Buscar

ESTRATÉGIA EXERCÍCIO 1 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTANDO CONHECIMENTO – ADM ESTRETÁGICA 2017-1
1 - Há alguns anos, a filosofia de uma empresa era considerada confidencial e restrita à alta administração, pois se tinha medo do que os concorrentes poderiam fazer com essa informação.
Explique o que são paradigmas. Aproveite para citar e explicar dois exemplos de quebra de paradigma que afetaram a Administração Estratégica.
2 - “Quando a estratégia é idêntica à dos concorrentes, não é estratégia. Se for diferente, mas facilmente imitável será uma estratégia ruim. Se for absolutamente diferente e difícil de copiar será uma estratégia poderosa e sustentável”. Philip Kotler
3 - Explique o que é Estratégia, destacando os seus três pontos de vantagens e a ligação entre eles.
	
4 - Explique o triângulo estratégico, destacando a importância de cada um de seus elementos.
5 - Cite e explique três vantagens e três desafios da Administração Estratégia.
6 - Explique a importância da Filosofia Empresarial, destacando cada um de seus itens.
7- Explique a diferença entre os Ambientes Macro e Micro e aproveite para destacar três tipos de cenários que afetam as empresas em um mercado tão competitivo.
Explique como funciona a Análise SWOT e utilize a empresa escolhida para exemplificar dois itens de cada.
b) Cite e exemplifique três M’s do Auto-diagnóstico da empresa escolhida.
8 - As empresas da nova economia estão inseridas em cenários cada vez mais mutantes, onde ameaças e oportunidades surgem de onde menos se espera. Portanto, faz-se necessário o uso e aplicação de estratégias dinâmicas, que tenham a informação, ou melhor, o conhecimento advindo da informação, como elemento principal do processo de formulação e implementação de estratégias.
Identifique e explique quais são as áreas da empresa que serão utilizadas no alcance dos objetivos através da administração estratégica. Aproveite para destacar a interação entre elas.
9 - Pontos fortes, pontos fracos, nichos de oportunidades, ameaças ou riscos são componentes do processo de: 
( ) diagnóstico estratégico.
( ) elaboração de um orçamento.
( ) desenvolvimento de produtos.
( ) pesquisa de marketing financeiro.
( ) elaboração de fluxo de caixa
10 - Há quem defenda as vantagens e desvantagens da globalização argumentando suas conseqüências na qualidade de vida das pessoas, influências cultural, política, econômica etc. Cite e explique no mínimo três tendências do mundo atual globalizado.
11- “Inovação significa...”
Implementação de algo novo, rotina, processo…
Antecipação;
Desenvolvimento de novas idéias;
Agrega valor a um produto/serviço já existente;
Todas as assertivas estão corretas.
12 - Os conhecimentos que compõem a Teoria Geral da Administração podem ser devidamente agrupados em 3 categorias principais: enfoques (componentes ou aspectos das organizações selecionados para estudo ou ênfase do processo produtivo), modelos (conjunto de técnicas, doutrinas e ingredientes culturais que moldam a organização e a ação administrativa) e escolas (correntes de pensamentos ou grupo de autores que privilegiam ou preferem determinado enfoque). Algumas teorias procuram oferecer soluções universais para todos os problemas ou situações. Outras teorias oferecem aos administradores a possibilidade de escolher, entre modelos de gestão ou estilos, aquele apropriado a uma determinada situação.
 A teoria que estabelece que não há maneira de administrar que seja melhor do que outra e que a "melhor" solução depende do ambiente da organização, de sua tecnologia e de vários outros fatores, é a teoria:
( ) Clássica
( ) Comportamental 
( ) Contingencial
( ) das relações humanas
( ) da burocracia

Outros materiais