Buscar

Relatorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
LABORATÓRIO DE COMPLEMENTOS DE MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES
Nome: Regyson Junior Bertucci RA B99284-0 Turma: EC8X12 Grupo C
​Título do Experimento: Índices de Consistência - Limite de Liquidez – LL 
1. Introdução: Experimento feito em Laboratório, para determinar qual o limite de liquidez de um solo, o transformando através de estufa, de um estado liquido para o estado plástico. 
 A sua importância foi demonstrar como é realizado o estudo do solo quando irá fazer uma construção civil sobre ele. Como podemos verificar se este solo está devidamente apito para receber uma estrutura. 
2. Objetivo: Determinar o Limite de Liquidez de uma amostra de solo, para que o mesmo passe do estado líquido para o estado plástico.
3. Material Utilizado: Aproximadamente 100g de solo Arenoso, argiloso e siltosos, estufa capaz de manter a temperatura de 60°C a 65°C e 105°C a 110°C, cápsula de porcelana com aproximadamente 120 mm de diâmetro, peneira Nº 40, balança que permita pesar nominalmente 200 g, com resolução de 0,01 g e sensibilidade compatível. Cinzel chato para solo arenoso e cinzel curto para solos argilosos, aparelho de casa grande e uma espátula de lâmina flexível com aproximadamente 80 mm de comprimento e 20 mm de largura.
4. Procedimento: 
               4.1. Colocar na cápsula de porcelana aproximadamente 70 g do material passado na peneira Nº 40. Adicionar água destilada aos poucos, amassando e revolvendo, aos poucos com o auxílio da espátula de forma a se obter uma mistura homogênea com consistência. Transferir parte do material para a concha do aparelho (Casa Grande) de forma que o meio da concha tenha 10mm de espessura. Remover o excesso de solo para a capsula novamente e dividir a massa do solo em duas partes iguais abrindo-se uma ranhura no centro, começar a efetuar os golpes de forma que a massa do solo se une e marcar quantos golpes foram necessários para a união.
               4.2. Retirar um pedaço da amostra onde houve o fechamento da ranhura e 	
colocar em uma cápsula de alumínio. Pesar a capsula e o solo úmido e colocar na estufa a 110°C, repetir todas as etapas anterior cinco vezes, aumentando de pouco em pouco a quantidade de agua/solo de modo que o número de golpes necessários para o fechamento da canelura seja aproximadamente de 10, 20, 30, 40 e 50 golpes. Determinar o teor de umidade de cada amostra, e, a partir dos teores, construir a curva de fluidez.
5. Resultados Obtidos
               5.1. Foi feito o ensaio m 3 capsulas, sendo elas a capsula 6/13/16,
Capsula 6 teve o primeiro peso de 21,66g as 20:03 com 41 golpes, após secar na estufa a 110°C, foi verificado o peso de 21,05 as 20:14 e novamente foi realizado o mesmo processo no qual demonstrou o peso de 19,83g. 
 A capsula 13 teve o primeiro peso de 20,70g as 20:13 com 33 golpes, logo após secar na estufa a 110°C, foi verificado o peso de 20,01 as 20:16 e novamente foi realizado o mesmo processo no qual demonstrou o peso de 19,58g
 A capsula 16 teve o primeiro peso de 22,81g as 20:17 com 28 golpes, logo após secar na estufa a 110°C, foi verificado o peso de 22,43 as 20:17 e novamente foi realizado o mesmo processo no qual demonstrou o peso de 21,77g
6. Conclusão e discussão
               O grupo pode concluir que o solo quando passava por cada etapa, estava ficando cada vez mais plástico e com isso ia perdendo toda a sua umidade ao decorrer do procedimento. Conseguimos ter uma grande noção de como é realizado os estudos dos solos e o quão importante é a realização do mesmo para saber em quais condições estão o solo para receber uma construção civil.

Outros materiais