Buscar

TEORIA CRÍTICA DA ARQUITETURA SIMULADO 2

Prévia do material em texto

TEORIA CRÍTICA DA ARQUITETURA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CCE0886_EX_A2_201403233497_V1 
	Matrícula: 201403233497
	Aluno(a): ALEX NASCIMENTO DA SILVA
	Data: 23/10/2017 12:46:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404076819)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Muitas definições de Arquitetura, em especial as que se referem à linguagem clássica, têm na proporção um de seus pontos principais. Verifique as afirmativas seguintes: I - As ordens clássicas são um sistema de proporção. II - O Parthenon é um exemplo da aplicação da ordem jônica. III ¿ As ordens arquitetônicas que se caracterizavam por ser um tipo de controle indireto, de forma a garantir o perfeito equilíbrio dos elementos do templo. IV ¿ Os gregos desenvolveram três tipos de ordem: dórica, jônica e coríntia. Assinale apenas a alternativa que contenha as afirmações verdadeiras:
		
	
	II, III e IV
	
	I e IV
	
	II e IV
	 
	I, III e IV
	
	I e III
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404208665)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Das cidades-estados gregas, Atenas, tornou-se a mais importante na história da arte, pela surpreendente revolução produzida na arte e na arquitetura. Os artistas gregos empenhavam-se em alcançar a perfeição nas suas obras. Os artistas gregos procuram com essa arte
		
	
	mostrar para as outras civilizações posteriores à grega os métodos e as técnicas da pintura, da escultura e da arquitetura. Os gregos eram muito organizados e nesse sentido, escreveram muitos tratados sobre a arte.
	 
	mostrar que as estátuas representavam deuses, porém com atributos humanos e que o seu poder residia na sua beleza, buscada através do laborioso trabalho de transformar a figura humana em módulos e proporções simétricas, equilibradas e perfeitas. A beleza perfeita era idealizada e entendida pelos artistas gregos como um atributo dos deuses.
	
	não partir de onde os seus antepassados egípcios tinham parado, uma vez que os gregos não foram descendentes diretos de escravos dos faraós nem tinham relações próximas com a civilização egípcia.
	
	imitar os modelos egípcios, já que aprenderam com os escribas egípcios a pintar, a esculpir e a construir templos. O artista e o arquiteto gregos contentaram-se em seguir as regras sagradas dos pintores egípcios, com medo de serem perseguidos pelo faraó.
	
	mostrar que as estátuas esculpidas e colocadas nos templos são basicamente para homenagear os seus deuses e transmitir para os fiéis que as admiravam os poderes mágicos dos deuses.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404076779)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a arquitetura grega desenvolvida no Período Clássico: I. A ordem arquitetônica é um instrumento de controle indireto da arquitetura, introduzido na cultura grega através do contato desta civilização com os egípcios. II. A arquitetura grega foi desenvolvida com base em princípios de beleza, proporção e simetria. III. Uma das contribuições da cultura grega clássica é o conceito de antropomorfismo, o homem como a medida de todas as coisas, que se aplicou na arquitetura como a escala humana. IV. A introdução da escala humana se deu de forma gradual, pois, inicialmente, os gregos construíram em escala monumental, revelando traços da influência egípcia em sua arquitetura. Estão corretas:
		
	
	I, III e IV
	 
	II e III
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	
	I e IV
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404208613)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como é chamado o sistema estrutural desenvolvido pelos romanos e que pode ser percebido, entre outras obras, no Coliseu, em Roma?
		
	 
	arcos
	
	capitel
	
	abobadas de aresta
	
	arquitravado
	
	colunas
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404076755)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação à arquitetura produzida pela civilização romana, assinale a opção INCORRETA:
		
	
	Um dos grandes legados da civilização romana no campo arquitetônico é a teorização da arquitetura, que surge nos primeiros tratados, dentre os quais o mais famoso é o escrito por Vitruvius.
	 
	A ampliação do repertório técnico e as novas técnicas de construção são contribuições romanas à história da arquitetura, assim como a variedade de edifícios públicos, como a basílica, o teatro, as termas, os anfiteatros e o circo.
	
	Na basílica romana, edifício público com múltiplas funções, observa-se a presença de colunatas interiores e divisão espacial em nave central, naves laterais e absides.
	
	A arquitetura romana era essencialmente plástica, com uma clara definição de volumes e escala monumental.
	 
	O tipo pode ser definido como a essência formal das obras de arquitetura, a partir da qual podemos criar ordens diversas, incluindo um sistema de proporção.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404208632)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como é chamado o sistema estrutural desenvolvido pelos gregos e utilizado em seus templos?
		
	
	arcos
	
	abóbadas
	 
	capitel
	 
	arquitravado
	
	colunas
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404208586)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nos Arcos Triunfais desenvolvidos pelos romanos são empregados:
		
	
	o sistema de arquitraves e o sistema de abobadas de aresta
	
	o sistema de arquitraves e o coroamento com o ático
	
	o sistema de abobadas de aresta e o sistema de abobadas de berço
	 
	o sistema de arquitraves e o sistema de arcos
	
	o sistema de abobadas de aresta e o coroamento com o ático

Outros materiais