Buscar

ORIENTAÇÃO SOBRE FICHAMENTO BAURU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��CAMPUS DE BAURU 
CURSO DE DIREITO 
TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL��
MODO DE CONSECUÇÃO DO FICHAMENTO �
Os fichamentos devem apresentados, preferencialmente, mas não exclusivamente, no modelo de formulário fornecido a seguir. Ressalta-se que o trabalho de fichamento é individual, portanto cópias, quando detectadas, serão desconsideradas. Tanto daquele/a que copiou, quando daquele/a que deixou ser copiado/a.
 
Você pode ler o texto inteiramente e depois fichá-lo ou ir fazendo a leitura e ir fichando ao mesmo tempo. No entanto, para aquele que optar por este último, atente para uma boa revisão ao final, pois, certamente, você descobriu coisas que dependiam da leitura integral do texto. Desse modo, é preciso voltar a pontos do texto para completá-los e/ou adequá-los.
Primeiro passo: preencher, no campo apropriado do formulário ou no alto da primeira folha em que for efetuado o fichamento, a indicação bibliográfica do texto a ser fichado, observando os seguintes modelos: 
	Exemplo de referência bibliográfica em caso de livro:
	WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
	Exemplo de referência bibliográfica em caso de artigo:
	CALMON, Eliana. As gerações dos direitos e as novas tendências. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, ano 10, n. 39, p. 41-48, jul. set. 2001.
Segundo passo: dentro da margem (esquerda ou direita), anote a página que você vai fichar. O fichamento deve ser feito página a página, apesar de você, evidentemente, não precisar ter observações em todas as páginas.
Terceiro passo: após anotar a página, você deve reproduzir literalmente entre aspas o trecho que lhe chamou a atenção tanto positivamente, por você concordar, como negativamente, por discordar.
Quarto passo: abaixo do anotado, você deve fazer um comentário, justificando o interesse despertado pelo trecho. Se há um interesse pela parte do texto, sempre há uma justificativa a ser elaborada. Um conceito novo apresentado pelo autor, algo que você associe a sua vida, aos seus estudos, ao que você esteja vendo em outras disciplinas. Os caminhos de interesse são múltiplos. Procure fazer as anotações (trechos selecionados e observações) em cores diferentes, se tiver condições, evidentemente, facilitará a sua consulta.
	ACADÊMICO/A
	R. A. 
	
	
	REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
	LACERDA, Bruno Torquato Zampier. Bens digitais: cybercultura, redes sociais, e-mails, músicas, livros, milhas aéreas, moedas virtuais. Indaiatuba (SP), Foco Jurídico, 2017, p. 57-114
� Este modelo de fichamento é baseado no adotado pelo Prof. Dr. Manoel L. G. Côrrea (FFLCH - USP) na disciplina de Língua Portuguesa III para os cursos de graduação em Comunicação Social da UNESP – Bauru, no ano de 1997.

Outros materiais