Buscar

TRABALHO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICA

Prévia do material em texto

INSTALAÇÕES PREDIAIS - ELÉTRICAS
PROJETO ELÉTRICO RESIDÊNCIAL 
Juliana de Oliveira Castro
Mat. 201202306594
Prof. CARLOS BRITO
2017
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo demonstra todas as modificações que se faz necessário para que a residência estudada esteja dentro do padrão que as ABNT’s recomenda para o funcionamento de uma instalação elétrica de uma residência com o mínimo solicitado pela mesma, e que não haja qualquer perigo e incêndio ou até mesmo choque elétrico em qualquer ponto. Tendo como padrão um funcionamento ideal sem consumo excessivo ou perda de carga ou vim a ter prejuízos de material de algum aparelho eletroeletrônico. 
DESENVOLVIMENTO 
O estudo inicia-se com o levantamento das áreas e perímetro de todos os cômodos(tabela 1), para iniciar o levantamento de walt’s de iluminação de cada cômodo, com o perímetro inicia-se a quantificação das tomadas de cada cômodo. Conforme a normas segue a baixo o cálculo da iluminação.
Sala --------------- 6,75x30 = 203w.
Quarto ------------ 7,83x20 = 156w.
Cozinha ---------- 7,5x20 = 150w.
Banheiro -------- 2,04x 20 = 40w.
 Tabela 1
Na tabela 2 abaixo está todos os dados referência da residência estudada e podemos verificar a as potências das tomadas de uso geral que são baseadas no consumos dos aparelhos que serão ligados, tais como televisão, rádio, computadores, liquidificador, processadores e etc, todos são considerados como aparelhos comum e tem seu consumo aproximados de 100w e portanto estão quantificados para serem ligados nestas tomadas. Já os aparelhos como chuveiro elétrico que tem seu consumo de 5.500w informado pelo fabricante, tem seu circuito separado para não sobrecarregar o circuito. 
 Tabela 2
	A corrente (I) é calculada pela divisão do consumo em walt’s pela voltagem, sabendo que todos os aparelhos e a iluminação será em 127v, não tendo nada em 220v. 
 Os eletrodutos devem seguir ao seguinte cálculo para o dimensionamento:
 sendo, e o é dado seguindo orientação da tabela abaixo:
 = 0,53 no caso de um condutor
 = 0,31 no caso de 2 condutores
 = 0,53 no caso de 3 ou mais condutores.
 
Conforme pode se verificar com os cálculos acima demonstrado o projeto indica que a grande maiorias dos condutores devem ser de ¾ de polegada.
Conforme a demanda de iluminação, tomadas de uso geral(TUG), tomadas de uso específicos(TUE – chuveiro elétrico) os circuitos foram divididos como a tabela 3, que se apresenta abaixo. Para que haja um balanceamento das cargas e que seja distribuído de forma que seu funcionamento não ocasione perda ou mal funcionamento de todo o sistema. 
O cálculo dos disjuntores segue a sequência de dividir o walt’s pelo volte e assim encontramos os valores dos disjuntores. Todos os disjuntores devem ser DR( Diferecial Residual – protege contra choques elétricos através de dispositivo que detecta fulga de corrente na instalação e desliga o circuito.
 Tabela 3
	Os cabos forma calculados seguindo ás seguinte informações abaixo:
Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer.
Cabo de bitola 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères sem aquecer.
Cabo de bitola 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer.
Cabo de bitola 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer.
Para o chuveiro elétrico que tem 50 ampères a bitola do fio será de 10mm², os demais circuitos a bitola dos cabos serão de 2,5mm².

Outros materiais