Buscar

bacterias suas organelas,atividade de água e pH.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bactérias e suas organela 
Como elas são??? 
As bactérias têm uma estrutura celular bem característica de células procarióticas: sem núcleo revestido de membrana (o núcleo dos procariontes é chamado de nucleóide), com plasmídeos, ribossomos, enfim, entre outros.
 
O cromossomo que está presente nas bactérias é circular e possui uma única molécula de DNA. Algumas fontes bibliográficas o designam não como cromossomo, mas como corpo cromatínico, por não o considerarem como um cromossomo verdadeiro. Este cromossomo carrega as informações genéticas da célula, tornando-o apto a realizar a auto-replicação cromossômica.
Plasmídeo
 Esta estrutura é uma pequena molécula de DNA e não está presente em todas as bactérias, sendo que seus genes não são codificadores de informações e características essenciais, mas dependendo da situação ambiente a que esta célula é exposta, pode ter alguma vantagem seletiva em relação às outras bactérias que não possuem o plasmídeo, como por exemplo quando são expostas à antibióticos. O plasmídeo protege a célula da ação antibiótica. E o melhor de tudo: eles se autoduplicam, independentemente dos cromossomos.
Hialoplasma
Isto é um líquido gelatinoso, composto por saia, glicose e outras moléculas de açúcar e orgânicas, proteínas. Podemos encontrar também RNA e muitos ribossomos.
Grânulos de Reserva
o acúmulo de reservas acontece, mas é feito de maneira diferente das células eucarióticas. Aqui são formados grânulos insolúveis em água, compostos de glicose, ácido beta-hidroxibutírico e fosfato, formando cadeias complexas de açúcares.
Membrana Celular 
Esta membrana é na verdade uma camada dupla de fosfolipídios, mas também contem proteínas essenciais auxiliadoras na permeabilidade de nutrientes, na defesa e na produção de energia.
 
Parede celular 
A parede recobre a membrana, e é ela quem confere alguma forma à bactéria.Não é uma estrutura simples, e em algumas espécies é possível observar as endotoxinas, substâncias que induzem o sistema imune a ter uma reação exacerbada (conhecida como choque séptico) e provocar a morte do próprio hospedeiro.
 
Cápsula 
Com grande presença de água, estas cápsulas ficam ao redor da parede celular. Além de favorecerem a aderência ao substrato, também ajudam as bactérias a resistirem ao processo de fagocitose.
 
Esporos 
Formam uma camada protetora em alguns gêneros de bactérias, tornando-as mais resistentes à mudanças ambientais que ameaçam sua sobrevivência. Também atuam na proteção contra agentes químicos e físicos.
Flagelos 
Estes apêndices alongados e finos são compostos por uma proteína chamada flagelina. Esta estrutura é responsável pela locomoção de algumas espécies de bactérias. Portanto, nem todas as bactérias possuem flagelos.
Efeitos da redução da atividade de Água nos Microrganismos
Muitos microrganismos, incluindo bactérias patogênicas, desenvolvem-se mais rapidamente quando a atividade de água apresenta níveis no intervalo de 0,95 à 0.98. Vale aqui lembrar que a maioria que dos meios de cultura usados em laboratório variam de 0,999 à 0.990.
Missão: controle 
A atividade de água crítica para bolores e leveduras é mais baixa do que das bactérias.
 condicões atmosférica 
 A prevenção do desenvolvimento microbiano pode ser feita através da presença ou a ausência de oxigênio. sabendo-se que os bolores são essencialmente aeróbicos,envolver o produto em condições atmosférica com baixo oxigênio ,previne-se o seu crescimento.
Temperatura;o tratamento térmico para a redução da proliferação microbiana,por refrigeração ou congelamento.
Preservativos/ Inibidores. podem exercer um papel de conservantes,pois fazem redução de atividade de água. 
pH
Os microrganismos apresentam um pH ideal para o seu desenvolvimento.
 produtos com pH alto ou baixo afetam.
 Portanto, uma das técnicas da indústria alimentícia
 é manter o pH abaixo do ideal para desemvolvimento 
 microbiano. 
Fontes bibliográficas 
wikilivros = Bioquímica/A Bioquímica como Ciência da Vida/Organização da vida/Organização celular
*[http://www.fop.unicamp.br/microbiologia/aulas/morfologia_citologia_bacteriana.pdf Microbiologia - [[Unicamp]]]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_celular_bacteriana
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais