Buscar

Biblioteca 1158572

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES PARA A PROVA PRÁTICA
Segue abaixo as orientações de como deverá ser realizada a prova prática para a nota de AV2 da disciplina de Avaliação Morfofuncional. 
Leia com atenção!
1 – A Prova prática será realizada na Academia Energia (próximo ao Pão de Açúcar e MacDonald’s) no dia 08 de Novembro de 2017 tendo inicio a partir das 19:00h;
2 – O Aluno deverá levar a ficha para a coleta de dados do avaliado (baixar no SIA da disciplina) e levar uma trena antropométrica no dia da avaliação;
3 – Ir uniformizado ou pelo menos com uma camiseta branca e roupa de academia, isto, como forma de caracteriza-lo como aluno/acadêmico de Educação Física da Estácio;
4 – Os Alunos que residirem em Ourinhos poderão iniciar as avaliações aparir das 19 horas, isto, como forma de liberar o espaço e equipamento mais cedo para os alunos que chegarão mais tarde (moram fora);
5 – Cada dupla de alunos deverá avaliar uma pessoa voluntária da academia aplicando todos os principais testes contidos na folha de avaliação;
6 – A dupla Avaliadora ficará responsável por entregar o rascunho da avaliação, mais um laudo confeccionado com os resultados e gráficos para o aluno avaliado. A entrega do Laudo deverá ser realizada no dia 13 de Novembro até às 21 horas na sala 461 (Estarei lá dando aula).
7 – Todas as tabelas e fichas de classificação para a montagem do Laudo estão disponíveis no SIA;
8 – Seguir as mesmas regras da elaboração do Laudo de Avaliação Física utilizadas no semestre passado. Seguem abaixo elas:
Roteiro para elaboração e montagem do laudo de avaliação física
1 – Capa contendo nome do avaliado, nome do avaliador, logo da Estácio, data e local da avaliação;
2 – Dados pessoais do avaliado como: nome, idade, sexo, profissão etc;
3 – Data e local onde foi realizada a avaliação física;
4 – Avaliação dos parâmetros hemodinâmicos de repouso: Pressão arterial (PA repouso) em repouso e frequência cardíaca em repouso (FC repouso). Colocar a classificação para as duas (veja nas tabelas);
5 – Avaliação Antropométrica: Aferição da massa corporal, estatura, perímetros e diâmetros ósseos. Nos perímetros/circunferências corporais medir os locais: pescoço, cintura escapular, tórax normal, braço relaxado, antebraço, cintura, abdome, quadril, coxa proximal/medial/distal, panturrilha. Avaliar sempre ambos os lados (dir. e esq.) em todos os membros; *Atenção: realizar apenas 1 medida de cada local.
6 – Elaborar um gráfico de barras verticais contendo todos os perímetros medidos. Para as medidas dos perímetros dos membros superiores e inferiores, coloque as barras de ambos os lados (ex. Braço dir. e braço esq.) da mesma cor, isto, pra propiciar uma melhor análise se há diferença entre a medida dos mesmos.
7 – Aferição dos diâmetros ósseos: 1-Bi-estilóide Rádio-ulnar, 2-Bi-condilar do fêmur. Após isso converter a medida para metros. *Após coletadas as medidas, encontrar o peso ósseo do avaliado em kg.
8 – Realizar o cálculo e colocar a classificação para os índices relacionados à saúde, são eles: IMC – índice de massa corporal, IRAQ – Índice de relação abdome-quadril, C.C. – Circunferência da cintura (abdome *Obs.: Para o IMC e o IRAQ (RCQ) usa-se 2 casas após a virgula no resultado.
9 – Realizar o calculo do percentual de gordura corporal utilizando o protocolo de medida das circunferências corporais ou a medida de dobras cutâneas (Caso a pessoa esteja muito acima do peso ou roupa imprópria, utilize o protocolo de avaliação do % de gordura por perímetros). 
Logo em seguida, utilize as formulas passadas na aula teórica (ver slides) para encontrar os valores para cada uma das subdivisões pedidas abaixo;
10 – Calculo do fracionamento da composição corporal nos seguintes itens: Peso Gordo (PG), Massa Isenta de Gordura (MIG), Peso Residual (PR), Peso Ósseo (PO), Peso Muscular (PM), Peso Ideal Teórico (PIT), Peso em Excesso ou Peso em Déficit. *Obs.: Aqui como os resultados do MIG, PR, PM, PIT, P.ex. e P.déf. são em kilos, usa-se 3 casas após a virgula. Ex.: 75,342 
11 – Elaborar e inserir um gráfico mostrado as variações dos resultados das subdivisões acima: PG, MIG, PR, PO, PM, PIT, P.ex. e P.déf.
13 – Avaliação da Flexibilidade: Avaliar a flexibilidade utilizando o Teste de sentar e alcançar no banco de Well’s ou o Teste de sentar e alcançar sem banco. Escolha e aplique apenas um deles.
14 – Avaliação da força muscular: Avaliar a força muscular através da aplicação do teste de flexão de braços (até a exaustão) e o teste de resistência abdominal (1 min).
12 – Avaliação Postural do avaliado: Descrever para cada postura (Vista de Frente, Costas e Perfis direito e esquerdo), quais desvios posturais foram encontrados. 
Ao final, na ultima folha do laudo, abra um tópico chamado: “Observações gerais” e comente sobre cada resultado ou medida que foi realizada e que você considera de grande importância e que muitas vezes está relacionada à saúde e o bem estar do avaliado. 
Por exemplo: O teste de sentar e alcançar no banco de Well’s mostrou que o avaliado possui um grande encurtamento muscular nos músculos da região lombar e nos posteriores de coxa. Tal encurtamento pode contribuir pra o aparecimento ou agravamento das dores lombares, má postura e até mesmo promover a formação ou aumento de desvios posturais.
Lembre-se de usar os Logos da Faculdade na capa do laudo .
Segue os mesmos abaixo:

Outros materiais