Buscar

Princípios Constitucionais e Processuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em relação aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, previstos no artigo 5o , inciso LV, da Constituição da República, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a defesa técnica é irrenunciável, por se tratar de garantia da própria jurisdição.
	 
	foram inovações trazidas pelo texto constitucional de 1988.
	
	estão intimamente relacionados, uma vez que a ampla defesa garante o contraditório e por ele se manifesta e é garantida.
	
	o contraditório é a ciência bilateral dos atos e termos processuais e a possibilidade de contrariá-los.
	
	a ampla defesa desdobra-se em autodefesa e defesa técnica, sendo a primeira exercida pessoalmente pelo acusado e a segunda por profissional habilitado, com capacidade postulatória e conhecimentos técnicos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603591970)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No tocante ao inquérito policial, assinale a alternativa correta:
		
	 
	De acordo com o posicionamento do STF, a decisão que determina o arquivamento do inquérito policial, a pedido do Ministério Público, quando o fato nele apurado for considerado atípico, produz, mais que preclusão, coisa julgada material, impedindo ulterior instauração de processo que tenha por objeto o mesmo episódio, mesmo com a existência de novas provas.
	
	De acordo com o CPP, o inquérito deverá terminar no prazo de 5 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nessa hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 15 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.
	
	Uma das características do inquérito é a sua publicidade, uma vez que a Constituição Federal assegura a publicidade dos procedimentos realizados por autoridades públicas.
	
	No atual sistema processual, o inquérito policial é submetido ao contraditório e à ampla defesa.
	
	Segundo a doutrina, arquivamento indireto do inquérito policial é o fenômeno de ordem processual que decorre de quando o titular da ação penal deixa de incluir na denúncia algum fato investigado ou algum dos indiciados, sem expressa manifestação desse procedimento, e o juiz recebe a denúncia sem remeter a questão ao chefe institucional do Ministério Público.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603504942)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO A Teoria Geral das Nulidades determina que nulidade é a sanção aplicada pelo Poder Judiciário ao ato imperfeito, defeituoso. Tal teoria é regida pelos princípios relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
		
	
	Princípio da Causalidade.
	
	Princípio do Interesse.
	
	Princípio do Prejuízo.
	 
	Princípio da Voluntariedade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603127716)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Na cidade ¿A¿, o Delegado de Polícia instaurou inquérito policial para averiguar a possível ocorrência do delito de estelionato praticado por Márcio, tudo conforme minuciosamente narrado na requisição do Ministério Público Estadual. Ao final da apuração, o Delegado de Polícia enviou o inquérito devidamente relatado ao Promotor de Justiça. No entendimento do parquet, a conduta praticada por Márcio, embora típica, estaria prescrita. Nessa situação, o Promotor deverá
		
	
	oferecer denúncia.
	 
	requerer o arquivamento.
	
	arquivar os autos.
	
	determinar a baixa dos autos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603044773)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Maria, que tem 16 anos de idade, casada, foi vítima de crime que é processado mediante ação penal pública condicionada à representação. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	Caso Maria deixe de exercer o direito de representação, a condição de procedibilidade da ação penal poderá ser satisfeita por meio de requisição do ministro da justiça.
	 
	A representação deverá ser exercida pelo seu representante legal visto que a emancipação pelo casamento só gera efeitos civis, e o marido não pode ser representante legal da mulher.
	
	Caso Maria venha a falecer, prescreverá o direito de representação se seus pais não requererem a nomeação de curador especial pelo juiz, no prazo legal.
	
	O representante legal de Maria também poderá mover a ação penal, visto que o direito de ação é concorrente pelo fato de Maria ser casada e inicia-se a partir da data em que o crime tenha sido consumado.
	
	Caso Maria exerça seu direito à representação e o membro do MP não promova a ação penal no prazo legal, Maria poderá mover ação penal privada subsidiária da pública.

Outros materiais