Buscar

Ação Rescisória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ação Rescisória
Aula 15
Conceito: A ação rescisória é um instrumento através da qual, eu vou buscar anular os efeitos de uma decisão transitado em julgado. (Ela não tem a natureza jurídica de um recurso).
Começa com petição inicial que vai ser instigue com a sentença. Para onde deve direcionar a petição inicial: Ela é de competência originária dos tribunais. Ex: Vamos dizer que eu tenha uma sentença prolatada pelo um juiz de direito (da primeira instância), e que a sentença seja transitada em julgado e que dentro do lapso de dois anos, (este é o prazo), a contar do momento em que a sentença transitou em julgado, (não adianta alegar; também tem que ter provas), logo após de transitado em julgado, prazo de 2 anos, poderá conseguir que os efeitos da sentença sejam anulados. 
Prevaricação: É o juiz que beneficiou ou deixou de prolatar uma sentença para favorecer uma das partes, com isso, feri a imparcialidade do juiz. Atenção: (Não pode ser por vantagens pessoais ou por valores financeiros), Ex: é amigo de uma das partes ou inimigo ou conhecido.
Concussão: É prolatar a sentença ou deixar de fazê-lo com o objetivo de obter vantagens, que não seja financeira. Ex: Prolatar a sentença para que em troca, o empresário arrume um emprego para o filho do juiz, na função executiva de uma empresa.
Corrupção: É receber dinheiro ou receber coisas de cunho financeiro. Ex: Receber Dinheiro ou imóvel em troca da decisão da sentença.
 Atenção: Só vai ser anulado os efeitos que foram produzidos pela a sentença anteriormente decidida pelo juiz da instância anterior, já os atos praticados ao decorrer desta decisão, não serão anuladas. 
Quando a sentença é anulada, o tribunal vai analisar se a sentença é de direito ou de direito e de fato, e com isso, vê se todas as provas foram produzidas nos autos do processo, pode o tribunal decretando a decisão sem efeito e prolatar uma outra decisão.
Caso ao contrário, se o tribunal entender que eu preciso de provas a serem produzidas, ele mandará o processo voltar a primeira instância para que haja as produções das provas necessária a uma nova decisão.
Objetivo: (desconstituir uma sentença que foi transitado e julgado). Que ocorre no rol taxativo, art. 966 do NCPC. 
Também poderá rever a rescisão quando for proferida por juiz impedido ou absolutamente incapaz.
Pode ser que tome conhecimento depois de 2 anos, mas não vai encontrar na lei, e sim, terá que recorre aos princípios da dignidade da pessoa humana.
Em casos excepcionais poderá o terceiro prejudicado, tomando ciência do fato entrar com embargo de terceiro prejudicado e trazer ao processo provas novas e a partir deste momento não irá contar mais do transito em julgado, mais sim, do momento em que trouxe ao processo provas novas, e o prazo não será de 3 anos, e sim, de 5 anos. (não cabe rescisão no despacho).

Outros materiais