Buscar

320631-estequiometria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios –Estequiometria- Química Geral I
Engenharia Ambiental - Prof. Guilherme Júnior
1- Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura de 50°C (pressão ambiente=1atm)?
2- A partir da tabela responda as questões: 
a) Qual o estado físico de cada substância à temperatura ambiente?
b) Construa um gráfico de mudança de estado, indicando como a temperatura de uma amostra de clorofórmio sólido varia com o tempo quando submetida a aquecimento. Indique os estados físicos presentes em cada região do gráfico.
3- Certa quantidade de uma substância foi aquecida num recipiente apropriado, sendo depois resfriada. O gráfico a seguir indica a variação da temperatura com o tempo e as mudanças de estado observadas durante o experimento:
Observe o gráfico e responda as questões a seguir.
I — Registre em que trechos a substância é encontrada somente no estado:
a) sólido; b) líquido; c) gasoso; d) sólido e líquido; e) líquido e gasoso.
II — Considere os valores t1 e t2 de temperatura e indique:
a) temperatura de fusão;
b) temperatura de ebulição;
c) temperatura de condensação;
d) temperatura de solidificação.
4- Um copo contém uma mistura de água, acetona, cloreto de sódio e cloreto de prata. A água, a acetona e o cloreto de sódio estão numa mesma fase líquida, enquanto que o cloreto de prata se encontra numa fase sólida. Descreva como podemos realizar, em um laboratório de química, a separação dos componentes desta mistura. De sua descrição devem constar as etapas que você empregaria para realizar esta separação, justificando o(s) procedimento(s) utilizado(s).
5- Um estudante querendo verificar se a água que estava em um copo era uma mistura ou se estava pura ferveu a água, e verificou que o ponto de ebulição era 100º C. Podemos afirmar que essa água está pura? Justifique. 
6- Os gases nitrogênio, oxigênio e argônio, principais componentes do ar, são obtidos industrialmente através da destilação fracionada do ar liquefeito. Indique a sequencia de obtenção dessas substâncias neste processo de destilação fracionada. Justifique sua resposta. Dados: temperaturas de ebulição a 1,0 atm:
Argônio = -186°C Nitrogênio = -196°C Oxigênio = -183°C
7- O elemento gálio, utilizando no semicondutor arseneto de gálio, tem uma massa atômica de 69,72 u. Existem apenas dois isótopos de gálio, o 69Ga com uma massa de 68,9257 e o 71Ga com uma massa de 70,9249 u. Quais são as abundâncias do gálio?
8- Verifique a validade da lei das proporções múltiplas para um elemento X, que forma óxidos tendo porcentagens de X iguais a 77,4%%, 63,2%%, 69,6% e 72,0%. Se o composto com 77,4% de X for XO, que elemento é X, e quais são os outros compostos? 
9- Sabe-se que 1,0 mol de um composto contém 72 g de carbono (C), 12 mol de átomos de hidrogênio (H) e 12 · 1023 átomos de oxigênio (O). Admitindo-se o valor da Constante de Avogadro como sendo 6,0 · 1023 mol–1 e com base na Classificação Periódica dos elementos, escreva:
a) a fórmula molecular do composto;
b) a fórmula mínima do composto.
10- Os cheiros característicos de alho e de cebolas são decorrentes da presença de várias compostos que foram isolados e purificados. A análise de uma amostra de um desses compostos revelou que ele contém 48,60% de C, 8,15% de H e 43,25% de S em massa. Outro teste mostra que a massa molar do composto está entre 140 e 160 g/mol. Encontre a fórmula molecular para esta substância.
11- O cheiro característico do abacaxi deve-se ao butirato de etila, composto que contem carbono, hidrogênio e oxigênio. A combustão de 2,78 mg de butirato de etila produz 6,32 mg de CO2 e 2,58 mg de H2O. Qual a fórmula mínima desse composto?
12- A nicotina, componente do tabaco, é constituída de C, N e H. uma amostra de 5,250 mg de nicotina sofre combustão produzindo 14,242 mg de CO2 e 4,083 mg de água. Qual a forrmula mínima da nicotina. Se a substancia tem uma massa molar de 160 ± 5 g/mol, qual é sua formula molecular. 
13- Os airbags automotivos enchem-se quando a azida de sódio, NaN3, decompõe-se rapidamente em seus elementos constituintes:
NaN3(s) → Na(s) + N3(g)
a) qual a quantidade de matéria de N2 produzida pela decomposição de 2,50 mol de NaN3 e quantos gramas de Na são formados? b) quantos gramas de NaN3 são necessários para formar 6,00 g de N2 e quantos mol de Na são produzidos? c) quantos gramas de NaN3 são necessários para produzir 10 L de N2, se a densidade do N2 é 1,25 g/L.
14- Uma das maneiras de impedir que o SO2 um dos responsáveis pela "chuva ácida", seja liberado para a atmosfera é tratá-lo previamente com óxido de magnésio, em presença de ar, como equacionado a seguir:
MgO(s) + SO2(g) + 1/2O2(g) → MgSO4(s)
Quantas toneladas de óxido de magnésio são consumidas no tratamento de 9,6x106 toneladas de SO2, sabendo que o MgO possui 80% de pureza?
15- O superóxido de potássio, KO2, é usado em máscaras de respiração para gerar oxigênio conforme a reação KO2(s) + H2O(l) → KOH(s) + O2(g). Se o vaso de reação contiver 0,15 mol de KO2 e 0,10 mol de H2O, qual o reagente limitante? Qual a massa de oxigênio pode ser produzida, sabendo que o rendimento da reação é de 75%?
16- Os foguetes impulsionadores de combustível sólido do ônibus espacial são baseados na seguinte reação entre o perclorato de amônio e o alumínio:
NH4ClO4 (s) + Al (s) Al2O3 (s) + AlCl3 (g) + NO (g) + H2O (g)
Se um dos reagentes estiver em excesso, será adicionada massa desnecessária ao ônibus, logo se deseja uma mistura estequiométrica. Qual massa de cada reagente deve ser usada para cada quilograma da mistura combustível?
17- Considere a seguinte reação:
Na3PO4(aq) + Ba(NO3)2(aq) Ba3(PO4)2(aq) + NaNO3(aq)
Suponha que uma solução contendo 3,50 g de Na3PO4 é misturada com uma solução contendo 6,40 g de Ba(NO3)2. Responda:
a) Qual o reagente limitante? 
b) Quantos gramas de Ba3(PO4)2 podem ser formados?
c) Se forem obtidos 4,0 g de Ba3(PO4)2 através desta mesma reação, qual o rendimento percentual obtido?
18- Uma mistura de 7,45 g de FeO e 0,111 mol de Al é colocado em um cadinho e aquecida em um forno a alta temperatura, onde ocorre a redução do oxido:
FeO(s) + Al(l) → Fe(l) + Al2O3(s)
 
a) Qual reagente limitante? b) determine a quantidade máxima (massa e mol) de ferro que podem ser produzidas. c)calcule a massa de reagente em excesso que permaneceu no cadinho?
19- O sal, benzoato de potássio (KC7H5O2), pode ser obtido pela ação do permanganato de potássio sobre o tolueno (C7H8), conforme ilustra a equação abaixo:
C7H8 + KMnO4 KC7H5O2 + MnO2 + KOH + H2O
Se, realisticamente, não podemos esperar que o rendimento do benzoato de potássio seja maior que 71%, qual o menor número de gramas de tolueno necessário para obter este rendimento e produzir ao mesmo tempo 11,5 g de benzoato de potássio?
20- Uma notícia de jornal afirma que a redução do uso de seu carro de 32 Km por semana deverá prevenir uma liberação para a atmosfera de mais de 450 Kg/ano de CO2 ( um dos gases responsáveis pelo efeito estufa). Assumindo que gasolina ( d= 0,73 g/mL) é octano ( C8H18) a qual é queimada completamente a CO2 e H2O no motor do carro e que seu carro faz 10 Km por litro de gasolina indique se a afirmativa do jornal é razoável 
C8H18 + O2 → CO2 + H2O
21- O metanol é combustível de queima limpa e fácil de manusear. Pode ser preparado pela reação direta entre o CO e o H2 (que se obtém pela reação entre o vapor de água e o carvão, a quente). Baseando-se na equação:
CO(g) + H2(g) → CH3OH(l)
Num sistema contendo 12,0 g de hidrogênio e 74,5 g de CO, responda: 
a) qual o reagente limitante? b) Que massa (em gramas) do reagente em excesso resta depois da reação completar-se? Qual a produção teórica do metanol?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes