Buscar

Novo(a) Documento do Microsoft Word

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701172837)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os princípios norteadores do Direito Penal, assinale a opção correta:
		
	
	Compete ao direito penal atender os anseios sociais de punição para pacificar todos os conflitos sociais.
	 
	O princípio da legalidade, em sua compreensão atual, constitui-se também em alerta ao legislador contra o abuso de expressões imprecisas e obscuras, naquilo que se convencionou denominar de princípio ou postulado da taxatividade.
	
	Os tipos penais são criados pelo legislador, excepcionalmente, entretanto, o juiz pode, usando analogia, criar tipos penais.
	
	o princípio da legalidade admite, por exceção, a revogação da lei pelo direito consuetudinário.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701801649)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Delegado ¿ PC-RN ¿ 2009 ¿ CESPE) Cabe ao legislador, na sua propícia função, proteger os mais diferentes tipos de bens jurídicos, cominando as respectivas sanções, de acordo com a importância para a sociedade. Assim, haverá o ilícito administrativo, o civil, o penal etc. Este último é o que interessa ao direito penal, justamente por proteger os bens jurídicos mais importantes (vida, liberdade, patrimônio, liberdade sexual, administração pública etc.). O direito penal
		
	
	admite a perquirição estatal por crimes não previstos estritamente em lei, assim como a retroação da lex gravior.
	 
	tem natureza fragmentária, ou seja, somente protege os bens jurídicos mais importantes, pois os demais são protegidos pelos outros ramos do direito.
	
	tem natureza burguesa, pois se volta, exclusivamente, para a proteção daqueles que gerenciam o poder produtivo e a economia estatal.
	
	é ramo do direito público e privado, pois protege bens que pertencem ao Estado, assim como aqueles de propriedade individualizada.
	
	tem natureza minimalista, pois se ocupa, inclusive, dos bens jurídicos de valor irrisório.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701999429)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa correta:
		
	 
	O princípio da reserva legal pressupõe a existência de lei anterior, emanada do Poder Legislativo, definindo o crime e a pena, sendo lícito afirmar, então, que as medidas provisórias não podem definir crimes e impor penas.
	
	O princípio da insignificância diz respeito aos comportamentos aceitos no meio social.
	
	O princípio da legalidade admite, por exceção, a revogação da lei pelo direito consuetudinário.
	
	A analogia, como forma de autointegração da lei, pode ser amplamente aplicada no âmbito do direito penal.
	 
	O postulado da taxatividade, consequência do princípio da legalidade, que expressa a exigência de que a lei penal incriminadora seja clara, certa e precisa, torna ilegítimas as normas penais em branco.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701172841)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Edmar, utilizando-se de arma de fogo de uso permitido, por volta das 19h de uma sexta-feira, na esquina entre a Av. Paulista e Rua da Consolação, ruas de grande movimento no centro da capital paulista, aborda Luíza, mediante o emprego de grave ameaça, vindo a subtrair-lhe a bolsa com todos os seus pertences, e, ato contínuo, empreende fuga, sendo, todavia, preso em flagrante delito poucos minutos após a subtração. Do fato narrado, a conduta de Edmar, encontra-se descrita como incursa nos delitos de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Entretanto, como as condutas foram perpetradas no mesmo contexto fático-temporal, surge o denominado conflito aparente de normas. A partir desta premissa, com base nos estudos realizados sobre a Teoria da Norma Penal, assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade jurídico-penal de Edmar: Código Penal. Roubo Art. 157. Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: § 2° A pena aumenta-se de um terço até metade: I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma; Lei n. 1086/2003. Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
		
	 
	será responsabilizado por ambos os delitos, a saber: roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
	
	sua conduta restará tipificada como incursa no art.14, da Lei n.10826/2003, face ao princípio da especialidade.
	
	sua conduta restará tipificada como incursa no art.157, §2º, I, do Código Penal, face ao princípio da subsidiariedade.
	 
	sua conduta restará tipificada como incursa no art.157, §2º, I, do Código Penal, face ao princípio da consunção ou absorção.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701911552)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma senhora que é denunciada por gerenciar uma casa de prostituição numa região de baixo meretrício da cidade é absolvida sob o argumento do magistrado de que trata-se de uma prática conhecida e tolerada naquela região da cidade, não se exigindo, assim, a reprimenda do Direito Penal. Assim, qual o princípio geral do direito penal foi utilizado nessa decisão?
		
	
	da legalidade
	
	da insignificância
	 
	da adequação social
	
	da subsidiariedade
	
	da lesividade

Outros materiais