Buscar

O que é plano de aula

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................05
2 A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ...............06
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA......................................................06
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO...............................................07
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO INFANTIL.............................................................................................09
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
1 – INTRODUÇÃO
O presente Estágio de Educação Infantil consiste em ações que envolvam a ludicidade no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivo observar e analisar o processo de ensino com as crianças de 4 a 5 anos de idade. Pretende-se através dele, conhecer as especificidades do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, onde estaremos observando, participando e planejando ações que passam auxiliar o professor regente a solucionar possíveis dificuldades.
Objetiva-se também, articular a teoria e a prática, utilizando para sua elaboração o material de apoio, e os conhecimentos obtidos nas disciplinas da UTA de Infância e Ludicidade na qual estão contidas as disciplinas de: Metodologia do Ensino da Literatura Infanto-Juvenil, Ludicidade, Fundamentos da Educação Infantil, Metodologia e Procedimentos na Educação Infantil e Pesquisa e Prática Profissional na Educação Infantil.
O presente Estágio de Educação Infantil foi realizado na Escola Rural Municipal Miguel Adur Filho, a fim de que possamos utilizar os conhecimentos obtidos na prática, pois com os alunos vivenciamos no Estágio situações semelhantes a que vamos enfrentar na prática profissional.
Este Estágio tem por objetivo registrar às 40 horas da grade do curso, em uma turma de Jardim III, em uma faixa etária de 4 a 5 anos. O principal objetivo a ser alcançado, é vivenciar situações que possibilitem relações entre a teoria e a prática, bem como reflexões a cerca do processo de ensino/aprendizagem. O Estágio é importante para minha formação porque é uma forma de colocar em prática a teoria até então estudada, também de vivenciar a real situação educacional.
No desenvolvimento do referido Estágio, pode-se notar que educar é um ato de amor. É ter coragem de criar, errar, fazer, inventar, é reinvindicar, não podemos colocar barreiras antes de estimular capacidades.
Esse trabalho é um exercício de pesquisa, exige investigação exploratória, acerca do lugar e das pessoas que integram no momento do Estágio, por se tratar de teoria e prática, requer muito estudo.
Ainda neste Estágio, caracterizamos a instituição, a turma estagiada e a descrevemos as atividades realizadas no Estágio de Educação Infantil.
2. A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
As brincadeiras de faz-de-conta e os jogos propiciam a ampliação dos
conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica, são sem dúvida atividades
muito importante na educação, pois é nas atividades lúdicas que promovem a
imaginação e, principalmente, as transformações do sujeito em relação ao seu
objeto de aprendizagem.
Segundo Rau, (2011, p. 31):
A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, por isso, traz referenciais da própria vida do sujeito.
No brincar, o conhecimento de si mesma, os papéis sociais
evidenciados, o envolvimento com parceiros e a característica prazerosa contida
no jogo e brincadeiras

Outros materiais