Buscar

Discussão TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Características dos primeiros casos de microcefalia possivelmente relacionados ao vírus Zika notificados na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco.
Vargas at. Al (2016) em um estudo descritivo de casos dos nascidos vivos com microcefalia entre residentes da Região Metropolitana do Recife fala que durante o período intrauterino, acontece uma fase crítica e muito importante para o crescimento e desenvolvimento de órgãos e tecidos fetais, e que lesão que ocorra nessa fase podem interferir nesses processos que são de suma importância. Mulheres grávidas, quando infectadas por agentes etiológicos teratogênicos, a exemplo da toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes vírus e sífilis, podem transmiti-los verticalmente.
Descrição clínico-epidemiológica dos nascidos vivos com microcefalia no estado de Sergipe, 2015
Cabral at. Al (2017) dizem que, existem duas formas de obter-se o diagnóstico de microcefalia, após o nascimento da criança, através da medição do perímetro cefálico, exames como tomografia e Ressonância magnética, ou ainda durante a gestação a partir do segundo trimestre por meio da Ultrassonografia.
DIRETRIZES DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE Crianças de zero a 3 anos com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor Decorrente de Microcefalia
Ministério da Saúde (2016), fala que durantes os primeiros anos de vida das crianças, vem sendo mostrado como um período critica para aperfeiçoar as habilidades motoras, cognitivas e sensoriais.
A Estimulação Precoce é usada para aproveitar esse período onde ocorre a maturação do SNC, já que são nesse período onde as crianças estão mais propensas as transformações e aprendizagem do meio externo. (Lima e Fonseca 2004; PAINEIRAS, 2005; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2016).
Microcefalia no Brasil: prevalência e caracterização dos casos a partir do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), 2000-2015
No âmbito do Sinasc, a microcefalia primária é definida pelo perímetro cefálico abaixo de 3 DP das curvas de desenvolvimento para idade gestacional e sexo.2,10,11 Essa definição corresponde a um perímetro cefálico de 28,85 a 30,99cm para recém-nascidos a termo do sexo feminino (idade gestacional de 259 a 293 dias, ou aproximadamente 37 a 41 semanas) e de 29,12 a 31,52cm para o sexo masculino a termo.

Outros materiais