Buscar

Avaliação 01 Fundamentos e Teoria Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Reposição ( Cod.:402202) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	6277227
	Nota da Prova:
	8
Parte superior do formulário
	1.
	Com o aumento da produção industrial, foi necessário criar modelos para garantir o processo da industrialização, e um dos autores, o economista e sociólogo Max Weber, considerado o "pai" da Teoria Burocrática, teve relevante importância para novos administradores na busca de inspirações para a nova fase da administração. No entanto, nem tudo na burocracia apresentada por Weber alcança o seu objetivo final, possuindo algumas ineficiências no conjunto das atividades, determinadas por disfunções. Sobre essas disfunções, analise as opções a seguir:
I- Internalização das Diretrizes e Normas.
II- Excesso de formalismo e papel.
III- Despersonalização do relacionamento.
IV- Imposição de sinais de submissão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	2.
	O Desenvolvimento Organizacional é uma continuação da Teoria Comportamental, não é propriamente uma teoria administrativa, mas é um desdobramento prático e operacional da Teoria Sistêmica. A origem do DO tem motivado os administradores e consultores a trabalharem de modo em que as pessoas se sentissem parte da organização; assim, foram atribuídos vários fatores para seu surgimento. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns destes fatores:
	 a)
	Fatores internos. Fatores externos. Fatores contingenciais.
	 b)
	A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias. Grupos formais. Conflitos interpessoais. Motivação humana.
	 c)
	A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias. Motivação humana. Diversidades de mudanças no mundo. Conflitos interpessoais.
	 d)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados as necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
	3.
	Para Herzberg, o comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que está interagindo. Os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. O oposto de insatisfação não é a satisfação, mas nenhuma insatisfação. Com relação aos fatores propostos por  Herzberg, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fatores motivacionais ou intrínsecos são localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, o clima de relacionamento entre empresa e funcionário, as condições físicas, as normas e as políticas da empresa e suas diretrizes.
	 b)
	Fatores higiênicos ou extrínsecos: localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, clima de relacionamento entre empresa e funcionário, condições físicas, normas e políticas da empresa e suas diretrizes.
	 c)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades fisiológicas, pois remetem ao ambiente de trabalho, qual serviço está executando, envolvendo os sentimentos em seu crescimento profissional e individual, reconhecimento, autorrealização e, consequentemente, depende do papel dentro da organização.
	 d)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
	4.
	São conhecidos diversos tipos de líderes, já que cada equipe de trabalho necessitará de um estilo de liderança. O estilo de liderança adotado pelos gestores é um reflexo de suas características e do meio no qual atuam. São três os principais estilos de liderança que o líder pode adotar: estilo autocrático, democrático e liberal. Sobre o estilo de liderança democrático, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O líder democrático é aquele que divide as tarefas e as responsabilidades entre a equipe, porém costuma depender dos outros para decidir ou executar algo.
	 b)
	O líder democrático é aquele que centraliza as decisões, porém resolve os problemas de forma ágil.
	 c)
	O líder democrático é aquele que deixa todas as tarefas a cargo do grupo e cobra somente o resultado final.
	 d)
	O líder democrático é aquele que sabe tudo, é inflexível e atua bem em situações de pouca flexibilidade.
	5.
	De acordo com a equipe de trabalho a ser comandada, será necessário um tipo distinto de atuação do líder que a comanda. As características e o meio em que o administrador atua determinarão o estilo de liderança adotado. Os três principais estilos de liderança são: autocrático, democrático e liberal. Sobre o estilo de liderança autocrático, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O líder autocrático é aquele que domina sua equipe, determinando as tarefas a serem executadas e estabelecendo as diretrizes sem qualquer interferência do grupo.
	 b)
	O líder autocrático é aquele que dá liberdade total para a divisão das tarefas e se envolve o mínimo possível.
	 c)
	O líder autocrático é aquele que deixa a critério do grupo debater e decidir as diretrizes.
	 d)
	O líder autocrático é aquele que debate e aceita sugestões de seu grupo, estimulando a participação de todos.
	6.
	Na Teoria das Relações Humanas, a comunicação apresentou uma grande evolução no sentido de comunicar de forma correta os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos corretamente, tendo um papel muito importante para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorando a produtividade na organização. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir: 
I- A Teoria das Relações Humanas vê a comunicação como um fenômeno social, e que os procedimentos têm maior ênfase no comportamento dos grupos e não no indivíduo dentro da organização. 
II- A comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas e na explicação aos participantes das razões das orientações tomadas.
III- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização.
IV- A comunicação está relacionada à capacidade e ao discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	7.
	Na Teoria das Relações Humanas, a comunicação apresentou uma grande evolução no sentido de comunicar com exatidão os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos corretamente, tendo um papel muito importante para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorando a produtividade na organização. Sobre os princípios da comunicação, analise as sentenças a seguir:
I- Habilidade de trabalhar.
II- Vontade trabalhar.
III- Trabalho de equipe.
(    ) Proporcionar informações e compreensão necessárias ao esforço das pessoas.
(    ) Proporcionar atitudes necessárias para a motivação, a cooperação e a satisfação no cargo.
(    ) Melhorar a comunicação conduz a uma melhora de desempenho nos cargos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta asequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	II - III - I.
	8.
	Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica, ou da autocracia, que era a única forma de gerenciar os indivíduos a realizarem suas tarefas. Com uma abordagem mais de liderança do que autoritária, os resultados foram se alterando de forma satisfatória, referindo-se ao comportamento de liderar pessoas. Segundo Chiavenato (2011), para se ter uma ideia, existem três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Sobre estes estilos de liderança, analise as afirmativas a seguir:
I- No estilo autocrático, o líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
II- No estilo democrático, o grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.
III- No estilo democrático, a participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem.
IV- No estilo liberal, as tarefas são escolhidas pelos grupos, e o líder tem uma mínima participação nas decisões.
V- No estilo democrático, a divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	9.
	Os estudos realizados na Teoria das Relações Humanas identificaram que as pessoas precisavam de necessidades básicas, gerando motivação no ambiente de trabalho, referentes ao comportamento humano na busca de objetivos profissionais e sociais. O homem, com o passar do tempo e suas necessidades, evoluiu em três aspectos essenciais para promover a motivação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estas necessidades:
	 a)
	Necessidades Básicas, Necessidades de Segurança e Necessidades Sociais.
	 b)
	Necessidades Primárias, Necessidades Secundárias e Necessidades Terciárias.
	 c)
	Necessidades Fisiológicas, Necessidades Psicológicas e Necessidades de Autorrealização.
	 d)
	Necessidades Humanas, Necessidades Técnicas e Necessidades de Conceituais.
	10.
	Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de ser considerada, por muitos, informal e um modelo desorganizado. No entanto, muitas empresas buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Relação de ideias e oposição.
II- Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais.
III- Colaboração espontânea.
IV- Padrões de desempenho nos grupos informais.
(    ) Os indivíduos criam grupos sociais, independente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, criando uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição.
(    ) A boa relação dos grupos que, muitas vezes, pela organização formal, faz mudanças internas - de setores ou cargos - tem uma ótima recepção às mudanças, aceitam de forma muito concreta sem contratempos e oposições.
(    ) O desempenho dos grupos nem sempre está de acordo com a organização, existem alguns atritos, mas muitas vezes é pelo grau de satisfação dos indivíduos no ambiente de trabalho. O indivíduo está preocupado em ser aceito, reconhecido e aprovado dentro desse grupo.
(    ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que independentemente do que fazem têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	II - III - I - IV.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	I - II - IV - III.
	 d)
	II - I - III - IV.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes