pessoas por meio de punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando e de obediência.
B- Liderança controladora – é o III – Neste estilo de liderança, o líder tem tendência a se considerar insubstituível, envolve-se em detalhes, é centralizador, sonega informação, competem com os subordinados e tende a ter dificuldade de ver o todo.
C- Liderança orientadora – é o I- Neste estilo de liderança, o líder entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar; assim evita que o conflito seja potencializado.
D - Liderança integradora – é o II – Para este estilo de liderança, todo indivíduo é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos; o líder respeita o indivíduo como tal, integra as pessoas, encoraja o feedback e o autoconhecimento.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 61 - 63.
 
	
	B
	A – III; B – II; C – I; D – IV.
	
	C
	A – II; B – I; C – III; D – IV.
	
	D
	A – III; B – I; C – IV; D – II.
	
	E
	A – IV; B – III; C – II; D – I.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
A abrangência de um Sistema de Informação se refere à sua capacidade de atender diferentes áreas funcionais da organização. Quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema. De acordo com esse critério, os SIs podem ser classificados em três categorias (ELEUTÉRIO, 2015, p.96).
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (do inglês Supply Chain Management – SCM) auxilia na integração dos controles de estoque de empresas que atuam em canais de distribuição específicos tais como o fornecimento de matérias primas para montadoras de automóveis ou equipamentos eletroeletrônicos.
Quanto à abrangência, podemos afirmar que este tipo de sistema de informação (SCM) é caracterizado como:
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema integrado
	
	B
	Sistema departamental
	
	C
	Sistema interdepartamental
	
	D
	Sistema funcionais
	
	E
	Sistema interorganizacional
Você acertou!
Alternativa “E”. O SCM é um sistema do tipo interorganizacional. Esses sistemas têm como finalidade integrar as informações de várias empresas, movendo as informações além das fronteiras de uma organização. Eles são especialmente úteis em situações onde há uma forte relação entre um grupo de empresas, o que é o caso do SCM (Aula 05, p. 7).
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre planejamento de comunicação:
“Planejar a comunicação para uma organização depende da adoção de passos importantes, como a definição de um objetivo a ser alcançado. Para que ele seja cumprido, a organização deve saber que estratégias adotar, e ainda que ferramentas devem ser utilizadas para que as ações previstas sejam implementadas. Para que os resultados desejados sejam alcançados, também é necessário definir o posicionamento da empresa. A organização precisa compreender o quê, quando, como e com quem falar” (Ferreira Junior, Aula 5, p. 7).
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativasverdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao planejamento:
( ) Planejar, em um país como o Brasil, onde tudo muda a todo instante, é um gasto muitas vezes desnecessário.
( ) Planejar as ações de comunicação faz com que tudo seja feito de acordo com o planejamento.
( ) O planejamento é válido somente para situações de estabilidade na economia.
( ) O planejamento é necessário para que se tenha em mente onde se pretende chegar, mesmo que seja necessário mudar alguns planos durante o processo.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	F,F,F,V.
Você acertou!
A última afirmativa é verdadeira, pois o planejamento é essencial para vislumbrar um novo cenário e possuir maior controle sobre as ambições da organização. As três primeiras afirmativas são falsas, pois o planejamento não garante que tudo seja feito conforme o previsto, mas torna mais fácil adequar alguma mudança que se torne necessária durante o processo (Aula 05, Tema 2).
	
	B
	F,V,F,V.
	
	C
	V,F,V,V.
	
	D
	F,V,V,V.
	
	E
	V,V,F,F.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes