Buscar

Klebsiella pneumoniae: A Superbactéria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Klesbsiella ssp
Identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, no ano de 2000 é considerada uma superbactéria , o nome da bactéria é do médico e bacteriologista suíço Theodor Albrecht Edwin Klebs, seu descobridor, e pneumonia advém do grego “pneuma”, espírito. Como as doenças e infecções são denominadas pelo sufixo “ia” e o nome científico sempre é utilizado em latim, denominou-se a bactéria que provoca a pneumonia (“pneumoniae”) também com o nome do médico que a descobriu.
A klesbsiella sofreu uma mutação genética que fez com que adquirisse resistência a vários tipos de antibióticos , tem forma de bastonete Gram-negativas , imóveis ,encapsuladas e aeróbios (necessitam de oxigênio para sobreviver ) , podem produzir gás a partir de fermentação de açúcares como glicose e lactose (W . John Spicer 2000 ). 
Esse microrganismo faz parte da flora normal do trato gastrointestinal e podem ser encontrados no solo, em grãos, água, vegetais, frutas, cereais e nas fezes.
É o responsável pela causa da pneumonia mais também pode causar infecções urinárias, sendo muito comum encontrar esse tipo de bactérias nas feridas e nas infecções hospitalares (W . John Spicer 2000 ).
Os principais sintomas acontecem quando essa bactéria invade os pulmões provocando: inflamações, hemorragia dos tecidos pulmonares, tosse, febre alta, fraqueza, problemas respiratórios, dor de cabeça,  calafrios, dor no peito e tonturas. No caso da Klebsiella se manifestar como infecção urinária, a dor na bexiga é um dos sintomas mais comuns.  As infecções causadas por essa bactéria podem se alastrar, podendo causar a morte do paciente (Jucelene Marchi Blatt, Maria do Carmo Miranda 2000 ) .Por ser uma bactéria resistente o seu tratamento não é muito fácil, e passa pelo uso de medicamentos, no caso os antibióticos específicos , por ser uma bactéria de difícil tratamento , a prevenção ocupa um lugar importantíssimo , sendo ela a lavagem das mãos de forma adequada e utilizar álcool para desinfeta-las.

Outros materiais