Buscar

REVISAO GERENCIAMENTO DE PROJETO

Prévia do material em texto

Segundo Vargas, PROJETO é um conjunto de atividades com um ponto de início, um ponto definido para encerramento, um escopo de trabalho claramente definido, um orçamento, tendo por finalidade alcançar um objetivo predeterminado. 
As 5 partes interessadas (stakeholders) num projeto são: outras - pessoas ou organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto / patrocinador – pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros em dinheiro para o projeto / gerente de programas – responsáveis pelo gerenciamento de projetos relacionados de forma coordenada visando obter benefícios e controle não disponíveis no gerenciamento individual / fornecedores – vendedores, fornecedores, ou contratadas, são empresas externas que assinam um contrato para fornecimento de componentes ou serviços necessários ao projeto / clientes – pessoas ou organizações que usarão o produto, serviço ou resultado do projeto. Os clientes podem ser internos ou externos em relação a organização executora. 
ESCOPO de um gestor de projetos: gerenciar um projeto inclui – identificar necessidades / estabelecer objetivos claros e alcançáveis / balancear demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo / A gestão de um projeto tem como principais objetivos alcançar o sucesso de sua execução, por meio do controle das fases desse processo, e acumular conhecimentos para aplica-los em projetos futuros. 
As principais CAUSAS DE FRACASSO de projeto são: não-cumprimento dos prazos; problemas de comunicação; escopo não definido adequadamente; recursos humanos insuficientes; riscos não avaliados corretamente; mudanças de prioridade constantes; estimativas incorretas ou sem fundamento; falta de definição de responsabilidades; problemas com fornecedores; retrabalho em função da falta de qualidade do produto; falta de competência para gerenciar projetos; falta de ferramenta ou de metodologia de apoio; falta de apoio da alta administração; falta de conhecimento técnico.
Os fatores críticos de sucesso do projeto indicam aspectos indispensáveis para atender às necessidades do cliente, e medem o resultado final, como o cliente os visualiza. São FATORES CRITICOS DE SUCESSO: o cumprimento da programação; o atendimento do orçamento; a concretização da qualidade; a conveniência e oportunidade da assinatura do contrato; o cumprimento do processo de controle da mudança; os aditivos ao contrato de execução do projeto.
Como é estruturado o ciclo de vida de projetos? Os projetos variam em tamanho e complexidade, mas não importa se grandes ou pequenos, simples ou complexos, todos os projetos podem ser mapeados pela estrutura de ciclo de vida a seguir: Início do projeto; Organização e preparação; Execução do trabalho do projeto e Encerramento do projeto.
Quais são as áreas de conhecimento no Gerenciamento de Projetos? Gerenciamento da integração do projeto / Gerenciamento do escopo do projeto / Gerenciamento do tempo do projeto / Gerenciamento dos custos do projeto / Gerenciamento da qualidade do projeto / Gerenciamento dos recursos humanos do projeto / Gerenciamento das comunicações do projeto / Gerenciamento dos riscos do projeto / Gerenciamento das aquisições do projeto / Gerenciamento das partes interessadas (stakeholders) 
Entradas (inputs): são os documentos ou itens que serão trabalhados pelo processo. Ferramentas e técnicas: são os mecanismos aplicados aos inputs para criar os outputs. Saídas (outputs): são os documentos ou itens que serão o resultado final do processo. Como os processos são interligados, a saída de um processo geralmente é a entrada para outro. Portanto, uma saída com falhas pode comprometer a entrada de processos dependentes. 
TAP: O termo de Abertura do Projeto é o documento que autoriza formalmente o inicio de um projeto. É a partir da emissão dele que se documenta e divulga a existência de um projeto, qual sua finalidade e o novo produto, serviço ou resultado que pretende satisfazer. Deve conter: objetos mensuráveis do projeto e seus critérios de sucesso relacionados, requisitos de alto nível, descrição do projeto em alto nível e características do produto, resumo do cronograma de marcos e do orçamento x riscos de alto nível, requisitos para aprovação do projeto (o que constitui o sucesso do projeto, quem decide se o projeto é bem sucedido e quem assina o projeto), gerente do projeto, responsabilidade e nível de autoridades designados, nome e responsabilidade das pessoas que autorizam o termo de abertura do projeto.
EAP: é a decomposição das entregas e trabalhos de um projeto em componentes considerados mais adequados ao planejamento e controle do projeto. Faz parte da área de gerenciamento escopo. Suas funções: dividir o resultado do projeto em partes físicas, quando se trata de produtos, e em grandes tarefas, quando se trata de serviços, permitir visualizar a totalidade do objetivo a ser alcançado, ser completa, organizada e pequena o suficiente para que o progresso possa ser medido. DICIONARIO EAP: é um documento complementar da EAP que possui o conteúdo detalhado dos componentes contidos na eap. No dicionário da eap existe um código identificador, uma declaração de trabalho, o responsável e uma lista de marcos do cronograma para cada componente existente na eap.. 
O gerente de projeto durante a sua execução deve ficar atento as mudanças e saber rever, quando necessário, os planos de gestão, procedimentos, custos e orçamentos.
O plano de GERENCIAMENTO DE RISCOS faz parte ou é um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto. Esse plano descreve como o gerenciamento dos riscos será estruturado e executado no projeto e contém informações a respeito do gerenciamento de riscos, tais como: a quantificação de risco de cada um dos eventos acontecer; quais os impactos dos riscos; quais as respostas a serem dadas aos riscos; como serão controlados e reportados os riscos; etc. 
Um projeto pode terminar por diferentes motivos: pode ser concluído com êxito ou ser cancelado, eliminado antes do seu término ou, ainda, ser incorporado pela organização e deixar de ser um projeto. Caracterize cada um desses motivos. Absorção: os projetos evoluem para operações contínuas, terminando devido a uma inclusão, ou seja, ele se torna uma unidade empresarial contínua e independente; Enfraquecimento: acontece quando os recursos do projeto não são mais fornecidos e assim o projeto enfraquece e termina; Integração: Acontece quando os recursos do projeto são distribuídos para outras áreas da organização ou alocados em outro projeto; Extinção: O projeto termina porque foi concluído com o aceite dos stakeholders, ou seja, o projeto terminou porque as metas foram alcançadas e o projeto acabou.
LIÇOES APRENDIDAS são a aprendizagem obtida no processo de realização do projeto. Podem ser identificadas a qq momento. Também consideradas um registro do projeto que será incluído na base de conhecimento de lições aprendidas.
O modelo GUNN criado em 1979 surgiu para complementar os modelos anteriores de enfoques tradicionais. Foi estruturado em 5 fases: - delimitação de objetivos; - pesquisa para tomada de decisões e conhecimento mais aprofundado do objeto de estudo; - foco do planejamento turístico; - síntese; - conclusões por meio de uma análise minuciosa da situação encontrada durante a pesquisa anterior. O modelo TORPS, estudo de planejamento do turismo e recreação ao ar livre, foi um modelo canadense criado pelo Serviço de Pesquisa do Ministério de Informação e Turismo de Ontário, Canadá. O modelo RECSYS, sistema de recreação que foi criado por computador para estabelecer uma comparação entre a oferta e a demanda para as atividades náuticas em Michigan, EUA. O modelo SPP, nada mais foi que um modelo de simulação para prever e planejar a capacidade nos parques nacionais, cenários das atividades recreativas ao ar livre, foi elaborado visando a distribuição dos campistas nos parques nacionais de Michigan. SISTUR: centra a sua análise no funcionamentodo turismo comercial , com base na oferta e na demanda. É o modelo mais usual no Brasil para o planejamento e organização do turismo, sua análise parte dos conjuntos: - relações ambientais, envolve os subsistemas ecológico, social, cultural e econômico; - organização estrutural que envolve a superestrutura e a infraestrutura; - ações operacionais que envolvem a oferta e a demanda, ligadas a produção e ao consumo, dependendo ambas do sistema de distribuição. 
MONITORAMENTO é executado do início ao término do projeto para fornecer a equipe de gerenciamento uma visão geral do projeto, possibilitando a identificação de quaisquer áreas que possam requerer atenção especial. 
PNT é o Plano Nacional de Turismo. PNT 2001-2014 vem apresentando um formato diferenciado dos demais e não abandonando a gestão descentralizada do turismo por meio da sua regionalização, está mais focado na preparação do país para o recebimento de um megaevento. 
No ENCERRAMENTO DO PROJETO é considerada uma boa prática a realização de uma reunião de encerramento quando devem ocorrer as seguintes atividades: feedback sobre o desempenho da equipe; - discussão e relato das lições aprendidas; - trocas de experiências boas e ruins; - avaliação final do projeto; - desmobilização dos recursos. 
No encerramento do projeto ou fase, além de obter a aceitação do cliente ou patrocinador, podem ocorrer as seguintes atividades: Revisão pós-projeto ou projeto de final de fase / Registro dos impactos / Documentação das lições aprendidas / Atualizações de ativos de processos organizacionais / Arquivamento de todos os documentos relevantes, para serem usados como dados históricos / Encerramento das aquisições.

Outros materiais

Perguntas Recentes