Buscar

Aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(PMO)
Aula 8 – Escritório de Projetos II
Importância da metodologia para a implantação do PMO: O desenvolvimento de uma metodologia engloba processos que visam a melhoria do desempenho durante o planejamento e a execução dos projetos, criando condições para que eles atinjam seus objetivos dentro dos custos, prazos, qualidade, escopo e satisfação dos clientes.
Diferença entre o papel do PMO e do Gerente de Projetos: A principal diferença é que enquanto o gerente de projetos concentra-se nos objetivos especificados do projeto, o PMO atua com uma visão global de todos os projetos.
O Escritório de Gerenciamento de Projetos – PMO deve ser responsável por criar e documentar os modelos (templates) para utilização da governança de projetos, programas e portfólio.
Como deve ser elaborado o Fluxo de Processos de Gestão de Projetos, Programas e Portfolio? Deve representar exclusivamente os processos que permeiam projetos, programas e portfólio. Deve ser disseminado na organização.
O que significa criar e documentar os modelos (templates) para utilização da governança de projetos, programas e portfólio? Significa definir quais os documentos serão utilizados nos projetos, programas e portfólio.

Outros materiais