Buscar

Resumo Historia do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 DE 10 - LEIA O TEXTO A SEGUIR: O ART 1º as embarcaçõeS brasileiras encontradas em qualquer parte e as estrangeiras encontradas nos ancoradouros, ou mares territoriais do Brasil, tendo a seu bordo os escravos, cuja importação é proibida pela lei de 07-11-1931 ou havendo desembarcado serão apreendidas pelas autoridades e pelos navios de guerra e considerando importadores de escravos. A Lei Euzébio De Queiroz que proibiu o trafico de escravos faz menção A Lei De 1931 Que Já Previa A Extinção Do Trafico Negreiro. A partir dessas leis intensificou-se as necessidades de buscar uma solução para um problema secular do brasil. Que problema é esse? 
B – ( x ) - A FALTA DE MAO DE OBRA PARA A PRODUÇÃO AGRICOLA
10 de 10 – A guerra dos canudos (1986-1987) é emblematica no debate sobre a formacao da nacao no periodo republicano. A republica recem-proclamada enfrentou um brasil desconhecido, o sertao e os seretanejos. a guerra, tragicamente significou um aprendizado para os brasileiros demonstrando que:
D – ( ) - frágil base política em que se assentava o governo republicano foi incapaz de reconhecer a questão social e cultural suscitada por canudos.
3 DE 10 - - Considere os seguintes artigos da Constituição Política do Império do Brasil ( 1824) ou Carta Outorgada como chamam alguns. Art 13- O Poder Legislativo é delegado à Assembleia Geral com a Sanção do Imperador. Art 43 - As eleições para o Seu serão feitas em Listas Te sobre as quais o Imperador escolherá o terço na totalidade da lista. Art 98 - O Poder Moderador é a chave para toda organização política e é delegado ao Imperador. Art 101- O Imperador exerce o poder Moderador. Analisando os artigos acima,  concluímos que a citada na Constituição destaca:
C - O Poder centralizador do Imperador
7 DE 10 – LEIA O TEXTO
AS evidencias existentes indicam que o programa de privatização da década de 80 cujos méritos em termos de eficiência econômica são irrevogáveis, pouco contribuíram para mudar esse padrão de distribuição podendo mesmo te-lo agravado. Esse processo de privatização da década de 1990 estava alinhado a um nova política econômica que era o
B – ( ) - NEOLIBERALISMNO
5 – 10 – vai se marechal ingente, vai se o grande alagoano, e eu leitor somente? Floriano foi um prudente, seja o Prudente um Floriano. Essa é uma quadrinha do escritor Artur de Azevedo que homenageia o presidente Floriano, codinome Marechal de Ferro. Sobre esse presidente, podemos dizer.
A – ( ) – consolidou e estabilizou o regime republicano, esmagando os movimentos de revolta ao seu governo (o governo do Marechal Floriano caracterizou-se pela dura repressão aos movimentos contrários ao seu governo, pela consolidação e estabilização do regime republicano e por abrir caminho para o retorno dos civis ao poder.
2 – 10 – LEIA o trecho a seguir: a rápida expansão do cultivo do açúcar transformou a zona da mata em uma área de monocultura (...) o aumento de produção se baseou na extensão das terras cultivadas (já que havia uma quantidade disponível _ e no crescimento da população escrava para a produção do café optou-se mais uma vez pelo plantation, esse tipo de modelo de producao tem como caracteristicas.
D – ( ) – LATIFUNDIOS, MONOCULTURA E MAO DE OBRA ESCRAVA
7 – 10 – O fim da escravidao foi um dos mais significativos periodos de transformação social na historia do brasil. sobre esse periodo, assinale a alternativa correta
C - ( ) – apesar de grande importancia da abolição da escravatura no brasil, isso não significa dizer que efetivamente 	eu essesa ex escravos viraram trabalhadores assalariados ou pequenos proprietarios pois os regimes de trabalho opressivos similares a escravidao prevaleceram no campo, fazendo com que muitos libertos fossesm para as cidades
9 de 10 – Não que tivesse profundezas políticas ou sociais a mudança de regime não passou efetivamente de um, golpe militar, com o concurso apenas de reduzidos grupos civis e sem nenhuma participação popular. o povo no dizer de um dos fundadores da republica assistia bestializando ao golpe semi consciência alguma do que se passa. Assim como na independência a proclamação da republica careceu da participação popular. Apesar de ser formalmente um regime democrático a republica:
B– ( ) - não propiciava uma ampla participação popular ficando estes fora das decisoes politicas
9 DE 10 – Sobre o processo de industrialização do brasil leia as afirmativas
I – O processo de industrialização no Brasil foi impulsionado pela necessidade de substituição das mercadorias que não podiam ser importadas
III - As duas guerras mundiais e a crise de 1929 não guardam relação com o processo de industrialização brasileira, tendo em vista que a economia do Brasil sempre foi agora expostadora e não havia indicios de alteração neste quando. Esta correto o que se afirma em 
C–( ) - I E III
08 DE 10 - “a elite dominante brasileira sempre soube assumir um compromisso equilibrado entre as pressões para a mudança, [...] Ela só falhou em um único episódio, o da abolição da escravidão, do qual os jovens republicanos se aproveitaram explorando os ressentimentos dos grupos prejudicados para provocar a mudança do regime”. Ao libertar os escravos, o Império alcançou grande prestígio popular, mas perdeu uma de suas principais bases. Que base foi essa?
D – Os fazendeiros
01 DE 11 - Em 28 de fevereiro de 1986 o governo brasileiro anunciou um programa heterodoxo de estabilização, rapidamente chamado de Plano Cruzadopara interrromper de imediato uma inflaçãoque parecia estaer fugindo do controle Para controlar a inflação durante o plano cruzado o governo
D – ( ) Congelou todos os preços e salárIOS
Questao 2 de 10 
Leia o Trecho a Seguir:
A rapida expasao do cultivo do acucar transformou a Zona da Mata em uma area de monocultura (…) O aumento da produção baseada nas areas cultivadas (já que 
Questão 04 de 10
 Ideologicamente Juscelino pensava que a a industrialização era um dever a ser cumprido, uma necessidade, , um caminho irreversível, porque dela nacional e suas exportações e o crescimento do pais Sobre as industrialização durante o governo de Juscelino Kubitschek podemos dizer que:
D – ( )realizou uma agressiva estratégia para atrairempresas multinacionais e seus recursos ao pais
Questão 05 de 10
 – O Segundo Reinado teve início em 1840 com a antecipação da maioridade de D. Pedro II. Foi a época do apogeu da monarquia brasileira em que diversos fatos históricos importantes tiveram ocorrência. O que caracteriza os fatos históricos importantes da fase inicial do período em questão é:
B – Centralização política e administrativa e a repressão às revoltas herdadas no período anterior. 
Questão 6 de 10
Entre 1930 e 1945 o Brasil esteve sob o governo de Getulio Vargas, o pais nesssesaanos mudou bastante.Assinale a alternativa que melhorexplica a a política de Vargas:
No governo de Getulio Vargas foram promugadas as diversas leis trabalhistas, que na verdade incorporaram reivindicações do movimento operário, brasileiro da primeira republica, essas leisforam concentradas em 1942 na consolidação das leisdo trabalho (CLT) 
04 DE 11 - Dentre os planos econômicos desse período, 1980 a 1993, dois se destacam: o Plano Cruzado e o Plano Collor. Com base no texto lido, nas aulas e no livro da disciplina, analise esses dois planos e seus impactos sobre a sociedade. 
O Plano Cruzado, contudo, foi extremamente útil ao partido de Sarney, que elegeu (com uma única exceção) todos os governadores de Estados nas eleições daquele ano.” (p. 136) “Color implantou um ambicioso plano de combate à inflação, cuja pedra de toque foi o confisco da quase totalidade dos valores de todos os depósitos bancários do país. Simultaneamente, teve início o processo de abertura do mercado interno aos produtos importados, o programa de privatização das empresas estatais.”

Outros materiais