Buscar

Gregori Warchavchik

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Odessa/ Ucrânia- 1896 - São Paulo/ SP- 1972
Arquitetura Moderna
Gregori Warchavchik
Nome: Gregori Warchavchik
Nascido: Odessa Ucrânia- 1896/ São Paulo- 1972
Naturalizado: Brasileiro 1923
Arquiteto: um dos principais nomes da primeira geração MODERNISTAS do Brasil
Obras notáveis:
- A primeira casa modernista do Brasil (SP)- CASA RUA SANTA CRUZ- 1928
- CASA MODERNISTA RUA ITAIÓPOLIS- 1929
- CASA MODERNISTA RUA BAHIA- 1930
-
Gregori Warchavchik Arquitetura Moderna
 
 CONTEXTO HISTÓRICO : 
 
 - Universidade de Odessa (1918) 
 
 - Instituto Superior de Belas-Artes de Roma
 - Dirigiu a construção do Teatro Savóia (Florença)
 - Chegou no Brasil (1923). Publicou o primeiro artigo da arquitetura modernista do país-  A CASA COMO UM BEM DE CONSUMO QUALQUER. 
 - Construiu a primeira residência modernista do Brasil e da América Latina (1927), UMA REVOLUÇÃO NO PANORAMA ARQUITETÔNICO PAULISTANO.
 - Nos anos 30, associou-se a Costa e projetaram diversos conjuntos habitacionais no Rio de Janeiro. Respeitado por arquitetos de renome tais como Le Corbusier e Frank Lloyd Wright.
Conceito
Gregori Warchavchik se preocupava com a característica funcional de suas obras, dando sentido a sua utilização e concretizando a “Arquitetura Viva” que defendia.
Seu estilo trouxe para o Brasil uma arquitetura inspirada em nosso país, no que diz respeito ao clima e tradição, estilo este que vem se repetindo até os dias atuais.
Momento Histórico
Em março de 1956 no número 28 da revista Habitat é publicado o primeiro texto da série “Individualidades na atual história da Arquitetura no Brasil. I – Gregory Warchavchik”. Geraldo Ferraz abre espaço para que Warchavchik discurse sobre seu conceito de arquitetura no período (1956). Nesse comentário apresenta o que seria a função do arquiteto, segundo os preceitos difundidos no inicio do movimento moderno, “a possibilidade de tornar extensamente social essa organização do espaço, porquanto a arquitetura tinha e tem de resolver os problemas da vida do homem e não de apenas alguns homens.” Esse discurso pode ser ilustrado em seus próprios projetos que buscam a simplicidade e a clareza dos espaços, racionalizando-o em função do melhor ambiente em detrimento da ornamentação sem sentido e em excesso, voltando as soluções para a realidade local e as necessidades do homem brasileiro. 
PRICIPAIS OBRAS: 
CASA DA RUA SANTA CRUZ 1928
Sua primeira obra e projetada para si mesmo morar, a casa da rua Santa Cruz, bairro de Vila Mariana, em São Paulo (1928),é considerada o primeiro exemplar da arquitetura moderna no Brasil.
Destituída de ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra precisou ser ornamentada em seu projeto para obter aprovação junto à prefeitura. Após sua conclusão, foi alegado falta de recursos para completá-la.
PRICIPAIS OBRAS:
CASA DA RUA SANTA CRUZ 1928
O jardim, projetado por Mina Klabin, sua esposa, proporcionou um uso pioneiro de espécies tropicais.
Em 1935, a casa passa por uma reforma, para adequá-la à família que crescia. Experimentaram-se alterações na lógica da circulação e na composição dos volumes.
PRICIPAIS OBRAS:
CASA DA RUA SANTA CRUZ 1928
Em 1984, o conjunto é tombado pelo Condephaat, seguido pelo Iphan e, posteriormente, pelo Conpresp. Mas somente a partir do ano 2000 se iniciam projetos e obras para a recuperação do imóvel, completados em 2007.
PRICIPAIS OBRAS:
CASA DA RUA SANTA CRUZ 1928
Para a construção desta casa, Gregori teve que superar grandes obstáculos. O primeiro foi com relação à obtenção do alvará de construção do projeto, que apresentava uma fachada rigorosamente plana, sem nenhum ornamento. Na época, existia um serviço de censura de fachadas que não tolerava as fachadas livres de ornamentações, características dos projetos dele. Para obter o alvará, o arquiteto apresentou um projeto onde os volumes foram preservados, porém camuflados por acréscimos fictícios de enquadramentos das janelas, portas, cornijas e balcões. Depois da aprovação do projeto, foram mantidas as características originais do projeto, com a fachada limpa.
CASA DA RUA SANTA CRUZ
CASA DA RUA SANTA CRUZ
PRICIPAIS OBRAS:
 CASA MODERNISTA DA RUA ITÁPOLIS 1929
Localizada no bairro de Pacaembu/SP , o edifício é um trabalho sobre linhas, planos e volumes. 
A base quase quadrada produz um volume prismático de dois pavimentos de alturas quase iguais.
 No projeto, ele procurou resolver, de maneira mais estética possível, a questão econômica e funcional. Ao contrário do tradicional, eliminou corredores com a finalidade de obter mais espaço. Uma planta-baixa pequena, simples e econômica mudou a concepção de muitos a respeito da arquitetura moderna e passou a ser referência para o Estado.
PRICIPAIS OBRAS:
 CASA MODERNISTA DA RUA ITÁPOLIS 1929
O edifício, além da sua composição volumétrica e espacial, apresenta um trabalho fino de desenho sobre seus detalhes. Todas suas esquadrias apresentam desenhos específicos de motivos retilíneos. O mesmo acontece com as luminárias, que por ora incorpora motivos curvos. A curva torna-se evidente num único elemento da composição: o muro que separa a área externa de manobras do automóvel junto com as edículas secundárias para a garagem, dormitório de serviço e lavanderia, e os jardins da casa.
 CASA MODERNISTA DA RUA ITÁPOLIS 1929
 CASA MODERNISTA DA RUA ITÁPOLIS 1929
PRICIPAIS OBRAS:
A Casa Modernista da rua Bahia 1930
Localizada na rua Bahia, bairro de Pacaembu/ SP,  as boas soluções de implantação no terreno acidentado em declive do local, traz uma organização vertical. O recurso encontrado por Gregori foi romper com os padrões estéticos vigentes na época, projetar um jardim em patamares, sobre muros de concreto armado - padrão geométrico que remete a um jardim cubista.
PRICIPAIS OBRAS:
A Casa Modernista da rua Bahia 1930
 Nesta obra, Warchavchik ousou ao não utilizar a divisão tradicional entre os ambientes (áreas sociais, íntimas e de serviço). Em sua planta original, na fachada sul do edifício há o hall de entrada, com uma alta janela vertical. Por trás desta face, estão o toalete e a cozinha, que recebe ventilação e luz pela lateral da construção. Já no lado norte estão localizados os dormitórios e a parte social da casa. Sua fachada limpa e simples, com a justaposição de cubos fascinou até mesmo as pessoas com um gosto mais tradicional.
PRICIPAIS OBRAS:
A Casa Modernista da rua Bahia 1930
PRICIPAIS OBRAS:
A Casa Modernista da rua Bahia 1930
Planta baixa
PRICIPAIS OBRAS:
A Casa Modernista da rua Bahia 1930
PRICIPAIS OBRAS:
A Casa Modernista da rua Bahia 1930
Planta baixa
 ARTIGOS SOBRE CRÍTICAS E APROVAÇÕES DAS OBRAS DE GRÉGORI
«Arquiteto de tendências novíssimas é Gregori Warchavchik, que naquela época (1930) construiu à rua Itápolis a primeira casa em São Paulo, de linhas absolutamente diferentes, Êle tem o dom maravilhoso de casar suas construções com a natureza, do modo mais imprevisto e agradável possível.»Trechos do artigo de Mário de Andrade. «Rápido Histórico do Movimento em São Paulo», Planalto nº 19. 1945)
«É lamentável Que a Prefeitura tenha permitido a construção dessas casas grotescas, quando o seu Código de Obras Arthur Saboya, no art. 146 determina: O estilo arquitetônico e decorativo é completamente livre, enquanto não se oponha ao decoro e à regra ela arte de construir. A Diretoria de Obras poderá recusar os projetos de fachadas que acusam um flagrante desacordo com os preceitos básicos da  arquitetura. Ora, isto quer dizer que é permitida a construção em qualquer dos estilos arquitetônicos, mas, logicamente, quando ela não obedece a nenhum estilo deve ser proibida. Logo, a casa do Pacaembu não poderia ser construída, porque, não tendo arte, não pode ter estilo. Tal casa está portanto em flagrante desacordo com os preceitos básicos da
arquitetura porque não tem beleza».  Artigos do arquiteto Christiano das Neves. 
OBRIGADA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais