Buscar

trabalho 4 de gestão da qualidade

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Aluna: Dayenne Alves de Souza
Professor: Hugo Roque
Disciplina: Gestão da Qualidade
EXEMPLO DE UMA MATRIZ GUT E O CICLO DE PDCA
A Matriz GUT (gravidade, urgência, tendência), é prática, fácil e pode ser discutida internamente entre Gestores e Lideranças, usando uma planilha similar a que segue, onde são inseridos um a um os problemas em discussão, atribuindo-se uma nota para cada um, conforme Prioridade no consenso do grupo reunido, nos itens G (gravidade), U (urgência), T(tendência).
Permite definir o que fazer primeiro, por onde começar e isolar a força do poder na ordem das coisas. O objetivo desta ferramenta é ordenar a importância das ações pela sua GRAVIDADE, pela sua URGÊNCIA e pela sua TENDÊNCIA de forma racional, permitindo escolher a tomada de ação menos prejudicial.
CICLO PDCA
Certamente, a simplicidade, a flexibilidade, a intuitividade do uso e a viabilidade de interação com outras ferramentas têm tornado o ciclo PDCA um importante meio de gerenciamento e, em sentido análogo, de controle do processo de solução de problemas, ou, ainda, de melhoria de processos repetitivos.
Conceito
técnica gerencial;
para controle, para solução de problemas e/ou para melhoria de processos;
que prevê a realização de 4 etapas sucessivas;
PLAN (planejar) – DO (executar) – CHECK (verificar/checar) – ACT (agir/corrigir).
A título de exemplo, no âmbito das unidades judiciárias, quanto à gestão/realização de audiências, teríamos o seguinte quadro:
Outro exemplo de PDCA:
Exemplo prático de emagrecimento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes