Buscar

Trabalho 3º Semestre Grupo

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
52	DESENVOLVIMENTO	�
52.1	INVENTÁRIO PERMANENTE	�
52.2	CONTROLE ESTOQUES	�
62.3	INVENTÁRIO	�
62.4	CONTABILIZAÇÃO	�
102.5	REGIONALIZAÇÃO	�
102.6	PESQUISA EMPRESA PREMIER PNEUS (CONTADOR)	�
102.6.1 PREMIER PNEUS	�
112.7	PESQUISA EMPRESA AUTOPEÇAS LUZIÂNIA (CONTADOR)	�
112.7.1 AUTOPEÇAS LUZIÂNIA	�
123 CONCLUSÃO	�
14REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
A profissão contábil vem passando por processos de melhoria e aprimoramento durante séculos. Houve mudanças significativas tanto nas normas e padrões que norteiam a Contabilidade, quanto nos procedimentos contábeis. Com a informatização e o advento da Internet, as velhas rotinas operacionais cedem espaço para a modernização sistemática dentro das organizações, livros, registros, fichários, formulários contínuos cedem espaço a disquetes, amplos arquivos engavetados são armazenados em arquivos nos microcomputadores e viram planilhas de informações com acesso livre a diversos usuários. Por outro lado, a velha figura do guarda-livros, antes direcionada ao profissional contábil, cede espaço para os sistemas contábeis, sendo a principal fonte de informações dentro das empresas.
Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões. Também se observam alguns conceitos de Contabilidade comercial através de alguns autores como: FRANCO (1197, p.98) "destaca que a Contabilidade Comercial é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades". Para ORRÚ (1190, p.58) "Contabilidade Comercial é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas". A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.         
Sabemos que a contabilidade é uma ferramenta indispensável no gerenciamento e na tomada de decisões por parte dos administradores de empresas. Ela funciona como controle patrimonial e é elaborada com acompanhamento de vários relatórios gerenciais, demonstração gráfica, analise de balanço e avaliação dos índices com base na mediana de cada setor. É objetivo também da contabilidade atender seus usuários externos e internos quais sejam: governo, bancos, clientes, fornecedores, consumidores, investidores, acionistas, comerciante, e a funcionários. Em geral, a contabilidade apresenta peças que contribuem muito para os profissionais que detenham mediano conhecimento das técnicas e métodos adotados pela ciência, embora encontre informações que devam contemplar os fatores de integridade, autenticidade, precisão, sinceridade e relevância.
 A contabilidade é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos,tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro. Tudo isso, servindo aos mais diversos usuários, para que eles possam por meios de seus atos buscarem a prosperidade da entidade e da sociedade. 
No âmbito da contabilidade comercial, podemos dizer que ela se trata de um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para tomada de decisões dentro e fora da empresa, levando em conta a importância da classe mais importante do nosso país. Relacionaremos os aspectos teóricos básicos da contabilidade comercial aos aspectos legais e fiscais vigentes no Brasil, mantendo sempre um equilíbrio entre teoria, fundamentação legal e obrigações fiscais. A atividade comercial, tida como simples acessório, também assume papel relevante, porém, dela é exigido uma prontidão permanente com o mecanismo de controle.
A Contabilidade Comercial é um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que em seguida resume dados registrados em forma de relatórios e os entregam aos interessados em conhecer a situação da empresa.A finalidade fundamental da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados e através de relatórios produzir as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades. 
 Apresentaremos nesse trabalho um estudo voltado para Contabilidade Comercial que é uma ferramenta indispensável que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comércio e toda pessoa física ou jurídica que aproxima de vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação.
 	
DESENVOLVIMENTO
 O estudo da contabilidade comercial e definições dos elementos que compõe a área, este trabalho parte da constatação e definições será desenvolvido com base nas informações da empresa JUNQ BEM Ltda, comercializa DVDs, sua revenda é em DVD Tela de Teto 9” e DVD Tela Automotivo Go To. A empresa apura todos os impostos sem nenhum incentivo fiscal e tributário. Assim, apura o ICMS, PIS e COFINS de forma não cumulativa, sendo que as alíquotas destes impostos no crédito nas compras e no débito nas vendas são: ICMS, 18%; PIS 1,65% e COFINS 7,6%.Na ficha de controle de estoques são lançados os valores de compras líquidas, já deduzidos os valores de impostos recuperáveis e o método de avaliação dos estoques adotado é o Preço Médio Ponderado Móvel.
   A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões.  As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.        .
INVENTÁRIO PERMANENTE
 Sabemos que vários fatores influenciam os preços das mercadorias: concorrência, inflação, tabelamento do governo, data de validade, entre outros. Assim dificilmente teremos compras feitas pelo mesmo preço em um determinado período de tempo. Normalmente esse preço variará, dificultando o controle do estoque.
 O Inventario Permanente é aquele em que há um controle de forma continua do estoque, pois se da à baixa do custa das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento reflete o valor que se encontra no estoque. No Inventario Permanente é indispensável à utilização de um instrumento extra contábil, a Ficha de Controle de Estoque, por meio dela acompanha-se a movimentação física e contábil das mercadorias.
Controle de estoque
Controle de estoque é uma área superimportante de uma empresa, grande média ou pequena, pois é através dele que ela será capaz de prever o quanto será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor. Hoje em dia o controle de estoque é feito através de programas de computador, estes programas são conhecidos como "Programas para controle de estoque", "Sistema Integrado de Gestão" ou "Programamas para Automação comercial".
inventario
Inventário permanente 		
Custo médio ponderado móvel		
Impostos sem incentivo fiscal e triburário		
ICMS, PIS e COFINS não cumulativo		
ICMS (18%), PIS (1,65%) COFINS (7,6%) total 27,25%		
	DVD Tela de Teto 9
	 
	Entrada
	 
	 
	Saídas
	 
	 
	Saldo
	 
	 
	Descrição
	Data
	Qt
	Unitário
	Total
	Qtde
	Unitário
	Total
	Qtde
	Unitátio
	Total
	Saldo Inicial
	30/abr
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	55
	280
	15.440,00
	Compra a prazo 50 dias
	06/mai
	70
	350
	 
	 
	 
	 
	125
	319,52
	39.940,00
	Devolução compras dia 7/5
	07/mai
	7
	350
	 
	 
	 
	 
	118
	371,71
	37.490,00
	Vendas
	08/mai
	 
	 
	 
	80
	445
	35.600,00
	38
	317,71
	7.753,20
	Compras
	21/mai
	20
	305
	 
	 
	 
	 
	58
	238,84
	13.853,00
	Vendas
	22/mai
	 
	 
	 
	55
	680
	37.400,00
	3
	238,84
	716,52
	Devolução vendas 8/5
	26/mai
	 
	 
	 
	15
	 
	 
	18
	238,84
	4.299,12
	DVD Tela de Go To
	 
	Entrada
	 
	 
	 Saídas 
	 
	 Saldo 
	 
	 
	Descrição
	Data
	Qtde
	Unitário
	Total
	Qtde
	 Unitário 
	 Total 
	Qtde
	 Unitátio 
	 Total 
	Saldo Inicial
	30/abr
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	55
	350
	19.250,00
	Compra a prazo 50 dias
	06/mai
	50
	380
	19.000,00
	 
	 
	 
	105
	364,29
	38.250,00
	Devolução compras dia 7/5
	07/mai
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Vendas
	08/mai
	 
	 
	 
	90
	502
	 
	15
	364,26
	5.463,90
	Compras
	21/mai
	15
	380
	5.700,00
	 
	 
	 
	30
	372,13
	11.163,90
	Vendas
	22/mai
	 
	 
	 
	25
	900
	 
	5
	372,12
	1.860,60
	Devolução vendas 8/5
	26/mai
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
contabilização
 O termo “contabilizar” é usado pela Contabilidade para designar o ato de registro de um fato monetário, em conformidade com um processo ditado pela Ciência Contábil. O termo, porém, está sendo utilizado de forma indevida para designar um registro qualquer de fatos não monetários. Não são raros exemplos como “depois de contabilizar 13 mil mortos”, “no terreno em que o país mais contabiliza conquistas”, “foram contabilizados 130 mil de prejuízos com a chuva”. Contabilizar significa transformar um fato monetário em informações contábeis. Fato monetário é todo acontecimento que pode ser expresso em moeda.
	O livro diário é um livro contábil obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome. Estava previsto no artigo 11 do código comercial brasileiro de 1850 e pelo decreto lei de 468/1969, matéria que agora está sob a égide do Novo Código Civil, Livro II da Parte Especial - Direito da Empresa. No livro diário deverão ser lançados os atos ou operações da atividade mercantil, bem como os que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial do contribuinte.
	O livro razão é um livro fundamental ao processo contábil e exigido pela legislação brasileira para empresas cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa. Por meio do razão é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas. O controle individualizado das contas é importante para se conhecer os seus saldos, possibilitando a apuração de resultados e elaboração de demonstrações contábeis, como o balancete de verificação do razão, balanço patrimonial, etc.
	O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa. Este demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados. Ograu de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado a finalidade do mesmo. Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento e de grande relevância e utilidade prática.
Livro Diário
02/05
D - Aplicação Financeira 		 R$ 15.500,00
C- Banco conta movimento 		 R$ 15.500,00
05/05
D - Caixa Eq. 				 R$ 15.880,00
C- Contas a receber ( Cliente ) 		 R$ 15.880,00
06/05
D - Mercadoria ( DVDs Tela de teto 9'') 		R$ 17.507,00
D - Mercadoria ( DVDs Tela aut GO to ) 		R$ 15.580,00
D - ICMS a recuperar 				R$ 3.843,00 + 3.420,00 = 7.263,00
C - Fornecedor 						R$ 40.350,00
07/05
D - Fornecedor 					R$ 2.135
C - Mercadoria ( DVDs Tela de teto 9'' ) 		R$ 1.750,70
C - ICMS a recuperar 				R$ 384,30
08/05
D - Caixa Eq. 					R$ 81.580,00
C - Receita de Vendas 				R$ 81.580,00
D - CMV						R$ 56.250,00
C- Mercadoria ( DVDs Tela de teto 9'' ) 		R$ 23.400,00
C - Mercadoria ( DVDs Tela aut GO to ) 		R$ 32.850,00
D - ICMS sobre Vendas 				R$ 14.684,40
C - ICMS a recolher 				R$ 14.684,40
D - PIS sobre Faturamento				R$ 1.346,07
C - PIS a recolher 					R$ 1.346,07
D - COFINS sobre Faturamento 			R$ 6.200,08
C - COFINS a recolher 				R$ 6.200,08
13/05
D - Fornecedor 					R$ 23.452,70
C - Banco						R$ 23.452,70
21/05
D - Mercadoria ( DVDs Tela de teto 9'') 		R$ 5.002,00
D - Mercadoria ( DVDs Tela aut GO to ) 		R$ 4.674,00
D - ICMS a recuperar 				R$ 1.098,00 + 1.026,00 = 2.124,00
C - Caixa 						R$ 11.800,00
22/05
D - Contas a receber ( Cliente ) 			R$ 43.100,00
C - Receita de Vendas 				R$ 43.100,00
D - CMV						R$ 25.212,50
C- Mercadoria ( DVDs Tela de teto 9'' ) 		R$ 16.087,50
C - Mercadoria ( DVDs Tela aut GO to ) 		R$ 9.125,00
D - ICMS sobre Vendas 				R$ 7.758,00
C - ICMS a recolher 				R$ 7.758,00
D - PIS sobre Faturamento				R$ 711,15
C - PIS a recolher 					R$ 711,15
D - COFINS sobre Faturamento 			R$ 3.275,60
C - COFINS a recolher 				R$ 3.275,60
26/05
D - Devolução de Vendas				R$ 6.825,00
C - Caixa Eq.						R$ 6.825,00
D - Mercadoria ( DVDs Tela de teto 9'' ) 		R$ 4.387,50
C - CMV						R$ 4.387,50
D - ICMS a recolher 				R$ 1.228,50
C - ICMS sobre Vendas 				R$ 1.228,50
D - PIS a recolher 					R$ 112,61
C - PIS sobre Faturamento				R$ 112,61
D - COFINS a recolher 				R$ 518,70
C - COFINS sobre Faturamento 			R$ 518,70
27/05
D - Fornecedor 					R$ 38.215,00
C -Caixa 						R$ 37.909,28
C - Descontos Obtidos ( DRE ) 			R$ 305,72
30/05
D - ICMS a recolher 				R$ 9.002,70
C - ICMS a recuperar 				R$ 9.002,70
		 Livro Razão
	Banco Movimento
	
	Aplicação Financeira
	
	DVDs Tela de teto 9''
	
	Fornecedor
	
	44740
	15500
	
	15500
	
	
	17507
	1750,7
	
	2135
	40350
	
	 
	23452,7
	
	 
	
	
	5002
	23400
	
	23452,7
	23452,7
	
	 
	
	
	 
	
	
	4387,5
	16087,5
	
	38215
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	5787,3
	
	
	15500
	
	
	-14280,6
	
	
	 
	0
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Caixa
	
	Contas a Receber
	
	DVDs Tela autom. GO to 
	
	Receita de Vendas
	
	15880
	11800
	
	43100
	15880
	
	15580
	32850
	
	 
	81580
	
	81580
	6825
	
	15880
	
	
	4674
	9125
	
	 
	43100
	
	12712,7
	37909,72
	
	 
	
	
	34650
	
	
	 
	35452
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	53637,98
	
	
	43100
	
	
	12929
	
	
	 
	160132ICMS a recuperar
	
	CMV
	
	ICMS s/ Vendas
	
	ICMS a recolher
	
	7263
	384,3
	
	56250
	4387,5
	
	14684,4
	1228,5
	
	1228,5
	14684,4
	
	2124
	9002,7
	
	25212,5
	
	
	7758
	
	
	9002,7
	7758
	
	 
	
	
	15680
	
	
	 
	
	
	 
	2563
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	0
	0
	
	92755
	
	
	21213,9
	
	
	 
	12211,2
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	PIS s/ Vendas
	
	PIS a recolher
	
	COFINS s/ Vendas
	
	COFINS a recolher
	
	1346,07
	112,61
	
	112,61
	1346,07
	
	6200,08
	518,7
	
	518,7
	6200,08
	
	711,15
	
	
	 
	711,15
	
	3275,6
	
	
	 
	3275,6
	
	 
	
	
	 
	360
	
	 
	
	
	 
	1600
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	1944,61
	
	
	 
	2304,61
	
	8956,98
	
	
	 
	10556,98
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Dev. de Vendas
	
	Descontos Obtidos
	
	
	
	
	
	
	
	6825
	
	
	 
	305,72
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
Balancete de Verificação
	 
	Inicial
	 
	Conta
	Débito
	Crédito
	Caixa
	12.712,70
	 
	Bancos
	44.740,00
	 
	Aplicações 
	15.880
	 
	Icms a Recuperar
	 
	 
	Pis a Recuperar
	 
	 
	Cofins a Recuperar
	 
	 
	Estoques
	34.650,00
	 
	Veículos
	45.000,00
	 
	Móveis e utens
	9.890,00
	 
	Depreciação
	 
	 
	Fornecedores
	 
	9.450,00
	Icms a Recolher
	 
	23.452,70
	Pis a Recolher
	 
	2.563,00
	Cofins a Recolher
	 
	1.600,00
	Capital social
	 
	107.680,00
	Receita Bruta Vendas
	 
	35.452,00
	Icms
	 
	 
	Pis
	 
	 
	Cofins
	 
	 
	Devolução Vendas
	 
	 
	Custos das Vendas
	15.680,00
	 
	Rend Aplic finan
	 
	 
	Descontps financ
	 
	 
	Desp. Adm
	2.005,00
	 
	Totais
	180.557,70
	180.557,70
	 
	Final
	 
	Conta
	Débito
	Crédito
	Caixa
	66.351,00
	 
	Bancos
	50.527,30
	 
	Aplicações 
	15.500
	 
	Icms a Recuperar
	 
	 
	Pis a Recuperar
	 
	 
	Cofins a Recuperar
	 
	 
	Estoques
	12.929,00
	 
	Veículos
	 
	 
	Móveis e utens
	 
	 
	Depreciação
	 
	 
	Fornecedores
	 
	9.450,00
	Icms a Recolher
	 
	23.452,70
	Pis a Recolher
	 
	2.563,00
	Cofins a Recolher
	 
	1.600,00
	Capital social
	 
	107.680,00
	Receita Bruta Vendas
	48.980,00
	160.132,00
	Icms
	21.214,00
	 
	Pis
	1.945,00
	 
	Cofins
	8.957,00
	 
	Devolução Vendas
	 
	14.280,60
	Custos das Vendas
	92.755,00
	 
	Rend Aplic finan
	 
	 
	Descontps financ
	 
	 
	Desp. Adm
	 
	 
	Totais
	319.158,30
	319.158,30
REGIONALIZAÇÃO
 	 
 Como objetivo geral, a presente pesquisa analisou a utilização dos controles de estoques e administração da empresa entrevistada. Em nossa região em especial grande parte das empresas desta cidade não possui um controle de estoque eficiente da sua empresa tendo em vista que as empresas que possui esse controle utiliza de forma inadequada e sem profissionais devidamente capacitados.
PESQUISA EMPRESA PREMIER PNEUS (CONTADOR)
PREMIER PNEUS
A) Existe um controle de estoque eficiente na empresa?
 Não, a empresa trabalha com métodos ultrapassados.
B) Qual método de avaliação adotado pela empresa?
A avaliação da empresa é média ponderada.
C) Avalie a estrutura administrativa da empresa e comente sobre ela.
Péssima, deixa a desejar. Aconselharia aos gestores da empresa que fizessem um curso administrativo para uma reestruturação completa da empresa.
D) Qual é a percepção do contador sobre a ética na profissão contábil?
Não podemos questionar a ética contábil porem dia a dia somos constantemente exigidos com situações que fringem esse código, mas precisamos ter consciência e sabedoria que todos os atos por nos práticos poderão ser utilizados contra ou a nosso favor, sendo assim tentamos sempre seguir o código.      
PESQUISA EMPRESA AUTOPEÇAS LUZIÂNIA (CONTADOR)
 AUTOPEÇAS LUZIÂNIA
A) Existe um controle de estoque eficiente na empresa?
 Sim, o estoque físico.
B) Qual método de avaliação adotado pela empresa?
A avaliação da empresa é feita pelo método PEPS: primeiro que entra, primeiro a sair.
C) Avalie a estrutura administrativa da empresa e comente sobre ela.
A estrutura da empresa possui controle sobre os itens da administração e estes são freqüentemente informatizados e utilizados como dados na administração da empresa. A empresa considera seus pontos fortes, o atendimento, a qualidade dos produtos, a localização, o preço, a entrega, o prazo de pagamento, a administração e as instalações. Os dois pontos fracos mais citados são as promoções e o controle de estoque.
D) Qual é a percepção do contador sobre a ética na profissão contábil?
A contabilidade recebe ampla influência das considerações éticas, pois a mesma se refere a conceitos de justiça, verdade e equidade evidenciados, ou seja, a veracidade e transparência das informações prestadas por um contador, e este têm o dever de combater a corrupção e a sonegação, adotando uma linha de conduta, o respeito à responsabilidade social e, acima de tudo, respeito à profissão que exerce. No período atual, a figura do contador passou a ser de extrema importância no desenvolvimento das pequenas e médias empresas, por conseguinte, as fraudes passaram a ser mais constantes, garantindo, muitas vezes, o fracasso do empresário. A partir de determinadas situações, o profissional deve corresponder com adequada comportamento perante o código de ética do contabilista, já que este apresenta as normas de conduta, direitos e deveres perante a classe e sociedade, assim os serviços prestados por um contabilista estão esboçados pelo conselho regulamentador da profissão com honorários, atividades e deveres.
3 CONCLUSÃO
 O que se pretende, definitivamente, é conhecer o ciclo de vida da empresa a fim de que todas as decisões nela tomadas sejam consistentes e capazes de conduzir a firma ao sucesso. Portanto, há duas preocupações básicas em se conhecer o valor e importância das informações quando da análise de empresas: as informações necessárias à análise do ciclo de vida da organização e aquelas necessárias ao processo decisório destas organizações.
 Conclui-se que para uma gestão mais coerente e detalhada as provisões das receitas e despesas serão fundamentais com o auxilio dos princípios contábeis.
A falta de um preço de mercado estabelecido com uma apuração mais específica, a falta de um estoque mais organizado, sem o controle de entrada e de saída dos produtos, acaba dificultando saber o quanto de material de lavagem está sendo utilizado, o que influência diretamente nos gastos do estabelecimento. Esses fatos abordados pelo grupo geraram mais discussões no decorrer das pesquisas iniciais. É impossível implantar um gerenciamento de custos sem um controle de estoque.
 Foi proveitoso esse trabalho sobre um estabelecimento em estado tão precário, tendo como experiência e saber o que é necessário para manter o ambiente em bom estado e ter o controle contábil administrativo do mesmo para que não haja perdas ou vá à falência. O presente trabalho teve como preocupação básica o estudo do problema de mensuração do ambiente de Gestão Financeira. 
Tendo em vista os aspectos ligados ao problema de mensuração, buscamos discutir e enfatizar a atribuição de responsabilidades pela Gestão Financeira, demonstrando que as mesmas não são exclusivas do que se costuma chamar “área financeira” mas ao contrario estão amplamente diluídas nas diferentes áreas de responsabilidade da empresa.
 
 Para ilustrar e reforçar essa ideia, nosso argumento se apoiou no conceito do ciclo de caixa, o qual permitiu visualizar claramente a influência das diversas áreas de responsabilidade sobre o nível de recursos monetário da empresa e, por consequência sobre seus efeitos econômicos.Desse modo, como forma de viabilizar a avaliação de desempenho dos diversos gestores no câmbio da Gestão Financeira, propusemos um mecanismo de mensuração onde cada área seria vista como uma empresa e, desta forma, teria seu próprio planejamento e controle financeiro e assim se poderia separar e responsabilidade e identificar os resultados de forma coerente. O Mecanismo apresentado tornou possível a separação dos resultados econômicos provocados pela gestão financeira dos resultados econômicos derivados das demais Gestões (operacional e econômica).
 Com a doação deste mecanismo a informação, no câmbio da Gestão Financeira, fica mais transparente. Cada gestor será cobrado por aquilo que tem responsabilidade e autoridade, ou seja, também pelo impacto que sua área causa no resultado gerado pela administração dos recursos monetários. 
 Consideramos importante incluirmos como item de custo o custo de oportunidade, pois sendo este o valor da melhor alternativa desprezada, nas mesmas condições de risco, entendemos que ele é o retorno mínimo desejado pelos acionistas e desta forma o resultado de cada área deverá cobrir este valor. 
 A Partir do momento que cada área fizer seu planejamento e controle financeiro terá seu próprio fluxo de caixa, orçamento e relatório contábeis, as informações poderão ser mais precisas e oportunas, auxiliando na tomada de decisão, com maior grau de segurança e, portanto aumentando a eficácia gerencial e contribuindo para o crescimento da empresa.
REFERÊNCIAS
Fonte: ://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/balancete-
Editora: Fgv CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO – CRCSP. Contabilidade no Contexto Internacional. São Paulo: Atlas, 1997
ELDENBURG, Leslie G.& WOLCOTT, Susan K.Gestão de custos: Como Medir, Monitorar e Motivar o Desempenho.1 ed. LTC, 2007. P. 744
HOJI, Masakazu, Indicadores financeiros baseados em fluxo de caixa: EBITDA e
fluxo de caixa livre. Boletim IOB – Pasta Temática Contábil e Balanços, São
Paulo, n. 15, abr.2004.
Orçamento e Controle - Série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria - 2ª Ed.
Paulo Nunes - Fonte: Knoow
SOUZA, Bruno C.
CARNEIRO, Erima. Biblioteca do Contador: Contabilidade Geral Vol. 1. Ed. Financeiras. Rio de Janeiro, 1960. 265p.
CAMPIGLIA, Américo
KESTER, Roy B.. Contabilidad Teoria y Prática. Princípios de Contabilidad. TomoI. 2 ed. Editorial Labor. Barcelona, 1954. 774p.
HENDRIKSEN, Eldon S. e BREDA, Michael F. Van. Teoria da Contabilidade. Ed. Atlas. São Paulo, 1999. 550p.
WILKEN, Edgard da Silva. Elementos de Contabilidade Geral. Editora Aurora. Rio de Janeiro, s/a 279p.
 
Sistema de Ensino Presencial Conectado curso de graduação em Ciências Contábeis
DAIENE CORDEIRO BRAZ
DANIELE CÂNDIDA DE JESUS
ELIANE DA SILVA SANTOS PEREIRA
JOSENEIDE DE JESUS NUNES
LORENA ANASENKO VENCIO
CONTABILIDADE COMERCIAL
Luziânia
2014
DAIENE CORDEIRO BRAZ
DANIELE CÂNDIDA DE JESUS
ELIANE DA SILVA SANTOS PEREIRA
JOSENEIDE DE JESUS NUNES
LORENA ANASENKO VENCIO
CONTABILIDADE COMERCIAL
Trabalho apresentado ao Curso (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 3º Semestre.
Professores (as): Joenice Leandro Diniz dos Santos, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Regiane Alice Brignoli Moraes e Márcia Bastos de Almeida .
.
Luziânia
2014

Outros materiais