Buscar

TEORIA CRÍTICA DA ARQUITETURA SIMULADO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA CRÍTICA DA ARQUITETURA
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CCE0886_EX_A4_201403233497_V1 
	Matrícula: 201403233497
	Aluno(a): ALEX NASCIMENTO DA SILVA
	Data: 07/11/2017 15:49:33 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404076761)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na Idade Média, ¿cada obra arquitetônica era considerada como parte e uma continuidade que se estendia no espaço e no tempo¿ (ALONSO Pereira, José Ramon. Introdução à história da arquitetura, das origens ao século XXI. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 103). Com relação à Idade Média e à produção da cidade medieval, marque a alternativa correta:
		
	 
	A cidade medieval era uma cidade fechada, delimitada por uma muralha, com traçado urbano orgânico, no qual as praças e as ruas estão intimamente relacionadas.
	
	No início da Idade Média há uma volta ao campo, o fortalecimento da propriedade feudal e da classe social formada por artistas, artesãos e burgueses.
	
	Neste período histórico, o cristianismo é declarado como a religião oficial e há fortalecimento da Igreja católica, o que possibilitou grandes avanços culturais, dando início a uma fase conhecida como ¿Idade de Ouro¿.
	
	A Idade Média é marcada pela luta de classes, expansão das relações comerciais e políticas e pelo fortalecimento da ciência, da arquitetura e da arte como expressão criativa.
	
	As comunidades monásticas se agruparam sob a fórmula do ora et labora e se fecharam no seu próprio território, sem influenciar o entorno.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404076766)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os estilos românico e gótico são bem característicos do Período Medieval, porém apresentam características bem marcantes. Com base no exposto, leia os itens elencados abaixo: 1. Divisão entre espaço interno e externo em paredes de alvenaria. 2. Espaços internos mais amplos, com pé direito mais alto, e bastante iluminados. 3. Uso de elementos construtivos como arcos e abóbadas de berço. 4. Uso de iluminação indireta, que adentra o espaço através do clerestório. 5. Principais elementos construtivos: arco ogival, contraforte, arcobotantes e abóbadas de aresta. 6. Marcação estrutural mais visível, com pilares mais finos, intensificando a verticalidade. 7. Emprego de grandes vitrais, principalmente a rosácea. Identifique a opção que apresenta apenas características góticas:
		
	 
	2, 5, 6, 7
	
	1, 3, 6, 7
	
	2, 3, 5, 7
	
	1, 2, 4, 6
	
	1, 2, 3, 6
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404076821)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia atentamente as afirmações abaixo e marque a alternativa correta, considerando as principais características da arquitetura gótica:
		
	
	As igrejas góticas apresentam elementos arquitetônicos bastante característicos desse estilo, como os arcos plenos, os arcobotantes, os vitrais em formato de rosácea e os contrafortes.
	
	Os vitrais em formato de rosácea eram bastante característicos da arquitetura gótica, porém só eram construídos nas igrejas de maior porte, as catedrais.
	 
	A verticalidade alcançada nas catedrais góticas foi motivo de rivalidade entre as cidades, o que as tornou cada vez mais altas. Além disso, simbolizava o esforço de estar mais próximo de Deus.
	
	No Gótico, os avanços estruturais permitiram que as construções fossem mais verticalizadas, porém os grandes panos de parede continuaram para que fosse mantida a penumbra na parte interna das igrejas.
	
	O arco ogival é considerado uma derivação do arco pleno e foi bastante utilizado na arquitetura gótica apenas por seu caráter estético, como forma de acentuar a verticalidade.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404208669)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A igreja não era majestosa como outras que eu vi depois em Strasbourg, Chartres, Bamberg e Paris. Ela se parecia mais com aquelas que eu havia visto na Itália, sem muita tendência a se elevar vertiginosamente para o céu, sólidamente pousadas n aterra, frequentemente mais largas do que altas (¿) Robusta igreja abacial como se construía na Provence e no Languedoc, longe das ousadias e dos excessos de bordados próprios ao estilo moderno, e que, somente em época mais recente, eu creio, foi enriquecida de uma flecha, sobre o coro, apontando ousadamente para a abóbada celeste.
                                                                                       
                               Eco, U. O nome da rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983, p.57.
 
 
No trecho acima, do livro O nome da Rosa, o personagem Adso de Melke descreve a igreja localizada na abadia beneditina onde se situa a trama do romance. Levando em conta este trecho, analise as afirmações a seguir.
I- As principais características da igreja, enumeradas no texto, e que permitem o seu reconhecimento como uma construção românica, são: sólidamente pousada na terra, mais larga do que alta, robusta, sem ousadias e excessos.
II- A partir da descrição do autor, conclui-se que ele re refere a uma igreja românica, com as características da arquitetura cristã elevada entre os séculos XI e XIV, nas regiões francesas da Provence e do Languedoc.
III- As principais características da igreja, enumeradas no texto, e que permitem o seu reconhecimento como uma construção românica, são: tendência a se elevar vertiginosamente para o céu, excesso de bordados escultóricos, possuir na origem uma flecha apontando ousadamente para o alto.
IV- Na descrição da igreja, o estilo gótico, observado em Strasbourg, Chartres, Bamberg e Paris, é considerado como o "estilo moderno", e é caracterizado por adjetivos como ousado, excessivo, majestoso.
V- A igreja é descrita como um exemplar de arquitetura singular, híbrido, que soma características da arquitetura românica - como a solidez e o fato de ser mais larga do que alta - e da arquitetura gótica - como os excessos de bordados e a verticalidade acentuada pela flecha sobre o coro.
São corretas APENAS as afirmações:
		
	 
	I, II e III 
	
	I, IV e V 
	
	 I, III e IV    
	 
	I, II e IV        
	
	III, IV e V
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404095680)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Só a arte pertence ao pintor, e a composição aos padres".(Concílio de Nicéia - 787 d.C.)
 
A afirmação acima se deve ao fato de que, na Idade Média:
		
	
	o objetivo dos artistas era encontrar Deus e romper com a hierarquização da sociedade, imposta pela ordem feudal, no que eram ajudados pelos padres através da valorização de elementos da arte clássica grega.
	 
	a arte ser rigidamente controlada pela igreja, possuindo finalidade estritamente religiosa. Por isso, deveria seguir regras compositivas predefinidas e ao artista cabia apenas transpor em imagens a doutrina religiosa, sem grande margem para a criatividade individual.
	
	os artistas buscavam a valorização do hedonismo, o naturalismo e o neoplatonismo, condenada pelos padres que valorizavam como arte apenas temas que abordavam a vida de Cristo ou dos santos.
	
	a composição não era entendida como parte integrante da arte. Os pintores possuíam plena liberdade para fazer suas obras de arte, porém eram proibidos de elaborar composições temáticas vinculadas à religião cristã.
	
	os padres também eram artistas, reservando-se o direito de compor as obras de arte. Quando terminavam a composição geral de uma obra, passavam aos pintores apenas para finalizá-la.

Outros materiais