Buscar

AP 1 2017.1 Gabarito PTCC

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
NOME DA DISCIPLINA
	
	Profa. Coordenadora: Maria da Gloria de Faria Leal
	Data: 
	Tutoria à Distância: Quesia de Souza Francisco
	Pólo:
	Aluno (a):
	Período:
	Mat.:
	
Avaliação Presencial 1 (AP 1)
GABARITO COMENTADO
1 Diferencie os temas das abordagens das pesquisas em Turismo. (Ver Aula 6/ V: 1,5)
O campo acadêmico dos estudos turísticos é amplo devido à multi e interdisciplinaridade. A despeito da temática turística ter interface com diversas áreas de conhecimento, o Turismo insere-se nas Ciências Sociais Aplicadas. O tema é sinônimo de assunto, mas não deve ser confundido com o título dos trabalhos acadêmicos. 
A abordagem compreende tanto a opção teórica quanto a metodológica. A abordagem teórica reúne ideias e conceitos para entendimento do objeto de estudo. A abordagem metodológica refere-se aos procedimentos como tipos de pesquisa e fontes de consulta, abrangendo ainda as fases da pesquisa. 
2..Tome por base as investigações turísticas para diferenciar a abordagem teórica da metodológica. (Ver Aula 6/V: 1,5)
A abordagem teórica relaciona-se com a literatura especializada, sendo analisada pela chamada revisão bibliográfica.
A abordagem metodológica compreende todos os procedimentos para realização do estudo acadêmico.
3. Cite dois aspectos que tornam um tema de estudo relevante. (Ver Aula 7/V: 2,0)
3.1 Aspecto 1: relevância teórica por inserir-se em ciclo de debates acadêmicos ou por representar avanços nos entendimentos (tratar de lacunas de conhecimento).
3.2 Aspecto 2: relevância social por focalizar problemas que afetam grande parcela da população mundial, regional ou local. 
4. Explique o planejamento de uma pesquisa acadêmica. (Ver Aula 7/ V:1,5)
A investigação acadêmica deve ser planejada através da elaboração da Proposta de Estudo ou do Pré-projeto a partir de uma pesquisa bibliográfica prévia. Assim, após a escolha do tema a 
ser estudado, deve-se desenvolver os seguintes itens: Delimitação do Tema, Objetivos, Justificativa, Referencial Teórico, Procedimentos metodológicos, Referências Preliminares e Cronograma. 
5. O que torna um pré-projeto de pesquisa viável ? (Ver Aula 7/ V:1,5)
A exequibilidade do plano de estudo incluí a verificação do tempo disponível, a acessibilidade das fontes de consulta e as condições intelectuais do pesquisador para tratar o tema.
6. Esta atividade exige que você tome por base o Resumo transcrito abaixo para elaborar uma citação direta e uma citação indireta de acordo com as regras da ABNT. Segue uma breve descrição do Resumo.
O Resumo escolhido foi retirado da página três de um TCC desse Curso, que contou comigo como orientadora e com a docente Thaís Costa da Silva como co-orientadora. Foi apresentado em auditório do CEFET/RJ para a banca examinadora em dezembro de 2015, conquistando elogios especiais. Tatiele Cristina de Oliveira Gonçalves é a autora deste artigo intitulado A gastronomia e a cultura como atrativos histórico-culturais nas festividades da região serrana do Rio de Janeiro.
Agora, leia com atenção o Resumo em seguida para elaborar uma citação direta e uma citação indireta nos espaços indicados mais adiante. Utilize as regras da ABNT !
RESUMO:
Este trabalho apresenta o contexto histórico e cultural do turismo, enfatizando a relação entre cultura e gastronomia desde os antepassados. Mostra que a gastronomia está diretamente inserida no turismo e envolve outros elementos concernentes ao planejamento turístico como desenvolvimento econômico local, hospedagem, atrativos turísticos, e, principalmente, a gastronomia. Como a alimentação é uma necessidade básica, o turista durante as visitações estará experimentando a cozinha local e, por extensão, estabelecendo contato com a cultura. Com isso, os festivais gastronômicos constituem-se em ferramentas para a atratividade turística local, tanto para moradores da localidade, quanto para turistas que estão visitando a cidade, e, até mesmo, para os que vieram exclusivamente para participar do festival. Este artigo se desenvolve a partir de estudos sobre os festivais da cidade de Petrópolis, tanto culturais, quanto gastronômicos. Esses festivais possuem potencial turístico expressivo, pois contribuem para a movimentação da economia, geram empregos, aumentam a ocupação hoteleira e além de tudo isso, são uma forma de prestigiar a cultura local e os imigrantes e descendentes que formaram a cidade, não deixando que toda essa memória se apague. Como exemplos desses festivais destacam-se: a Bauernfest, Petrópolis Gourmet, Serra Serata, entre outros que ocorrem na cidade imperial.
Palavras-chave: Turismo Gastronômico; Patrimônio Cultural. Festivais; Petrópolis.
6.1Elaboração da citação direta. (Ver Aula 3/ V:1,0)
Por exemplo: Conforme Gonçalves (2015, p.3), “a gastronomia está diretamente inserida no turismo e envolve outros elementos concernentes ao planejamento turístico [...]”.
6.2Elaboração da citação indireta.(Ver Aula 3/ V:1,0)
Por exemplo: Os festivais gastronômicos representam importantes atrativos turísticos, pois atendem aos visitantes e aos moradores. Os festivais valorizam a cozinha local, desvendando aspectos dos costumes, das raízes históricas e articulam-se com o segmento do turismo cultural (GONÇALVES,, 2015). 
6.3 Por fim, indique uma regra da ABNT que orientou a formatação do Resumo apresentado. (Para instigar a curiosidade apenas. Sem pontuação !)
Parágrafo único. Ou espaço simples.

Outros materiais