Buscar

Resumo fisiologia , dor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
UNIDADE TAGUATINGA
CURSO DE FARMÁCIA
	
	RA:
	
	RA:
	
	RA:
	
	RA:
	
	RA:
Resumo Artigo de Fisiologia sobre
Dor
PERÍODO: 2017/2
TURNO: Noturno
DISCIPLINA: Fisiologia 
DOCENTE: Lunalva
BRASÍLIA-DF
2017
Dor , tipos de dor, analgesia, receptores, opióides e encefaléia. 
A dor faz parte do cotidiano da maioria das pessoas desde os primórdios de sua existência, e quando esta não aparece, constitui-se um fator relevante de disfunção fisiológica, com graves consequências para a segurança do indivíduo, A dor é, em grande parte uma benção mista, a sensação de dor é bem variada e particular, pois depende da reação de cada um em traduzir as lesões reais ou potenciais, ela é provocada por um determinado estímulo, que afeta receptores especializados em dor, e emitem uma resposta. A dor foi conceituada pela primeira vez em 1986, pela Associação Internacional para o estudo da dor, como uma experiência sensorial e emocional desagradável que está associada a lesões reais ou potenciais.
Tipos de Dor
DOR VISCERAL, DOR SOMÁTICA, DOR ANORMAL, DOR PROFUNDA
, 
A dor é classificada em dois tipos principais: a dor rápida e dor lenta. A dor rápida é sentida dentro de 0,1 segundos após a aplicação de um estimulo doloroso, enquanto a dor lenta começa somente após um segundo ou mais, aumentando lentamente durante vários segundos e algumas vezes durante minutos.
Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico. A inflamação persistente contribui para a continuidade do ciclo de dor, gerando hipersensibilidade. A dor aumenta com o estresse psicológico, que é capaz de induzir aumento de citocinas inflamatórias. 
RECEPTORES PARA DOR E SUA ESTIMULAÇÃO
 
Os receptores para dor são terminações nervosas livres. Os receptores para dor na pele e em outros tecidos são terminações nervosas livres. Eles estão espalhados nas camadas superficiais da pele, bem como em certos tecidos internos como o periósteo, parede das artérias, superfícies articulares , Três tipos de estímulos excitam os receptores , Eles são classificados como estímulos dolorosos mecânicos, térmicos e químicos. Em geral, a dor rápida é desencadeada por tipos de estímulos mecânicos e térmicos, enquanto a dor crônica, pode ser desencadeada pelos os três tipos de estímulo. Algumas das substancias que excitam o tipo químico de dor são: bradicinina, serotonina, histamina, íons potássio, ácidos, acetilcolina e enzima proteolíticas.
VIAS DA DOR
Para GANONG, 2007, apesar de todos os receptores para dor serem terminações nervosas livres, estas terminações utilizam duas vias separadas para a transmissão de sinais dolorosos ao sistema nervoso central. As duas vias correspondem principalmente aos dois tipos de dor 
- uma via para a dor rápida, pontual
- uma via para dor lenta-crônica.
Os sinais dolorosos pontuais-rápidos são desencadeados por estímulos mecânicos ou térmicos; o tipo de dor lenta-crônica é desencadeado principalmente por estímulos dolorosos do tipo químico, mas algumas vezes por estímulos mecânicos ou térmicos persistente.
CARACTERÍSTICAS DOS RECEPTORES QUÍMICOS DA DOR
Nociceptor é um receptor sensorial que envia sinal causando a percepção da dor em resposta a um estímulo que possui potencial de dano. Nociceptores são terminações nervosas responsáveis pela nocicepção. A nocicepção é uma das duas possíveis manifestações de dor persistente. A outra manifestação de dor persistente é a dor neuropática que ocorre quando nervos no sistema nervoso central ou periférico não estão funcionando corretamente.
Os nociceptores silenciosos são receptores inativos e não captam, respondem ou sentem estímulos normais. Somente quando estimulados por uma ameaça em potencial ao organismo humano, eles desencadeiam o reflexo da dor.
OPIÓIDES
Por muitos séculos, já são conhecidas as propriedades analgésicos dos agentes opiácios, como o ópio, o láudano e a morfina, derivados da capsula das sementes da papoula Papaver somniferum. Substâncias endógenas, semelhantes aos opiáceos, foram isoladas, na década de 70, incluído a leu-encefalina, a β-endorfina e as dinorfinas. Elas ocorrem em todo o corpo, tendo participação intima na modulação da dor, além de serem neurotransmissores, fora da via da dor, A mais de 35 anos, foi descoberto que a injeção das diminutas quantidades de mofina, tanto no núcleo periventricular ao redor do terceiro ventrículo quanto 10 na substância cinzenta periaquedutal do tronco cerebral, causa um grau extremo de analgesia. Entre as mais importantes dessas substancias opiódes estão a β-endorfina, a metencefalina, a leuencefalina e a dimorfina. 
Cefaleia
A cefaléia é um tipo de dor referida para a superfície da cabeça a partir de estruturas profundas da mesma., os tecidos encefálicos propriamente ditos são quase sensíveis a dor. Mesmo o corte ou a estimulação elétrica de áreas sensoriais do córtex cerebral apenas ocasionalmente causam dor; em vez disso, esta estimulação causa tipos incômodos de parestesias na área do corpo representada pela porção do córtex estimulado. Portanto, é provável que a principal causa da cefaleia não seja a lesão de uma região encefálica propriamente dita.
Considerações Finais
O conhecimento da fisiologia da dor ou nocicepção é uma importante ferramenta para o entendimento dos mecanismos desencadeantes dos processos dolorosos, sejam fisiológicos ou principalmente patológicos, dor pode também ser classificada segundo determinação temporal em dor aguda ou crônica. A nocicepção é o componente fisiológico da dor e compreende os processos de transdução, transmissão e modulação do estímulo nociceptivo, qualquer dor, seja ela aguda ou crônica, tenha ela causa conhecida ou não, tem sempre um componente psicológico que varia de pessoa a pessoa, e é modificado e influenciado por fatores culturais, étnicos, sociais e ambientais. Há pessoas que, mesmo sentindo dor forte, têm perfeito controle sobre si. Outras, com a mesma dor tomam atitudes irracionais, reagem de forma anômala frente ao stress por ela causado.
.

Outros materiais