Buscar

ESTUDO DE CASO INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DESPERDICIO DE ALIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
O Brasil é um país essencialmente agrícola, com produção em alta escala de alimentos. Em determinadas épocas do ano, a produção é tanta, que boa parte é desperdiçada por falta de armazenamento adequado. Além disso, descartamse componentes dos alimentos, por falta de informação quanto ao uso racional dos mesmos, como casca, talos, folhas, etc. O que se produz é suficiente para alimentar boa parte da população carente. Além disso, não se faz uso de diversas plantas que são consideradas “mato”, mas que são ricas em nutrientes e poderiam ser consumidas como alimentos. Essas plantas conhecidas como plantas alimentícias não convencionais (PANC) deveriam ser exploradas nas escolas, como novas opções alimentares. É o que a professora do quinto ano de uma escola pública se propôs a trabalhar com os seus alunos: quer mostrar a eles que as plantas alimentícias não convencionais (PANC) existem e que podem ser inseridas na alimentação, inclusive no lanche da escola. Para tanto, estabelecerá relações entre as disciplinas de Ciências e Matemática.
Resolução :
A professora pode fazer a seguinte problematização: levar para a sala de aula: plantas como – ora pronobis, dente de leão, manjericão, taioba etc. Deixar os alunos manuseá-las, sentir a sua textura, para que assim possa a partir de uma roda de conversa introduzir o conceito de PANC, explicando que são plantas comestíveis não convencionais, que deixamos de consumir; bem como a forma adequada de consumi-las, abordando algumas restrições como, por exemplo: o caruru ingerido cru e precisa ser fervido e refogado.
Na disciplina Ciências é possível abordar as características de cada planta, pode por exemplo selecionar o abacaxi, analisar suas propriedades e ressaltar os benefícios do suco da sua casca, que é desconhecido sendo constantemente descartado , o seu suco possui enorme concentração de fibras e emagrece mais do que a polpa da fruta. Assim pode-se trabalhar a importância de uma alimentação saudável.
A professora pode durante a Feira de Ciências montar uma oficina de culinária, e os alunos divididos em grupos, apresentarem algumas PANC’s sendo feita a demonstração de algumas receitas, havendo a distribuição de livretos com as mesmas e os visitantes ficam a vontade para fazer a degustação.
Já na disciplina Matemática pode-se propor a turma fazer algumas receitas e trabalhar noções de pesos, medidas, frações e formas geométricas. Na execução dessa atividade a professora pode deixar os alunos a vontade para escolher as receitas, sendo interessante que cada criança pesquise com seus familiares afim de que seja compartilhado com os demais alunos .

Outros materiais