Buscar

TRABALHO HIDROGINÁSTICA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
HIDROGINÁSTICA
PROF. ROSANA
*
NOMES:
JORDAN BESSA, LILIAN ROCHA E MARIANA
*
*
HIDROGINÁSTICA
Posições básicas na hidroginástica:
Uma das características mais interessantes da hidroginástica é a versatilidade, a quantidade imensa de movimentos e formas de programação que se pode adotar para as aulas. Nesta linha de raciocínio, utilizar diferentes posições de trabalho significa explorar ao máximo todas as possibilidades de exercício que podem surgir para trazer maior variedade e equilíbrio à programação das aulas. Sugerimos a utilização de quatro posições de trabalho:
*
*
HIDROGINÁSTICA
Rebote ou saltitamento:
Semelhante à ginástica aeróbica de alto impacto, onde se executam saltitos e há uma “fase aérea”, ou seja, em determinado momento os dois pés encontram-se fora do chão. Apesar de ser a posição de trabalho mais utilizada de maneira geral pelos instrutores, o rebote ou saltitamento não é necessariamente a opção mais intensa para as aulas de maneira geral.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Posição neutra:
Nesta posição, a flutuação auxilia o movimento. Os ombros permanecem na linha de superfície da água o tempo todo, e os pés tocam o chão sem empurra-lo para baixo como acontece no saltitamento. O que difere esta posição da posição anterior é que no saltitamento o corpo é impulsionado para cima e para fora da água, enquanto na posição neutra isto não acontece, proporcionando movimentos mais suaves e com menos impacto.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Posição suspensa:
Nesta opção os pés não tocam o chão e o corpo flutua com ou sem auxílio de um equipamento específico (ex: colete). Entre outras vantagens a de trabalhar toda a sua musculatura postural e eliminar o impacto sobre as articulações (tornozelos, joelhos, coluna), características dos saltitamentos.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Posição ancorada:
Este nome caracteriza a não existência de uma “fase aérea”, ou seja, um dos pés estará sempre em contato com o solo. Isso acontece na execução de caminhadas, agachamentos laterais e movimentos que requerem equilíbrio, com um dos pés no chão e outro elevado.
*
*
HIDROGINÁSTICA
Conclusões finais
Como a possibilidade de movimentação na água é muito grande, torna-se necessário estabelecer formas para se movimentar, ou tipos de trabalho, que podem ser elaborados de acordo com as possibilidades de movimentações existentes em cada parte da aula. Na elaboração dos tipos de trabalhos, leva-se em consideração a classificação dos movimentos, os grupamentos musculares que serão utilizados e as formas como poderá ser alcançado o objetivo de cada parte da aula.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais