Buscar

exercicios de ensino clinico II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando o aprendizado
	A dupla proteção promove a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez. Neste caso, a opção que representa esta prática é:
		
	 
	preservativo masculino e preservativo feminino.
	
	DIU e gel espermicida.
	
	DIU e preservativo masculino.
	
	diafragma e gel espermicida.
	
	diafragma e tabela.
		
	
	
	No que diz respeito à anticoncepção, os serviços de saúde devem fornecer todos os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que os profissionais de saúde devem empenhar-se em bem informar os usuários para que conheçam todas as alternativas de anticoncepção e possam participar ativamente da escolha do método. Com relação a essa temática, assinale a opção INCORRETA:
		
	 
	( ) Na decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: a escolha da mulher, as características dos métodos e os fatores sociais e financeiros relacionados aos usuários do método.
	
	( ) A atuação dos profissionais de saúde na assistência à anticoncepção envolve, necessariamente, três tipos de atividades: educativas, aconselhamento e atividades clínicas que devem ser desenvolvidas de forma integrada.
	
	( ) Nas orientações relativas ao uso do preservativo feminino, deve-se orientar o casal para que esse preservativo seja usado em todas as relações sexuais, mesmo durante a menstruação, e seja mantido em lugar fresco, seco e de fácil acesso ao casal, afastado do calor, observando-se a integridade da embalagem, bem como o prazo de validade.
	
	( ) a reversibilidade do método anticoncepcional, refere-se quando interrompido, o método contraceptivo deve proporcionar a recuperação total da fertilidade.
	
	( ) As atividades educativas devem ser desenvolvidas com o objetivo de oferecer à clientela os conhecimentos necessários para a escolha e posterior utilização do método anticoncepcional mais adequado, assim como propiciar o questionamento e reflexão sobre os temas relacionados com a prática da anticoncepção inclusive a sexualidade.
		
	
	
	Entende-se como morte materna aquela que, de alguma forma, relaciona-se direta ou indiretamente com o processo reprodutivo, a partir do início da gestação. Inclui, portanto as mortes que resultam de gravidez ectópica ou de abortos precoces, assim como aqueles que derivam de complicações no puerpério. Tendo como base que a mortalidade materna ainda é um dos principais problemas que afetam as mulheres, marque a alternativa INCORRETA sobre os principais conceitos dessa temática:
		
	 
	Também considera-se morte materna as situações que levam ao óbito materno provocadas por fatores acidentais ou incidentais.
	
	As mortes obstétricas indiretas são resultantes de doenças existentes antes da gravidez ou de doenças que se desenvolveram durante a gravidez, não devidas a causas obstétricas diretas, mas que foram agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez.
	
	A medida da mortalidade materna proposta pela OMS é a razão de mortalidade materna (RMM) que se calcula pelo número de mortes maternas dividido pelo número de nascidos vivos de uma mesma área geográfica durante um ano, multiplicado por 100.000.
	
	Morte materna (óbito materno) é a morte da mulher durante a gestação ou num período de 42 dias após o seu término, independente da duração ou da localização da gravidez, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.
	
	As mortes obstétricas diretas são aquelas resultantes de complicações na gravidez, parto e puerpério, devidas às intervenções e omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer das causas acima relacionadas.
		
	
	
	A capacidade de um indivíduo levar uma vida repleta de realizações e de participar plenamente da sociedade depende muito da sua condição de saúde. Isso é essencial para a mulher, que frequentemente acumula tarefas como educar os filhos, cuidar da saúde da família e também constituir uma carreira profissional. Com base nas tendências futuras e frente as necessidades para a saúde da mulher, pode-se afirmar que: I ¿ A ampliação do enfoque sobre a saúde da mulher, não deve ser apenas durante a gestação, mas por todo seu ciclo de vida. II ¿ Os programas integrados e abrangentes são necessários, assim como serviços direcionados parta as necessidades especiais da mulher. III ¿ o profissional de saúde não necessita promover orientações da área de saúde, assim como do estilo de vida, pois as doenças crônicas femininas são somente de caráter hereditário.
		
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	I, II e III estão incorretas.
	 
	Apenas a assertiva III está incorreta
	
	Apenas a assertiva II está correta.
		
	
	
	O método de Billings baseia-se na determinação do período fértil pela auto-observação das mudanças do muco cervical e da sensação de umidade na vagina ao longo do ciclo menstrual. O último dia de sensação vulvar de umidade lubrificante chama-se ápice e por este achado, o enfermeiro poderá orientar o casal sobre o período infértil, que começará:
		
	
	Na 2ª noite após o ápice.
	
	Na 5ª noite após o ápice.
	 
	Na 4ª noite após o ápice.
	
	Na 1ª noite após o ápice.
	
	Na 3ª noite após o ápice.
		
	
	
	Segundo recomendações do Ministério da Saúde do Brasil a periodicidade ideal para a realização do exame de Papanicolau (Citologia Oncótica), para a população feminina deve ser: de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.
		
	
	uma vez a cada 12 meses
	
	uma vez ao ano, após dois exames negativos, com intervalo anual.
	 
	uma vez a cada três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.
	
	periodicamente, a cada seis meses
	
	uma vez a cada cinco anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.
		
	
	
	Climatério é a fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. Menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último período menstrual, somente reconhecida após:
		
	
	passados 03 meses de sua ocorrência
	
	passados 02 anos de sua ocorrência
	
	passados 06 meses de sua ocorrência
	
	passados 18 meses de sua ocorrência
	 
	passados 12 meses de sua ocorrência;
		
	
	
	A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres assintomáticas permite a detecção das lesões precursoras e da doença em estágios iniciais antes mesmo do aparecimento dos sinais e sintomas. Esta detecção precoce é feita pelo exame citopatológico:
		
	
	histerectomia
	
	salpingografia
	 
	colpocitologia
	
	colposcopia
	
	biópsia de colo
		
	
	
	Com relação à menopausa, pode-se afirmar que:
		
	
	a insuficiência ovariana prematura é definida como a ocorrência espontânea de menopausa antes dos 50 anos de idade.
	
	é a ocorrência de sangramento intermenstrual.
	
	não há contra-indicações ao uso da terapia de reposição hormonal em mulheres menopausadas.
	 
	é definida como a cessação permanente da menstruação durante um ano e está fisiologicamente relacionada à diminuição da secreção de estrogênios.
	
	é definida como a cessação da menstruação, mesmo que transitória e está fisiologicamente relacionada à diminuição da secreção de progesterona.
		
	
	
	No Brasil, a principal estratégia utilizada para detecção precoce/rastreamento do câncer do colo do útero é a realização do exame colpocitólógico O material para realização de citopatologia oncótica do colo uterino deverá ser coletado na (no):
		
	
	ectocérvice.
	
	fundo de saco vaginal.
	
	ectocérvice, endocérvice e fundo de saco vaginal.
	
	endocérvice.
	 
	ectocérvice e endocérvice.Na consulta de enfermagem ginecológica, o Enfermeiro deve proceder com o exame clínico que constitui numa ação de controle do câncer de mama, no qual devem ser desenvolvidas as etapas de inspeção e palpação e expressão a fim de detectar precocemente sugestivas alterações mamárias. Nesse procedimento, através da inspeção, pode-se observar a presença de:
		
	
	Secreção serosa
	
	Nódulos
	 
	Retrações mamárias
	
	Linfonodos
	
	secreção sanguinolenta
		
	
	Para que o profissional possa obter uma adequada coleta de material é necessário que a mulher receba algumas recomendações prévias ao exame preventivo do colo do útero. Desta forma, com a finalidade garantir uma boa qualidade do esfregaço cérvico-vaginal, a mulher deve ser orientada que nas 48 horas que antecedem o exame:
		
	
	Em caso de relações sexuais, utilize preservativos.
	
	utilize duchas vaginais.
	
	Suspenda intensas atividades físicas.
	 
	evite relações sexuais.
	
	quando em tratamento, reduza a quantidade de cremes intravaginais.
		
	
	As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso consistente da camisinha, seja feminina, seja masculina, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e rápida resolução. Outras têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora. A sífilis congênita é resultado da infecção do feto pela bactéria causadora da sífilis. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja infectada pela sífilis. É uma doença grave e pode causar má formação do feto, sérias consequências para a saúde da criança ou até a morte. O causador da sífilis é:
		
	
	o Treponema sifilium;
	
	o Toxoplasma Gondii
	
	o Herpes Zoster;
	
	o Trypanosoma cruzi;
	 
	o Treponema pallidum;
		
	
	
	Sobre a realização da coleta do exame preventivo do colo de útero, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequencia correta. ( ) a coleta do material deve ser realizada na ectocérvice e na endocérvice. Coleta única em lâmina dupla. ( ) Na ectocérvice utiliza-se a espátula de madeira (espátula de ayre), do lado que apresenta reentrância encaixando a ponta mais longa no orifício externo do colo, fazendo uma raspagem na mucosa em movimento rotativo de 360º em torno do orifício cervical ( ) na endocérvice recolhe-se o material introduzindo uma escova endocervical fazendo um movimento giratório de 360º, percorrendo todo contorno do orifício cervical. ( ) O esfregaço deve ser fixado após 30 minutos para evitar dessecamento do material a ser estudado.
		
	
	F, V, F, F
	
	V, V, V, F
	 
	F, V, V, F
	
	V, V, F, F
	
	F, F, V, V
		
	
	
	É comum durante a gravidez aparecer manchas hipercrômicas na pele, principalmente face, devido ao aumento dos níveis hormonais, estas manchas são conhecidas como:
		
	
	Hematomas gravídicos
	
	Nevos gravídicos
	 
	Cloasmas gravídicos
	
	Equimoses gravídicas
	
	Roséolas gravídicas

Outros materiais