Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: GST0432_EX_A1_201502232073_V1 
	Matrícula: 201502232073
	Aluno(a): ELIANE GOMES MIRANDA
	Data: 02/08/2017 15:41:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503007887)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba  (2)
	
	O sistema de informação assume papel estratégico nas organizações na era dos mercados globais. Auxiliando na tomada de decisões rápidas e acertadas, revitalizando processo de negócios e obtendo vantagens competitivas. Dentre as principais funções de um Sistema Organizacional, podemos citar EXCETO:
		
	 
	Fronteiras ou Limite: é a linha que serve para demarcar o que está dentro e o que está fora do sistema. Nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente.
	 
	Recursos de Dados: que constituem conhecimento valioso como recurso para o Feedback.
	
	Interdependência das Partes: a organização é um sistema social com partes independentes e inter-relacionadas. O sistema organizacional compartilha com os sistemas biológicos a propriedade de uma intensa interdependência de suas partes, de modo que uma mudança em uma das partes provoca um impacto sobre as outras.
	
	Adaptabilidade: que é a mudança na organização do sistema, na sua interação ou nos padrões requeridos para conseguir um novo e diferente estado de equilíbrio com o ambiente externo.
	
	Comportamento probabilístico: no qual a ação humana nunca é totalmente previsível. As pessoas são complexas, respondendo a muitas variáveis, que não são totalmente compreensíveis.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502504504)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba  (1 de 2)
	
	Os sistemas podem ser classificados em abertos ou fechados, conforme sua natureza. Os sistemas abertos são mais complexos e exigem mais atenção. A empresa ou organização é um sistema, posto que é um conjunto de partes, cada qual com seu objetivo, que juntas concorrem a um objetivo comum.
I. A empresa é um sistema aberto
PORQUE
II. Possue relação de troca com o meio ambiente em que está inserida.
Com relação a relação entre as afirmativas I e II, podemos concluir que:
		
	 
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	As 2 afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	
	Ambas as afirmativas são falsas
	
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503138292)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba  (1 de 2)
	
	Quais os impactos (negativos) que as organizações sofrem ao implantarem um Sistema de Informação em seus departamentos?
		
	
	Decisões equivocadas do CIO na implementação dos Sistemas de Informação.
	
	Utilização da técnica de brainstorming.
	 
	Falta de integração entre os departamentos.
	 
	Resistência às mudanças de implementação dos Sistemas de Informação.
	
	Devido ao outsourcing necessário.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502430717)
	 Fórum de Dúvidas (9 de 22)       Saiba  (2)
	
	A descrição de sistema aberto é exatamente aplicável a uma organização empresarial. Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente. Influi sobre o meio ambiente e recebe influências dele. É um sistema integrado por diversas partes relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes. As organizações possuem as características dos sistemas abertos. É importante alinhar algumas características básicas das organizações enquanto sistemas. Indique nas alternativas a seguir aquela que contém o conceito correto:
		
	
	As organizações como Partes de uma Sociedade Maior e Constituída de Partes Menores: O comportamento humano nunca é totalmente previsível. As pessoas são complexas, respondendo a muitas variáveis, que não são totalmente compreensíveis. Por estas razões, a Administração não pode esperar que consumidores, fornecedores, agências reguladoras e outros tenham um comportamento previsível.
	 
	Interdependência das Partes: A organização é um sistema social com partes independentes e inter-relacionadas. O sistema organizacional compartilha com os sistemas biológicos a propriedade de uma intensa interdependência de suas partes, de modo que uma mudança em uma das partes provoca um impacto sobre as outras.
	
	Morfogênese: É a linha que serve para demarcar o que está dentro e o que está fora do sistema. Nem sempre a morfogêse de um sistema existe fisicamente.
	
	Fronteiras ou Limite: A organização pode modificar sua constituição e estrutura por um processo cibernético, através do qual seus membros comparam os resultados desejados com os resultados obtidos e passam a detectar os erros que devem ser corrigidos, para modificar a situação.
	
	Comportamento Probabilístico e Não-Determinístico das Organizações: As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Os sistemas são complexos de elementos colocados em interação. Essa interação entre os elementos produz um todo que não pode ser compreendido pela simples investigação das várias partes tomadas isoladamente.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503136780)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba  (1 de 2)
	
	A tecnologia da informação passou a permear todos os processos operacionais da empresa e, cada vez mais, está afetando a capacidade competitiva, influenciando a posição de custo, a qualidade do serviço aos clientes e a capacidade de inovação. Por isso, a habilidade de uma empresa de alavancar o potencial da tecnologia está sendo reconhecida, pelo mercado e pela alta diretoria, como um fator crítico de sucesso. É o que afirma a empresa Bain & Company (www.bain.com). Um sistema de informação eficiente pode ter um grande impacto na estratégia corporativa e no sucesso da organização. Este impacto pode beneficiar a organização, os usuários do sistema de informação e qualquer indivíduo ou grupo que interagir com o sistema de informação. Entre os benefícios que as empresas procuram obter através dos Sistemas de informação estão:
		
	
	Aperfeiçoamento das comunicações e custos operacionais mais elevados.
	
	Menor controle sobre as operações e custos reduzidos.
	
	Maior eficiência e menor produtividade com custos operacionais reduzidos.
	
	Administração menos eficiente e melhores serviços.
	 
	Menos erros e melhor precisão com eficiência operacional e decisões mais assertivas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502430703)
	 Fórum de Dúvidas (9 de 22)       Saiba  (2)
	
	Em relação aos diversos tipos de Sistemas podemos afirmar que Sistemas Abstratos são:
		
	
	os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental.
	
	compostos de equipamentos, de maquinaria e de objetos ou coisas reais. (hardware)
	
	os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas.
	
	Os sistemas que apresentam circularidade inversa no fluxo do processo de transformação
	 
	compostos de conceitos, planos, hipóteses e idéias (software);
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502854101)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba  (1 de 2)
	
	Com a implementação de um Sistema de Informação as empresas procuram um benefício significativo, preferencialmente de longo prazo sobre a concorrência, e que proporcione o aumento do custo de oportunidade. De qual benefícioestamos falando:
		
	
	Operações
	 
	Estratégia
	
	Lucro
	
	Clientes
	 
	Vantagem Competitiva
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502430707)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 22)       Saiba  (1 de 2)
	
	Em relação a conceitos básicos de sistemas de informações, indique nas alternativas a seguir o único conceito correto:
		
	
	Redes de Telecomunicações como Internet, Intranet tornaram-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organização e de seus sistemas de informação computadorizado. Tais redes de comunicação são exemplos de recursos de dados.
	
	O especialistas em Sistemas de Informação são os usuários finais e profissionais que gastam a maior parte do tempo criando , utilizando e distribuindo a informação;
	
	Recursos de Software são todas as mídias de dados , nos quais são registrados os dados. Em sistemas de informação podemos considerar os sistemas de computadores e os periféricos de computador.
	 
	Sistema de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados, que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização;
	
	Recursos de Hardware compreende todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações. Como os conjuntos de instruçoes operacionais e de processamento da informação.
	
	 Gabarito Comentado
		 
	ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: GST0432_EX_A2_201502232073_V1 
	Matrícula: 201502232073
	Aluno(a): ELIANE GOMES MIRANDA
	Data: 10/08/2017 19:05:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502854097)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	______________é o resultado do processamento, manipulação e organização de ______________, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema que a recebe. Assinale a alternativa cuja resposta se enquadre nas lacunas acima de maneira lógica e seqüencial
		
	
	Informação, Conhecimento
	 
	Dados, Informação
	
	Conhecimento, Dados
	
	Conhecimento, Informação
	 
	Informação, Dados
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503253907)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	São características de uma boa informação, exceto:
		
	
	Disponibilidade no tempo adequado.
	 
	Irrelevância
	
	Conteúdo
	
	Precisão
	
	Pertinência
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503267742)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Quais as dimensões formadoras da qualidade da informação?
		
	
	Dimensão da Amplitude, Dimensão da Forma, Dimensão da Clareza
	 
	Dimensão do Tempo, Dimensão do Conteúdo, Dimensão da Forma
	 
	Dimensão da Amplitude, Dimensão da Forma, Dimensão do Tempo
	
	Dimensão da Clareza, Dimensão do Conteúdo, Dimensão da Amplitude
	
	Dimensão da Clareza, Dimensão da Amplitude, Dimensão do Conteúdo;
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503260980)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Identifique abaixo a alternativa que contém os exemplos de recursos de softwares como apresentado por O'Brien(2013):
		
	 
	Sistema Operacional de Rede e Sistema de informação gerencial (SIG)
	 
	Servidor multiprocessado e Sistema de rede
	
	Switch e modem de comunicações
	
	Monitores e Hds de alta performance
	
	Hds e Servidores de rede
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502430773)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	O valor da informação está diretamente ligado ao modo como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem os objetivos da organização. Nesse contexto , em relação às alternativas abaixo indique a única que representa um conceito correto para informação:
		
	 
	são dados que foram convertidos em contexto significativo e útil para os usuários;
	 
	são dados secundarios ou observações indiretas, mais especificamente são medidas objetivas das características de pessoas, lugares, coisas e eventos;
	
	são fatos secundarios ou observações cruas, mais especificamente são medidas subjetivas das características de entidades;
	
	são dados primários ou observações cruas, mais especificamente são medidas objetivas das características de pessoas, lugares, coisas e eventos;
	
	são fatos manipulados, mais especificamente são medidas subjetivas das características de entidades;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503281889)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Com base na qualidade da informação os atributos de período e detalhe, estão associados a quais dimensões respectivamente? Marque a resposta correta.
		
	
	Dimensões de forma e de tempo.
	 
	Dimensões de tempo e de forma.
	
	Nenhuma das outras respostas.
	
	Dimensões de tempo e de conteúdo.
	
	Dimensões de forma e conteúdo.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503286794)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	É um conjunto de dados aos quais seres humanos deram forma para torná-los significativos e úteis. Essa definição refere-se a:
		
	
	Conhecimento
	
	Inteligência
	
	Dado
	
	Processamento
	 
	Informação
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502430766)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Em qualquer tipo de Sistema de Informação podemos identificar cinco componentes em ação São eles: pessoas, hardware, software, dados e redes. Quando nos referimos ao grupo que projeta os sistemas com base nas necessidades de informação dos usuários finais, e que de softwares criam programas para computador com base nas especificações dos analistas e os operadores de sistema, estamos nos referindo a:
		
	
	redes
	 
	pessoas
	
	dados
	
	software
	
	hardware
	
	 Gabarito Comentado
	Exercício: GST0432_EX_A3_201502232073_V1 
	Matrícula: 201502232073
	Aluno(a): ELIANE GOMES MIRANDA
	Data: 28/08/2017 16:15:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502948919)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba  (0)
	
	Para os sistemas de informação, definem-se dados como
		
	 
	fatos organizados e apresentados de forma útil
	
	resultado da análise do ambiente de negócios.
	 
	sequências de fatos ainda não analisados.
	
	decisões tomadas pelos gestores da organização.
	
	melhoria contínua de processos organizacionais.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502430708)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Em relação as atividades básicas de processamento de informações assinale a alternativa correta:
		
	 
	O processamento utiliza os insumos no processo de transformação.
	
	O controle é dispensável em um sistema;
	
	Resultados são conseguidos independentemente do processo;
	
	O processamento sempre funciona sem o feedback
	
	Os insumos fornecem feedback ao resultado
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503161485)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	É um sistema integrado de gestão com foco no cliente, onde o coloca no centro dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma. Estamos falando de que sistema?
		
	
	Data Warehouse
	 
	CRM
	
	EIS
	
	SPT
	
	Data Mining
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502951580)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba  (0)
	
	Qual dos conceitos abaixo não corresponde a um elemento lógico de dados?Banco de dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos inter-relacionados.
	
	Campo é um grupamento de caracteres que representa uma característica.
	
	Registro é uma coleção de campos inter-relacionados.
	 
	Realimentação é uma coleção de dados inter-relacionados.
	
	Arquivo é uma coleção de registros inter-relacionados.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502838629)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Uma empresa é um exemplo de sistema organizacional no qual os recursos econômicos (___________ ) são transformados por vários processos organizacionais (___________) em bens e saídas (_____________). Os sistemas de informação fornecem para a administração informações (_______________) sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção (_________), enquanto ele troca entradas e saídas com seu ambiente. A ordem dos termos que completam o texto acima pode encontra-se na opção:
		
	
	Processamento, Saída, Entrada, Controle, Feedback.
	
	Processamento, Entrada, Controle, Saída, Feedback.
	
	Entrada, Feedback, Processamento, Controle, Saída.
	
	Feedback, Processamento, Entrada, Controle, Saída.
	 
	Entrada, Processamento, Saída, Feedback, Controle.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503281886)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo. A frase anterior define um tipo de característica. Marque a opção correta que define esta característica.
		
	 
	Sinergia.
	
	Homeostasia.
	
	Nenhuma das outras respostas.
	
	Sintropia.
	
	Entropia.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503283571)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	A abordagem sistêmica, ou simplesmente sistemas, tem sua origem na:
		
	
	Administração
	 
	Biologia
	
	Filosofia
	 
	Informática
	
	Matemática
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502962772)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba  (0)
	
	Conforme estudamos, os elementos lógicos de dados são os métodos de organizar os dados armazenados em sistemas de informação; assim, considere as seguintes afirmativas: I) O campo é um grupamento de caracteres que representa um dado numérico. II) O registro é uma coleção de campos inter-relacionados. III) O arquivo é uma coleção de registros inter-relacionados.
		
	 
	A afirmativa I é falsa.
	
	A afirmativa II é falsa.
	
	A afirmativa III é falsa.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	Exercício: GST0432_EX_A4_201502232073_V1 
	Matrícula: 201502232073
	Aluno(a): ELIANE GOMES MIRANDA
	Data: 29/08/2017 20:04:59 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503130851)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 10)       Saiba  (0)
	
	Um sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que concorrem para a realização de um determinado objetivo. O sistema de processamento de dados é responsável pela coleta, armazenamento, processamento e recuperação, em equipamentos de processamento eletrônico, dos dados necessários ao funcionamento de outro sistema maior chamado sistema de informações. Assinale a alternativa incorreta sobre sistemas.
		
	
	Os Sistemas de Apoio à Decisão dão apoio e assistência em todos os aspectos da tomada de decisões sobre um problema específico.
	 
	Sistemas de Informações Gerenciais são caracterizados pela produção de relatórios pré-programados, tanto periódicos quanto sob demanda e de exceção. São caracterizados por fornecer assistência imediata na solução de problemas complexos.
	
	Os Sistemas de Processamento de Transações tratam e processam as operações diárias dos negócios, ou transações.
	
	Sistemas de Informação Executiva, dão apoio aos executivo. Ditam os rumos da empresa e são o cume da pirâmide.
	
	Sistemas Especialistas são programas constituídos por uma série de regras (as vezes também heurísticas) que analisam informações (normalmente fornecidas pelo usuário do sistema) sobre uma classe específica de problema (ou domínio de problema). São subsist
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503251080)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 10)       Saiba  (0)
	
	Os Sistemas de Processamento de Transações ou SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são a entrada para o banco de dados da organização. Avalie as afirmações sobre este tipo de sistema:
Como resultados de um Sistema de Processamento de Transações (SPT) temos a geração de  relatórios e gráficos que que permitem monitorar, a partir de determinados indicadores, uma determinada área. Esses relatórios podem ser programados previamente ou podem ser gerados por demanda , que são emitidos mediante solicitação.
Entre os tipos de aplicação  de um Sistema de Processamento de Transações temos o processamento de pedidos, controle de estoque, expedição, contas a pagar e receber .
Os Sistemas de Processamento de Transações  ajudam os gerentes do nível tático e estratégico de uma organização em decisões semi-estruturadas, ou seja, decisões com um nível maior de subjetividade quando comparado a um problema estruturado.
Em um Sistema de Processamento de Transações, os dados são primeiramente coletados por pessoas ou sensores que são inseridos no computador por meio de algum dispositivo de entrada. Em seguida, o sistema processa os dados de acordo com o processamento em lote ou online.
Um Sistema de Processamento de Transações permite a análise de variações hipotéticas, pois permite  determinar o impacto que uma mudança nas suposições (dados de entrada) causa sobre a solução proposta.
Está correto o que se afirma em:
		
	
	III e IV.
	
	I e IV.
	 
	II e IV.
	
	I e III.
	 
	I e II.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502948365)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (0)
	
	3. Um sistema de informação gerencial aplicado em uma empresa possui a mesma característica de:
		
	 
	Estrutura organizacional tradicional.
	
	Linha de produção.
	
	Fluxograma vertical.
	 
	Estrutura organizacional em rede.
	
	Estrutura organizacional em linha hierárquica.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502838627)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (0)
	
	Na fábrica do futuro, a inovação deverá ocorrer de forma cada vez mais colaborativa. Pesquisadores sem nenhuma relação com a indústria poderão criar novas tecnologias (ou recombinar antigas), que deverão ser usadas no chão de fábrica. Obrigatoriamente há uma maior comunicação entre organizações diferentes, e para isso é necessário a utilização do conceito de:
		
	
	Intranet.
	 
	BI - business intelligence.
	 
	Extranet.
	
	Rede Local.
	
	Rede Wi-Fi.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502430785)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (0)
	
	"O ingrediente crítico é arregaçar as mangas e fazer algo. É tão simples quanto isso. Um monte de pessoas tem idéias, mas existem poucas que decidem fazer algo em relação a elas agora. Não amanhã. Não na semana que vem. Mas hoje. O verdadeiro empreendedor é um realizador." ―Nolan Bushnell Bushnell é reverenciado por fãs de videogames e é considerado o pai do videogame como o conhecemos hoje.
Enquanto estudante na Universidade de Utah, em 1962, foi viciado no jogo Spacewar! criado por Steve Russell. Ele gostou tanto do jogo que em 1970, dois anos após sua graduação, converteu o quarto de sua filha, no local onde poderia criar uma versão "arcade" do jogo.
Esta referencia acima nos mostra como a cultura cibernética vem acompanhando a nossa sociedade desde a segunda metade do séculopassado. Em relação a evolução dos SI podemos afirmar que:
		
	 
	conectividade e mobilidade tem sido a tendência contemporânea
	
	A década de 80 foi caracterizada pelo intenso uso da internet;
	
	O inicio do século XXI ocorreu sem a possibilidade de integração em rede dos sistemas de informação;
	
	A década de 90 foi a década de maior expansão de base de CPDs pelo mundo;
	
	A década de 60 foi a década da proliferação dos microcomputadores;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503251114)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba  (0)
	
	O tipo de sistema que atendem ao nível de gerência da organização, ajudando-o a tomar decisões não-usuais, que se alteram com rapidez e que não são facilmente especificadas com antecedência, além de permitir gerar cenários e simulações é denominado
		
	
	SPT - Sistema de Processamento de Transações.
	
	ERP - Sistema Integrado de Gestão.
	
	SAE - Sistema de Apoio ao Executivo.
	 
	SAD - Sistema de Apoio à Decisão.
	 
	SIG - Sistema de Informações Gerenciais.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502988685)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (0)
	
	Quando falamos de Sistemas colaborativos, discutimos sobre o conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de forma que os usuários a ela conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial. Discutimos também, sobre a rede interna que utiliza navegadores WEB, servidores de rede, protocolos TCP/IP. Quais são os Sistemas colaborativos descritos acima:
		
	 
	Internet e Intranet
	 
	Intranet e Extranet
	
	Intranet e Internet
	
	Extranet e Internet.
	
	Extranet e Intranet
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503283550)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (0)
	
	A globalização e as estruturas de tecnologias da internet levaram muitos empresários a mudar a maneira de trabalhar para atender mais rapidamente às necessidades de seus clientes, buscando atualizar a infraestrutura dos negócios. Trata-se de um processo de evolução dos negócios. Com isso, o uso da informação passou a ser recurso estratégico na:
		
	
	qualidade
	 
	tomada de decisão
	
	produção estratégica
	
	gerência de negócios
	
	logistica
	Exercício: GST0432_EX_A5_201502232073_V2 
	Matrícula: 201502232073
	Aluno(a): ELIANE GOMES MIRANDA
	Data: 30/08/2017 15:52:44 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503281894)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (0)
	
	Possibilitar que pessoas trabalhem em conjunto de forma fácil e eficaz, auxiliando a comunicação e coordenação é a meta de que tipo de sistema? Marque a opção correta.
		
	
	Sistema de informação executiva.
	
	Nenhum dos sistemas citados.
	 
	Sistema de informação gerencial.
	 
	Sistema de colaboração empresarial.
	
	Sistema de apoio à decisão.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502492496)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (0)
	
	Os SIG tem por objetivo ajudar a empresa a alcançar suas metas, fornecendo a seus gerentes detalhes sobre as operações regulares da organização, de forma que possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade e com maior eficiência. Por sua vez, os SAD são utilizados para dar suporte a tomada de decisões relacionadas a um problema ou uma situação específicos. Seu foco centraliza-se na efetividade  da tomada de decisão ao se deparar com problemas desestruturados ou semiestruturados.
Analise as afirmações abaixo e indique a sequencia correta:
I. Utiliza um formato pré-especificado destinado a fornecer informações em períodos regulares.
II. Analisar os padrões de consumo dos últimos anos para desenvolver um novo produto ou serviço.
III. Observações de como as mudanças de variáveis selecionadas afetam outras variáveis.
IV. relatórios de exceção criados quando ocorre algum fato excepcional ou produzidos periodicamente contendo apenas informações sobre ocorrências excepcionais.
		
	 
	SIG - SAD - SAD -SIG
	
	SIG - SAD - SAD - SAD
	
	SIG - SIG- SAD - SIG
	
	SAD - SAD - SIG - SAD
	
	SAD - SIG - SIG - SAD
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502486949)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (0)
	
	Qual das seguintes afirmações melhor descreveria o software de sistemas especialistas?
		
	
	Nenhuma das anteriores
	
	É normalmente desenvolvido mediante o uso de linguagens visuais como Java e XML.
	 
	Envolve um programa da máquina de inferência utilizado para processar as regras e fatos relacionados a um problema específico.
	
	Utiliza uma base de conhecimento que contém apenas fatos.
	
	Utiliza uma base de modelo e toma decisões
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503286487)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (0)
	
	Em uma reunião técnica sobre a construção de um data mart de vendas de uma empresa, discute-se o nível de detalhamento dos dados dentro do banco de dados. Essa característica é conhecida como
		
	
	composição
	
	volatilidade
	
	independência
	 
	granularidade
	 
	integração
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503286479)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (0)
	
	No que se refere a datawarehouse, assinale a opção correta.
		
	
	A estrutura de um datawarehouse é diferente em relação à de um banco de dados tradicional, embora alguns aspectos, como, por exemplo, o funcionamento e o desempenho sejam idênticos.
	
	No que se refere à frequência das atualizações dos dados, os datawarehouses se comparam aos bancos de dados tradicionais.
	
	Os dados que alimentam um datawarehouse devem, necessariamente, fazer parte de um mesmo banco de dados de origem.
	
	Com a finalidade de otimizar o desempenho de um datawarehouse, permite-se que nele sejam criados índices, para consultas via dataming.
	 
	Os datawarehouses são sistemas de apoio à decisão criados de forma otimizada para atender ao seu objetivo principal, que é o processamento de transações de rotina em larga escala.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503286483)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (0)
	
	Os dados de uma organização podem ser capturados e organizados em data warehouses e data marts, onde ficam disponíveis para análises utilizando ferramentas para descobrir novos padrões, relacionamentos e insights úteis para orientar a tomada de decisão. Tais ferramentas são, muitas vezes, chamadas de ferramentas de Business Intelligence (BI). Entre as principais ferramentas de BI, estão softwares para consulta e relatório, ferramentas:
		
	
	ETL e DBMS.
	 
	Data Stage e GRI D.
	
	Transact-SQL e OLAP.
	
	ERP, ETLeGRID.
	 
	OLAP e data mining.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503261484)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 9)       Saiba  (0)
	
	Provavelmente você já passou por algo parecido com isso: você está assistindo televisão normalmente, quando de repente o sinal cai. Com certeza essa é um situação nada agradável, mas acontece! Para resolver o problema, primeiro você confere os cabos, vê se tudo está conectado corretamente e percebe que aparentemente o aparelho está funcionando. Como não encontrou nenhum problema, você liga na operadora de TV por assinatura para buscar a solução: Atendente: MaisCanais, Diego Di boa tarde. Em que posso ajudá-lo? Você: Boa tarde, estou sem o sinal da TV por assinatura. Atendente: Ok, pode confirmar os dados por favor? Nesse momento, você confirma seus dados e ele gera o tal número de atendimento: Atendente: Pode anotar o número de atendimento, por favor? É 11002233. Daí pra frente, o histórico do atendimentojá é registrado no sistema deles. Sim sr., seu atendimento será utilizado (ou pelo menos, deveria) para que a operadora melhore os serviços prestados. Técnico: Os cabos estão conectados? Ok. Irei fazer uma análise em sua conexão. Técnico: Realmente havia um problema no sinal. Estará normalizado dentro de pouco tempo. Bom, o serviço volta a funcionar normalmente e em alguns dias, o pessoal da operadora entra em contato. Dessa vez, para saber se você ficou satisfeito com o atendimento e o suporte técnico prestado. Esses dados junto ao histórico do atendimento, são armazenados em um banco de dados onde serão processados para que sejam feitas análises de perfis dos clientes, da eficiência do atendimento e até mesmo da qualidade do serviço oferecido. A situação acima diz respeito ao sistema
		
	 
	ERP - Enterprise Resource Planning
	
	BI ¿ Inteligência de Negocios
	
	SCM - Supply Chain Management
	
	SIO ¿ Sistema de informação Operacional
	 
	CRM - Customer Relationship Management
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503272171)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 9)       Saiba  (0)
	
	Sobre CRM, considere:
I. As empresas utilizam o CRM para trocar informações com seus fornecedores sobre disponibilidade de materiais e componentes, datas de entrega para remessa de suprimentos e requisitos de produção.
II. CRM é uma rede de organizações e processos de negócios para selecionar matérias-primas, transformá- las em produtos intermediários e acabados e distribuir os produtos acabados aos clientes.
III. Sistemas de CRM capturam e integram dados do cliente provenientes de toda a organização, consolidam e analisam esses dados e depois distribuem os resultados para vários sistemas e pontos de contato com o cliente espalhados por toda a empresa.
IV. Pacotes de software CRM mais abrangentes contêm módulos para gerenciamento com o relacionamento com o parceiro (PRM) e gerenciamento de relacionamento com o funcionário (ERM).
Está correto o que se afirma APENAS em:
		
	 
	estao corretas as alternativas III e IV
	
	todas estao falsas
	
	estao coretas as alternativas II e III
	
	apenas a alternativa III esta correta
	
	todas estao corretas
	Exercício: GST0432_EX_A6_201502232073_V2 
	Matrícula: 201502232073
	Aluno(a): ELIANE GOMES MIRANDA
	Data: 19/09/2017 16:22:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502930830)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 9)       Saiba  (1)
	
	Assinale a alternativa correta que completa a lacuna do texto abaixo. Dentro dos Sistemas de Informação, que gerenciam conjuntos de conhecimento, há a classe de ________ utilizado como modelo genérico que auxilia nas tomadas de decisão e que analisa um vasto número de variáveis, permitindo o posicionamento de uma informação para determinado objetivo e problema.
		
	
	Sistema Gerencial
	
	Sistema Organizacional
	
	SIG (Sistema de Informação Gerencial)
	
	SPT (Sistema de Processamento de Transação)
	 
	SAD (Sistema de Apoio à Decisão)
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502863817)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 9)       Saiba  (1)
	
	Sistemas de apoio a Decisão (SAD) é uma classe de sistemas de informação, que refere-se a um modelo que auxilia a tomada de decisão e possibilita análise de um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão. Desta forma o SAD opera atendendo a demanda por:
		
	
	Todas alternativas estão incorretas
	 
	Informações Estratégicas, sem a possibilidade de interação
	
	Informações exclusivamente Operacionais
	
	A alternativas A e C estão corretas
	 
	Informações tática, com interação junto a análise dos dados
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502323490)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 9)       Saiba  (1)
	
	Um sistema de informação que se destina a fornecer informações necessárias para a tomada eficiente de decisões pelos gerentes é normalmente considerado um:
		
	
	Sistema de informação computadorizado.
	
	Sistema de usuário final gerencial.
	
	Sistema adaptável.
	 
	Sistema de informação gerencial.
	 
	Todas as anteriores.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503124197)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 9)       Saiba  (1)
	
	Sobre os Sistemas de Informação Gerencial ¿ SIG, não é sua característica:
		
	
	Satisfazem as necessidades de informação dos responsáveis pelos níveis operacionais e táticos.
	
	Forma o tipo original de sistema de apoio à decisão.
	 
	Utilizado, principalmente por executivos, para tomada de decisões estratégicas.
	
	Os relatórios fornecem informações que os gerentes especificaram antes para o atendimento de suas necessidades.
	
	Permite, por exemplo, relatório de vendas para avaliar diferença de desempenho entre vendedores que vendem o mesmo tipo de produto.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502829228)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 9)       Saiba  (1)
	
	Sobre os Sistemas de Informação Gerencial  - SIG:
I - Usuários típicos são gerentes de nível médio
II - O tipo de informação é geralmente de apoio para situações específicas
III -  uma aplicação seria Controle de produção, projeção de vendas, análise de custos, etc.
Estão corretas:
		
	
	I e II
	
	Apenas II
	 
	I e III
	
	Apenas I
	
	I, II e III
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502296767)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 9)       Saiba  (1 de 1)
	
	Na XYZP, os funcionários têm de fazer exames médicos periódicos. Para facilitar o controle e acompanhamento desta rotina, a TI implementou, em 2007, um sistema de Recursos Humanos para fornecimento de prontuário eletrônico. Assim, médicos da empresa e operários podem acessar online o status dos exames. Esta experiência aplica o conceito de:
		
	
	Sistema Colaborativo.
	
	Engenharia Social.
	
	Extranet.
	 
	Intranet.
	 
	Inteligência Artificial.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502498665)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 9)       Saiba  (1)
	
	Qual é o sistema de apoio gerencial que oferece aos gerentes suporte computacional durante o processo decisório, disponibilizando planilhas eletrônicas para realizar análise e simulações?
		
	
	Sistema organizacional.
	 
	Sistema de informação gerencial.
	
	Sistema operacional.
	
	Sistema de informação executiva.
	 
	Sistema de apoio à decisão.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503139559)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 9)       Saiba  (1)
	
	São sistemas que fornecem dados analíticos para o nível gerencial a fim de tomada de decisão, o processamento permite análises interativas ou simulações, os usuários consistem de gerentes e diretores e a saída normalmente consiste de relatórios especiais, análises de decisões e respostas para consultas. Estamos falando de qual sistema:
		
	
	Sistemas Colaborativos
	
	SPT - Sistema de Processamento de Transações
	 
	SAD - Sistema de Apoio a Decisão
	
	Sistema de Controle de Processos
	
	ERP - Interprise Resource Planning
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Continue navegando