Buscar

Caracterização da periculosidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caracterização da periculosidade
Existe atualmente a permissividade legal de caracterização do exercício periculoso em relação aos trabalhadores que desempenham atividades em áreas de risco com explosivos, inflamáveis ou energia elétrica dicionalmente, por força de portaria do Ministério do Trabalho e do Emprego - MTE n. 518, de 04/04/2003, as radiações ionizantes aparecem como o quarto agente periculoso. Radiação ionizante, ou substância radioativa, é a radiação cuja energia é superior à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo, por exemplo, radiação alfa ou radiação gama. Cabe, nesse ponto, ressaltar que o termo explosivos, em segurança do trabalho,  tem o seguinte significado: são as  substâncias  capazes de forma muito veloz transformar-se em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas, por exemplo, dinamite ou pólvora negra.
Com relação aos líquidos combustíveis e inflamáveis, temos os seguintes significados:
íquidos combustíveis:
São substâncias que possuem o ponto de fulgor igual ou superior a 70,0 C e inferior a 93,3 C, por exemplo, óleo diesel ou óleo lubrificante.
Líquidos inflamáveis: 
São substâncias que possuem o ponto de fulgor inferior a 70,0 C e pressão de vapor que não excede 2,8 kg; cm2, por exemplo, gasolina ou solvente.

Outros materiais