Buscar

Casos Concretos 1 ao 15 (respondidos) Direito Civil IV 1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 1
Caso Concreto: Jarbas adquiriu de Jerônimo em julho de 2012 
Resposta: Conforme o caso Jarbas é o adquirente do imóvel (apart.) no qual responde pelos débitos do alienante, em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios, assim diz o art. 1.345 do CC. Segundo o art. 205CC. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.
Aula2
Caso Concreto: João, José e Júlio são compossuidores de uma chácara ...
a) Classifique a posse de João sobre a área cercada e explique as classificações escolhidas.
Resposta: A posse é injusta levando-se em conta sendo os 3 copossuidores do terreno só caberia tal divisão de comum acordo entre todas as partes, sendo então injusta; e ainda de má-fé, já que João diferente do que versa o art. 1.201 do CC, que descreve um possuidor de boa fé, sabe ele no caso o vício de seu ato, perdendo esse caráter conforme o texto do art. 1202 do mesmo CC
b) José e Júlio podem ser considerados compossuidores para fins de defesa da área comum pro indiviso? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim já que os 2 exercem posse indivisíva do bem, logo tanto um como o outro teriam direito de pleitear a defesa da área comum
Aula 3
Caso Concreto: Carla e Josefina tinham entre si um contrato de comodato verbal, pelo qual a primeira emprestou à segunda uma casa localizada na Rua da Paz, 
a) Pode o comodante pedir a restituição do bem concedendo prazo ao comodatário para sua desocupação? Explique sua resposta. 
Resposta: Art. 581 C.C – “Se o comodato não tiver prazo convencional, presumir-se-lhe-á o necessário para o uso concedido; não podendo o comodante, salvo necessidade imprevista e urgente, reconhecida pelo juiz, suspender o uso e gozo da coisa emprestada, antes de findo o prazo convencional, ou o que se determine pelo uso outorgado.” – O uso da coisa dada em comodato deverá ser temporário, podendo o prazo para a restituição ser determinado ou indeterminado, nesse caso o prazo será presumido, ou seja, será o tempo que for necessário pra o comodatário possa usufruir do bem para o fim que o destina. Como o contrato é por tempo indeterminado o comodante não pode solicitar a restituição bem, salvo necessidade imprevista e urgente reconhecida pelo juiz.
b) Josefina tem direito à indenização e a retenção pelas obras realizadas? Justifique sua resposta.
Resposta: Art. 1.219 C.C – “O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis.” – Nesse caso haveria o direito a indenização pelas obras realizadas.
Aula 4
Caso Concreto: Lucas preparando-se para uma viagem de um mês solicitou ao se amigo José Carlos que guardasse durante esse período alguns pertences seus, a fim de evitar que fossem perdidos em eventual furto à sua residência. 
Resposta: Sim, de acordo com o art. 1.210, CC inciso 1º ,José Carlos poderá fazer uso da auto defesa, contanto que o faça logo.
Aula 5
Caso Concreto: Afirmam Eroulths Cortiano Junior e Jussara Maria Leal de Meirelles (2007, p. 27) que “a propriedade não é, a
a) Se todas as coisas têm dono, como explicar a “res nullius”. Explique sua resposta e nela conceitue “res nullius”.
Resposta: "Res nullius" é uma expressão latina, composta de "res + nullius", significando literalmente "coisa sem dono" ou "coisa de ninguém".
b) O clássico conceito de propriedade atende a demandas modernas? Explique sua resposta.
Resposta: O conceito clássico de propriedade é um poder que a pessoa exerce sobre a coisa. Para doutrina majoritária, porém, não existe relação entre pessoa e coisa, razão pela qual o conceito clássico perdeu força nos últimos anos.
c) A função social pode ser considerada elemento estrutural do direito de propriedade? Justifique sua resposta
Resposta: A CF/88 quebra o paradigma patrimonialista em prol do existencialismo, deixando a propriedade de ser um direito absoluto. A leitura do direito de propriedade passa a ser realizada a partir da função social (direito fundamental garantido pela Constituição).
Aula 6
Caso Concreto: Júlio é proprietário de um terreno cujos limites são demarcados à Prefeitura ou pode incorporar ao seu terreno? Responda fundamentadamente a pergunta.
Resposata: O Código Civil em seu Artigo 1252, diz que o Álveo Abandonado pertencerá aos proprietários ribeirinhos das duas margens, sem a necessidade de indenizar o proprietário por onde passar o novo cursode água, porém, se tratando de obra pública, se a mudança de curso se fez por utilidade pública, deverá o proprietário do imóvel por onde passará o novo curso ser indenizado e o álveo que ser formou será de propriedade no agente público que realizou a obra, portanto no caso apresentado, o leito seco do rio pertencerá à prefeitura, pois esta que realizou a obra.
Aula 7
Caso Concreto: (MPE AL 2012 adaptada) Manoel casou-se com Joaquina no ano de 2004 e teve com ela dois filhos, Pedro e Luana. 
Resposta: O caso em questão refere-se a usucapião por abandono de lar de um dos cônjuges. O Art. 1240-A do Código Civil de 2002, dá a possibilidade de o cônjuge que continuou no imóvel para moradia sua e da família, adquira a totalidade do domínio através da usucapião desde que o imóvel tenha no máximo250 m2 em um prazo de 2 anos ininterruptos sem oposição. No caso apresentado estão presentes estes requisitos. Há também que se verificar se outras obrigações foram deixadas de serem cumpridas pelo cônjuge que abandonou o lar, como por exemplo, assistência material e sustento do lar entendimento este previsto no enunciado 499 do V Jornada de Direito Civil. Portanto se o cônjuge que sair de casa porém continuar contribuindo para o sustento dos familiares, não será considerado como abandono.
Aula 8
Caso Concreto: Mário, contumaz receptador de veí​culos furtados, adquiriu um veí​culo Gol em fevereiro de 2003,  
Resposta: O Código Civil entende no Art. 1.262 CC, entende como possível a usucapião de coisa móvel que se tenha posse por 5 anos ininterruptos, espécie de usucapião extraordinário. Se tratando de coisa furtada, a lei nada fala em relação a isso, a jurisprudência tem entendido, uma vez que o adquirente de boa-fé usucapir desde que não tenha relação com o furtador. Porém há decisões contrárias ao usucapião de automóveis no STJ, que entende não ser possível adquirir por usucapião veículo roubado.No caso concreto, o adquirente sabia da procedência do bem, já que é um contumaz receptador de veículos roubados e adulterou o mesmo afim de esconder sua verdadeira situação, dessa forma agiu de má fé e não poderia adquirir de forma ordinária o bem por usucapião. Portando mesmo com a jurisprudência entendendo que de boa fé seria possível a aquisição, devido a forma como foi adquirida o bem, nem assim seria possível a usucapião.
Aula 9
Caso Concreto: Uma confecção de São Paulo encomendou a uma outra empresa a confecção de iversas etiquetas para serem acrescentadas aos seus produtos. 
Resposta: Especificação é quando um trabalho executado sobre uma matéria-prima obtém espécie nova, a exemplo uma escultura feita em pedra. O fenômeno da adjunção dá-se na justa posição de uma coisa sobre a outra, que no caso concreto é o que ocorre, a etiqueta é colocada sobre as roupas da confecção.
Aula 10
Caso Concreto: Sônia e Heloisa são vizinhas há alguns anos. No entanto, Sônia tem reclamado constantemente à Heloisa de grimpas e galhos que caem da 
Resposta: O caso em questão trata de árvores limítrofes. Heloisa, mesmo que não haja proibição de corte da árvore pela prefeitura, não é obrigada a cortar, porém, a parte da árvore que ultrapassa o limite de Heloisa e adentra no terreno de Sônia, a esta pertence e ela, mesmo sem consentimento da vizinha, poderá poda-la até p plano divisório de acordo com a Art. 1283 CC. 
Aula 11
Caso Concreto: (MPE AL 2012 adaptada) Ricardo, Pedro, José, Maurício e Douglas são proprietáriosde um imóvel residencial indivisível, situado em bairro nobre de São Paulo, avaliado em aproximadamente R$ 2.000.000,00. 
Resposta: No condomínio Indiviso o direito de preferência será sempre dos condôminos, por tanto no caso concreto José, Maurício e Douglas tem preferência na aquisição da parte dos condôminos que querem vender, conforme o Art. 504 CC.
Aula 12
Caso Concreto: (OAB V 2011 adaptada) Durante assembleia realizada em condomínio edilício residencial, que conta com um a
Resposta: No caso em questão, por ser uma área de uso exclusivo da moradora, o condomínio poderá cobrar um valor maior a moradora pela manutenção do pátio independente da frequência do uso. 
Aula 13
Caso Concreto: (OAB 2011 adaptada) Noêmia, proprietária de uma casa litorânea, regularmente 
Resposta: De acordo com o Art.. 1.408 do CC, no caso de destruição do imóvel sem culpa do usufrutuário, este não estará obrigado a indenizar o proprietário, também estará extinto o usufruto uma vez que proprietário reconstruiu o prédio sem a utilização de indenização de seguro previamente contratado.
Aula 14
Caso Concreto: (Analista de Promotoria VUNESP 2010 adaptada) João, pretendo alienar seu imóvel rural a seu vizinho José, 
Resposta: No caso exposto de acordo com o Art. 93 do CC, o trator e os equipamentos de serviço na lavoura, são pertenças, estas não acompanham o bem principal como exposto no Art. 94 do mesmo diploma, portanto, João não terá que entregar caso não tenha havido previsão expressa.
Aula 15
Caso Concreto: Marcos e Camila possuem conta poupança conjunta tendo sido esta surpreendida pelo penhor e
Resposta: No caso exposto os poupadores são credores solidários do banco onde possuem conta, porém não podem ser considerados devedores solidários pois a solidariedade não se presume, para tal deveria ter consentimento de Camila, de acordo com o Art. 1.420, § 2º do CC.

Outros materiais