Buscar

Alteração de Precedentes Judiciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os fundamentos determinantes de certo precedente judicial, firmado pelo Superior Tribunal de Justiça, foi superado pelo acolhimento da tese apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil no julgamento de um recurso especial interposto. Sobre a alteração dos precedentes judiciais previamente firmados é correto afirmar:	
Quest.: 1
	A alteração do precedente poderá ter seus efeitos modulados pelo Tribunal superior para garantir a segurança jurídica e preservar o interesse social.
	A alteração do precedente poderá ser admitida mediante maioria absoluta do respectivo tribunal.
	A alteração de precedentes judiciais será realizada pelo respectivo Tribunal superior, sendo vedada a participação de entidades que não integram a relação processual.
	
A Lei nº 13.105/2015 regulamentou a Reclamação como ação autônoma de impugnação de decisões judiciais, com a finalidade de garantir a aplicação coerente e racional do sistema de precedentes judiciais. Considerando essa premissa, assinale a afirmativa incorreta sobre essa temática:	
Quest.: 2
	O Ministério Público é legitimado para propor reclamação para garantir a autoridade das decisões dos tribunais.
	É dispensável a atuação do Ministério Público nos casos em que não atuar como autor da reclamação.
	O julgamento de eventuais recursos interpostos prejudicará a reclamação, tornando inviável seu julgamento.
	É admissível a propositura da reclamação após o trânsito em julgado.
3.
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, diante da multiplicidade de recursos extraordinários com fundamentos em questões de direito idênticas, selecionou 02 recursos representativos da controvérsia e encaminhou para o Supremo Tribunal Federal com o objetivo de viabilizar o julgamento de recursos repetitivos. O Ministro relator determinou a suspensão de processos pendentes em todo território nacional que versem sobre a mesma questão. André, advogado, verificou que dois processos que patrocina foram suspensos indevidamente, pois não possuem nenhuma relação com as questões discutidas nos recursos representativos. Considerando que os processos tramitam no primeiro grau, André formulou requerimento ao juiz visando o prosseguimento dos processos os quais atua como advogaO sistema de precedentes judiciais tem como objetivo garantir a estabilidade da jurisprudência e a segurança jurídica não admitindo a alteração dos precedentes editados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais