Buscar

apresentação power point: o Cristianismo Contemporâneo e Seus Abusos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Cristianismo Contemporâneo e Seus Abusos
Breve História da Igreja Cristã
Manipulação Econômica
Obcecados por Templos
Obras Sociais
Líderes Religiosos e o Misticismo
Teoria da Prosperidade e Teologia da Libertação
Sexo: Criação de Deus ou conseqüência do pecado?
O Verdadeiro papel das Mulheres e o Mito da Eterna Virgindade de Maria, Mãe de Jesus
A Religiosidade como fonte de Intrigas, Orgulho e divisões na Igreja de Cristo
*
*
*
1 Coríntios 1: 18 a 25: “De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem:
	‘Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos’ (Isaías 29:14). 
Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura.
	Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de louca. Os judeus pedem milagres como prova e os não judeus procuram a sabedoria. Mas nós anunciamos o Cristo crucificado: uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não judeus é loucura. Mas para aqueles a quem Deus tem chamado, tanto judeus como não judeus, Cristo é o poder e a sabedoria de Deus. Pois aquilo que parece ser loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana”. 
*
*
*
INTRODUÇÃO 
Mt 13: 14,15: Povo olha mas não vê, ouve não entende, mente fechada. Se voltassem para Deus, Ele os curaria
Lc10:21: Jesus agradece Deus por mostrar aos simples de coração e sem instrução o que escondeu dos sábios
João 3: Jesus diz “É preciso nascer de novo, do espírito”
João 10:30: Jesus = Deus: “Eu e o Pai somos um”
João 14:6: Jesus: o único caminho para Deus
1 Cor 2:13,14: sabedoria humana não entende Deus. Ele precisa dar a sabedoria à pessoa para que a mesma entenda as coisas espirituais
*
*
*
Galátas 1: 7,8: (...) Não existe outro evangelho, há alguns querendo mudar o evangelho de Cristo. Mas se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu anunciar um evangelho diferente deste, que seja anátema (amaldiçoado).
Efésios 4:14: Então, não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras, e por meio delas, levam os outros para caminhos errados.
*
*
*
BREVE HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ
Isaías (700 a.c): prevê nascimento (Is 9:6,7) e morte de Cristo (Is 52,53). 
Is 52:14: Muitos ficaram horrorizados quando o viram, pois ele estava tão desfigurado que nem parecia um ser humano.
Is 53 todo: processo da crucificação e seu sentido espiritual
Miquéias 5:2,3: Deus diz: “Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será Rei de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado distante”.
*
*
*
Judeus perseguidos por rainhas e reis cristãos: não sabiam que Jesus era de Belém (recenseamento no tempo do Imperador Augusto). Pensavam que fosse de Nazaré.
Mt 28: soldados romanos foram subornados pelos líderes religiosos para dizerem que os discípulos haviam roubado o corpo de Jesus: não crêem na ressurreição.
*
*
*
 
João 16:1 a 4: Jesus fala sobre futuras ‘guerras santas’:“Eu digo isso para que não abandonem sua fé. Vocês serão expulsos das sinagogas e chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus. Eles farão estas coisas por que não conhecem nem ao Pai nem a Mim.... Eu lhes digo isso para que quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que Eu já os tinha avisado”.
1 Coríntios 1:10 a 13: erro da divisão da igreja em várias doutrinas humanas: “Estejam de acordo no que dizem e não provoquem divisões. Uns dizem ‘sou de Apolo’, outros dizem, ‘sou de Paulo’ ou ainda ‘sou de Cristo’. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes?
*
*
*
MANIPULAÇÃO ECONÔMICA
1 Timóteo 3: 3 a 8: (...) não deve ser ganancioso, amar o dinheiro; ter uma só mulher, não faladeira.
1 Timóteo 6:3 a 10: Se alguém te fala outra doutrina diferente de Jesus, é orgulhoso e não sabe nada.(...) Não discuta a respeito de palavras: (insultos, brigas, invejas). Muitos pensam que religião é um meio de enriquecer. Quer ficar rico? Vai ficar preso em desejos tolos que te levam à desgraça.
2 Tessalonicenses 3:8 a 10: quem não trabalhar, que não coma
2 Pedro 2: 2 e 3: por causa dos falsos mestres, vão falar mau do Caminho da Verdade (Jesus). Eles vão te explorar e contar histórias inventadas por causa de dinheiro.
*
*
*
OBCECADOS POR TEMPLOS
Mateus 18: 20: Onde estiverem dois ou mais reunidos em meu nome, estou ali.
João 4: 19 a 26: História da mulher samaritana: Ela pergunta: “Senhor, onde devemos adorar Deus? Os judeus dizem que é em Jerusalém, os antepassados samaritanos ensinaram a adorá-lo aqui neste monte. Jesus responde: Em espírito e em verdade.
Antigo Testamento: Templo com rituais
Novo Testamento: dentro de cada um;
Atos: nas casas. Perseguidos por Roma.
*
*
*
OBRAS SOCIAIS
Mateus 6: 2 a 4: .. Qdo. fizer caridade, que nem seu amigo íntimo fique sabendo...os hipócritas contam para serem elogiados.
Mateus 25: 33 a 40: ..venham à minha direita pois me deram de comer, beber, me vestiram e foram me visitar quando estava preso. Senhor, quando fizemos isto ao Senhor? Quando fizeram isto ao mais humilde dos meus irmãos.
1 João 3: 17: se é rico, vê seu irmão passando necessidade, como pode dizer que ama Deus? Amor não é só de palavras, mas de ações.
*
*
*
LÍDERES RELIGIOSOS E O MISTICISMO
Mateus 7: 15 a 23: (..) vocês conhecem os falsos profetas pelo que eles fazem. Nem todo que me chama de Senhor entrará no Reino. Quando aquele dia chegar, muitos me dirão: “Senhor, em teu nome curamos enfermos, expulsamos demônios, fizemos milagres, anunciamos tua Palavra”. Eu lhes direi, “afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal”.
“Na Terra há homens religiosos que gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e serem chamados de ‘mestre’, para inflar o orgulho. Porém, vocês não devem se chamar de ‘mestres ou líderes’, pois todos são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre e Líder (Jesus=Deus). Entre vocês, o mais importante de todos é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado e quem se humilha e reconhece-se como ser humano falível, será engrandecido” (Mateus 23: 7 a 12). 
*
*
*
“Nos últimos dias, muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito a Deus. Não terão amor uns pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. (...) amarão mais os prazeres da vida do que a Deus. PARECERÃO SER PESSOAS DE DEUS, MAS COM SUAS AÇÕES, NEGARÃO O SEU PODER.(...) alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de desejos malignos. São mulheres que estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam a conhecer a Verdade.(...)”(2Timóteo 3:1a 9).
*
*
*
Foi Ele quem deu dom às pessoas. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da igreja. (...). Desse modo, todos chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. (Ef 4: 11 a 13)
Marcos 10:42 a 44: (..) Jesus disse: “Como vocês sabem, os governadores dos povos gentis têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos”.
*
*
*
Teoria da Prosperidade
e Teologia da Libertação
Mateus 6:24,25 e 33,34: Jesus disse: “(...) Vocês não podem servir a Deus e também ao dinheiro. Por isso eu digo: não se preocupem com a comida, com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir.(...). Portanto, ponham em primeiro lugar em suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer e Ele lhes dará todas essas coisas. Não fiquem preocupados com o dia de amanhã(...).”
1 Timóteo 6:9,10: Porém os que querem ficar ricos caem em pecado ao serem tentados e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas à desgraça e destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.
Antes: igreja contava história do ‘jovem rico’. Hoje, faz apelo ao marketing e consumismo capitalista.
*
*
*
“(...) sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança” (Tiago 1: 2 e 3).
“Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado com a glória que nos será revelada no futuro” (Romanos 8: 18).
2 Corintios 4:16 a 18: “Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre”. Vai contra o que diz
Leonardo Boff: "só será possível alcançar a redenção cristã com um compromisso político". 
*
*
*
Sexo: Criação de Deus ou Conseqüência do Pecado? 
1Timóteo 4: 1 a 3: “O Espírito de Deus nos diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e darão atenção a espíritos enganadores e ensinamentos de demônios. Ensinamentos estes espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, cuja consciência está morta. Estas pessoas ensinam que é errado casar e comer certos alimentos”.
“Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem” (Gn 1:27,28) Falado ANTES da queda do homem.
*
*
*
“... O homem deve cumprir seu dever como marido e a mulher também o seu dever como esposa. A esposa não manda em seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é sua esposa. Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relação por algum tempo para se dedicar à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, para não caírem nas tentações de satanás por não poderem se dominar.” (1 Coríntios 7: 4,5).
1074: imposição do celibato aos líderes da igreja
*
*
*
Romanos 13:13( Vivamos decentemente como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes.
De acordo com 1Timóteo 3: 1 a 13, o líder deveria casar-se com apenas uma mulher e não serviria para cuidar de outras pessoas se não soubesse cuidar de si mesmo e de sua própria família.
História do Santo Agostinho, sua mãe, Santa Mônica e suas amantes.
*
*
*
Que os seus lábios me cubram de beijos, o seu amor é melhor do que o vinho (...) Leve-me com você, depressa, seja o meu rei e leve-me para o seu quarto” (Cant 1: 2 e 4). 
“Eu me sinto feliz nos seus braços, e os seus carinhos são doces para mim. Ele me levou ao salão de festas, e ali nós nos entregamos ao amor. Tragam passas para eu recuperar as minhas forças e maçãs para me refrescar, pois estou desmaiando de amor” (Cant 2:4 e 5). 
 “É doce beijar a sua boca, e tudo nele me agrada. Assim é o meu amado, assim é o meu noivo, mulheres de Jerusalém” (Cant 5: 16).
*
*
*
O homem (Rei Salomão) diz: “Os seus dentes são brancos como ovelhas com lã cortada, nenhum deles estão faltando e todos são bem alinhados....... Você tem o pescoço roliço e macio, elegante como a Torre de Davi........... Os seus seios parecem duas crias, crias gêmeas de uma gazela, pastando entre os lírios (Cant 4: 2 a 5). 
 
“Eu estou tremendo, você me deixou ansioso para amar, tão ansioso como um condutor de carros de guerra para entrar na batalha” (Cant 6:12).
*
*
*
. O verdadeiro papel das mulheres e o mito da eterna virgindade de Maria, mãe de Jesus
Os doze discípulos foram com Jesus, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios. Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Suzana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos ajudavam Jesus e os seus discípulos. ( Lucas 8: 1 a 3:)
“Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor” (Mateus 12:47 / Marcos 3:31/ Lucas8:19). 
*
*
*
Jesus começou a andar pela Galiléia; Ele não queria andar pela Judéia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo. Aconteceu que a festa judaica chamada “Festa das Barracas” estava perto. Então os irmãos de Jesus disseram a ele: “Saia daqui e vá para a Judéia para que seus seguidores vejam o que está fazendo. Quem quer ser bem conhecido não deve esconder o que está fazendo. Já que você faz todas estas coisas, deixe que todos o conheçam”. Até os irmãos de Jesus não criam nele. (João 7:1 a 5). 
Mulher samaritana: João 4
Mateus 13:55: Por acaso este não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Todas as suas irmãs não moram aqui?)
*
*
*
A Religiosidade como Fonte de Intrigas, Orgulho e divisões na Igreja de Cristo 
Lucas 18: 9 a 14: Jesus também contou esta parábola (...). Dois homens foram ao templo para orar. Um era fariseu e o outro cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho assim: “Deus, te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral com outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho”. Mas o cobrador ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Deus, tem pena de mim porque sou pecador!” Eu afirmo a vocês que foi este homem e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado e quem se humilha será engrandecido.
*
*
*
Jesus disse: “João Batista jejua e não bebe vinho e todos dizem que ele está dominado por um demônio. O Filho do Homem come e bebe e todos dizem: “Vejam!este homem é comilão e beberrão! É amigo de cobradores de impostos e outras pessoas de má fama”’. (Mateus 11:18,19). 
*
*
*
Mateus 9:12: Jesus respondeu: “Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: ‘Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais’. Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais