Buscar

Gestão de Programas: Benefícios, Stakeholders e Governança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(PMO) 
Aula 5 - Gestão de programas 
Programa: Um grupo de projetos relacionados gerenciados de forma coordenada para obter benefícios e controle não disponíveis a partir de seu gerenciamento de forma individual 
Gerenciamento de Programas: Gerenciamento centralizado e coordenado de um programa de forma a obter os objetivos e benefícios estratégicos definidos para o programa. 
Exemplo de Programa
O Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), lançado em 28 de janeiro de 2007, é um programa do Governo Federal brasileiro que engloba um conjunto de Políticas econômicas, planejadas para os próximos quatro anos, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de 503 bilhões de reais, sendo uma de suas prioridades a infraestrutura, como portos e rodovias. 
 
Programas 
Os programas são compostos por vários projetos individuais, cada um com um gerente e uma equipe que é responsável pela entrega de um produto seguindo os padrões de gerenciamento de projetos. Os projetos são agrupados em um programa porque uma organização percebe que cada um dos projetos existe para alcançar o mesmo objetivo estratégico em benefícios organizacionais no geral. 
Todos e quaisquer projetos que fazem parte de um programa podem ser muito bem-sucedidos individualmente e dentro do programa. No entanto, o programa, como um todo, pode falhar. O motivo mais recorrente para essa falha é não ver o programa como um projeto em si e não construir um forte processo de integração de cada um dos subprojetos dentro do programa. 
O gerenciamento de múltiplos projetos como um programa permite otimização e/ou integração de custo, esforço e cronogramas, entregas integradas ou dependentes entre os projetos do programa, geração de benefícios incrementais e otimização das equipes envolvidas no contexto das necessidades gerais do programa. 
O foco principal de um Programa é a obtenção de Benefícios que precisam ser aderentes aos objetivos estratégicos e corporativos. A Gestão de Programas deve abranger as três dimensões (Themes em inglês), que são: 
Gerenciamento de Benefícios 
Consiste em definir um plano formalizado no qual a organização estabelece quais os benefícios são esperados como resultados da implementação da Gestão de Programas. Neste plano, aspectos além da própria visão dos benefícios e resultados esperados, também devem ser estabelecidos métricas e procedimentos para acompanhamento das metas, definição de regras e responsabilidades, planos de comunicações e de transição das fases de Programas para operação. 
 
Gerenciamento de Stakeholders (partes interessadas) 
Esta gestão é focada diretamente em organizações, empresas e indivíduos em que os resultados e interesses podem ser afetados pelos Programas. Como sabemos, o conceito básico de Programas é que o mesmo é constituído de múltiplos Projetos e até mesmo por operações, portanto, a quantidade de interessados e seus vários tipos e níveis de stakeholders podem ser muito diversificados. Possuir um bom modelo de gestão capaz de envolver, comunicar e até mesmo influenciar os stakeholders, visando alcançar as metas do Programa, é de suma importância para alcançar o sucesso do Programa. Lembrando (mais uma vez) que a principal dimensão a ser atendida na Gestão focada em Programas são os benefícios a serem obtidos pela organização, em que diversos stakeholders podem e devem ter suas atenções voltadas ao Programa. Portanto, gerenciar de forma efetiva este Theme é de vital importância para o sucesso do Programa como um todo. 
 
Governança de Programas 
A terceira dimensão na Gerência de Programas, e não menos importante que as anteriores, consiste em estabelecer uma metodologia de Gestão de Programas (Governança), que envolva políticas, processos, procedimentos, modelos, estrutura organizacional, gestão de riscos, custos e etc. Um modelo totalmente semelhante à Gestão de Projetos, mas com características específicas para o contexto de Programas. 
 
Com um modelo de Governança estabelecido, as equipes e envolvidos no Programa se utilizarão deste framework como guias para a gestão, visando a uma grande probabilidade de sucesso em busca dos objetivos traçados pela 
Organização, permitindo executar, monitorar e controlar todas as fases de um Programa, acompanhando os investimentos, progressos, desvios, ações e principalmente os benefícios, quando estes começarem a se evidenciar. 
 
É comum empresas que estejam estruturadas com modelos de Governança de Programas possuírem Comitês de Programas (Program Board), que representam os interesses da organização e demais stakeholders junto aos Gestores de Programas, podendo ou não possuir poderes de decisão dentro da gestão do Programa. Empresas com estes modelos tendem a obter um bom caminho de maturidade organizacional em projetos (OPM3). 
 
VPL => Valor Presente Líquido 
TIR => Taxa Interna de Retorno 
ROI => Retorno do Investimento 
 
Abaixo alguns exemplos de benefícios: 
- Segmento – Sucesso do Negócio 
* * Melhoria na gestão das atividades 
** Integração das áreas 
** Agilidade nos processos de negócio 
** Redução/otimização de recursos humanos

Outros materiais