Buscar

Reatores ideais não isotérmicos

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �1�
� INCLUDEPICTURE "http://www.agravo.blog.br/wp-content/uploads/2017/04/IFBA-Bahia.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
Plano de Aula
	Instituição: IFBA
	Curso: 
	Disciplina/módulo:
	Professor(a): Mariana Kuster Moro
	Período:
	Ano/semestre letivo 2017/02
	1. Tema
Reatores ideais não isotérmicos
	2. Data: 09/11/2017
	3. Horário: de 11:00 às 11:50
	4. Objetivos da aula
Identificar a influência da temperatura em reações não isotérmicas reversíveis e irreversíveis;
Calcular o calor de reação em diferentes temperaturas; 
Interpretar gráficos da cinética da reação em função da conversão e da temperatura para reações não isotérmicas;
Determinar a capacidade de reatores CSTR e PFR para reações não isotérmicas;
Identificar como a temperatura influencia em reações múltiplas não isotérmicas.
	5. Conteúdo
Reatores ideais não isotérmicos
 1 Introdução
 2 Calor de reação
 Exemplo 1
 3 Variação da velocidade de reação e da conversão de equilíbrio com a temperatura
3.1 Reações irreversíveis
3.2 Reações exotérmicas reversíveis
 3.3 Reações endotérmicas reversíveis
 4 Determinação da capacidade de reatores
 4.1 CSTR
 4.2 PFR
 5 Reações múltiplas
	6. Atividades de ensino-aprendizagem/ metodologias
Os primeiros 5 minutos da aula serão destinados ao esclarecimento de dúvidas pendentes e a retomada de conhecimentos prévios que serão necessários para o entendimento do conteúdo da aula.
O assunto será introduzido com os conceitos relacionados às reações não isotérmicas, dando ênfase à influência da temperatura nas reações e em sua cinética. Serão ressaltados os objetivos e a importância de se controlar a temperatura para favorecer a conversão dos reagentes. Durante a aula será utilizado o quadro branco e os alunos deverão fazer anotações sobre o assunto em seu próprio material. Duração prevista de 5 minutos.
A próxima etapa será explicar o conceito de calor de reação e apresentar sua equação. Para ilustrar a aplicação da equação, proporcionando maior entendimento, será resolvido, pelo professor, um exercício no quadro. Duração prevista de 10 minutos.
Nos próximos 15 minutos de aula, deverá ser abordada a variação da velocidade das reações e da conversão de equilíbrio em função da temperatura. Para tal, serão apresentados gráficos que mostram essa associação tanto para reações reversíveis quanto para irreversíveis.
Será determinada a capacidade de um reator CSTR e de um reator PFR para uma reação não isotérmica, utilizando os gráficos apresentados e equações de desempenho. Duração prevista de 10 minutos.
Para finalizar, será mostrado como controlar a temperatura do meio em reações múltiplas, com o objetivo de maximizar os produtos desejados e minimizar os indesejados. Duração prevista de 5 minutos.
Durante a aula os alunos serão questionados sobre os conhecimentos prévios indispensáveis para o entendimento do conteúdo e, caso necessário, estes conhecimentos serão retomados. Ao término da aula, será apresentada uma lista de exercícios extraclasse e será recomendada a leitura do capítulo 9 do livro LEVENSPIEL (2000).
	7. Avaliação/monitoramento da aprendizagem
Participação dos alunos em sala de aula, avaliação do desempenho dos alunos em exercícios de fixação durante a aula, avaliação da resolução de listas de exercícios extraclasse, avaliação teórica. 
A metodologia de ensino será avaliada por meio da motivação dos alunos em sala de aula e de suas opiniões acerca da forma com que foi exposto o conteúdo e as atividades desenvolvidas.
	8. Material de Apoio/ Recursos
Aula expositiva com pincel, quadro branco e notas de aula. Será disponibilizado online aos alunos uma lista de exercícios e uma apostila com o conteúdo apresentado para facilitar o acompanhamento das aulas.
	9. Atividades extraclasse 
Lista de exercícios com data de entrega para aula seguinte em folha separada e escrita manual. Sugere-se aos estudantes a consulta do conteúdo exposto durante a aula e dos livros utilizados como referência.
	10. Referências bibliográficas
FOGLER, S. C., Elementos de Engenharia das Reações Químicas, 3ª ed., Editora LTC, 2002.
LEVENSPIEL, O., Engenharia das Reações Químicas, Tradução da 3ª ed., Editora Blucher, 2000.

Outros materiais