Buscar

Aula 8 Pratica Trabalhista II

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 15ª VARA DO TRABALHO DE RECIFE/PE
10 linhas 
Processo nº 1234
TRANSPORTE RÁPIDO LTDA., qualificação e endereço completos, por intermédio de seu advogado que está subscreve (procuração anexa), endereço completo, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 847 da CLT combinado com os arts. 336 e seguintes do CPC, oferecer 
CONTESTAÇÃO
Nos autos da reclamação trabalhista movida por Gilson Reis, pelos fatos e fundamentos exposto.
I – DA PREJUDICIAL DE MÉRITO
1 – DA PRESCRIÇÃO QUINQUENAL/PARCIAL
O Reclamante foi admitido em 13/05/2009, recebeu aviso prévio em 09/11/2014, para ser trabalhado e, ajuizou a demanda em 20/04/2015.
Nos termos do art. 7º, XXIX da CF, art. 11, I da CLT e Súmula 308, I do TST, estão prescritas as parcelas anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação, quais sejam, anteriores a 20/04/2010.
Diante do exposto, requer que seja acolhida a prescrição quinquenal/parcial das verbas trabalhistas, com resolução do mérito, nos termos do art. 487, II do CPC, quanto às parcelas anteriores a 20/04/2010.
II – DO MÉRITO
1 – DA REINTEGRAÇÃO
Em 20/11/2014, o Reclamante apresentou candidatura ao cargo de dirigente sindical da sua categoria, informando o fato ao empregador por e-mail, diante disso, requereu sua reintegração, na forma do art. 543, §3º da CLT.
Não assiste razão o Reclamante, pois nos termos da Súmula 369, V do TST, o empregado que se candidatar a dirigente sindical durante o cumprimento do aviso prévio, não terá direito a estabilidade provisória, desta forma, o Reclamante não faz jus a reintegração.
Diante do exposto, requer a improcedência do pedido de reintegração.
2 – DAS HORAS EXTRAS
O Reclamante trabalhava de segunda a sexta-feira das 5:00h às 15:00h, com intervalo de duas horas para refeição, jamais recebendo horas extras, diante disso, requereu horas extras.
Não assiste razão o Reclamante, pois a jornada não excede o módulo constitucional, sendo indevidas as horas extras, nos termos do art. 7º, XIII da CF e art. 58 da CLT.
Diante do exposto, requer a improcedência do pedido de horas extras.
3 – DO ADICIONAL NOTURNO
O Reclamante trabalhava de segunda a sexta-feira das 5:00h às 15:00h, diante disso, requereu adicional noturno.
Não assiste razão o Reclamante, pois de acordo com o art. 73, §2º da CLT, o adicional noturno é devido aos trabalhos realizados entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte. No caso em tela, o autor começava a laborar as 5 (cinco) horas, dessa forma, não fazendo jus a tal adicional.
Diante do exposto, requer a improcedência do pedido de adicional noturno.
4 – DO INTERVALO INTERJORNADA
O Reclamante alega que o intervalo interjornada não era observado, razão pela qual requereu horas extras.
Não assiste razão o Reclamante, pois nos termos do art. 66 da CLT, o intervalo mínimo entre duas jornadas deve ser de 11 horas, e no caso em tela, o autor perfazia um interregno de 14 horas, dessa forma, não fazendo jus a horas extras.
Diante do exposto, requer a improcedência do pedido de horas extras.
III – DOS PEDIDOS E REQUERIMENTOS FINAIS
Por todo o exposto, requer o acolhimento da prejudicial de mérito de prescrição quinquenal, com a resolução de mérito quanto as parcelas anteriores a cinco anos da data do ajuizamento da ação e, no mérito, a improcedência de todos os pedidos.
Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direitos admitidos.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local e data.
Advogado
OAB nº...

Continue navegando

Outros materiais