Buscar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0638_SM_201202425232 V.2 
	 VOLTAR
	Aluno(a): NIVALDA DE SOUZA SANTOS
	Matrícula: 201202425232
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 20/04/2014 23:41:50 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202596796)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto mais o trabalhador se desgasta trabalhando , tão mais poderoso se torna o mundo objetivo,alheio que ele cria diante de si, tão mais pobre se torna ele mesmo, seu mundo interior, [e] tanto menos [otrabalhador] pertence a si próprio (MARX, apud ANTUNES, 2004). Nesta perspectiva, podemos afirmar como resultado das relações de produção no sistema capitalista, EXCETO:
		
	
	O trabalhador passa a produzir mercadoria não mais para as suas necessidades reais, mas para satisfação da sociedade de consumo, isto é, para venda e troca da mercadoria, de forma efêmera e ilusória.
	
	A mais-valia, que é o trabalho não pago ao trabalhador, que pode ser representado na produção de uma mercadoria.
	
	A vida social é resultado das relações de produção, do modo como o homem produz a sua vida.
	 
	Surge o fetichismo da mercadoria, que só pode ser explicado pelo processo de valorização da mercadoria,quando esta deixa de ter um valor de troca para ter um valor de uso.
	
	A alienação, onde o trabalhador é expropriado dos meios de produção; a terra, as ferramentas, a matéria prima já não pertencem mais ao trabalhador.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202596795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:
		
	
	classes.
	
	sujeitos.
	
	indivíduos.
	
	poderes.
	 
	coisas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202596783)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu:
		
	
	a aplicação da força motriz à indústria.
	
	um processo de urbanização e uma grande aceleração nos transportes e na comunicação.
	
	um maior controle capitalista do sistema econômico.
	
	a mecanização da indústria e da agricultura.
	 
	a eliminação das desigualdades sociais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202596769)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"No Capitalismo ,em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas¸ em lugar de libertar-se , acaba enrolado em novas pressões". (Leandro Konder (1988:30). A partir desta citação, assinale a alternativa que não corresponde as condições criadas para o trabalhador no modo de produção capitalista:
		
	
	O trabalhador não que possui os meios de produção e o resultado do seu trabalho não lhe pertence.
	
	O trabalhador em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações.
	 
	O trabalhador tem uma certa proximidade com o que produza, pode por em prática suas habilidades e a criatividade na produção.
	 
	O trabalhador se constitui como mais uma peça na engrenagem, uma coisa, mera força de trabalho, onde sua necessidades são desconsideradas.
	
	As condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202596838)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A radicalização liberal em tempos de mundialização do capital reafirma o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais e a prevalência do indivíduo produtor, impulsionando a competição e o individualismo e desarticulando formas de luta e negociação coletiva. Nesse cenário, Iamamoto (2009) destaca que a questão social e as ameaças dela decorrentes assumem um caráter essencialmente:
		
	
	econômico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	
	histórico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	 
	político, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	
	social, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade
	
	ideológico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202596780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
		
	
	Anomia.
	
	Ideologia.
	 
	Alienação
	
	Magia.
	
	Reificação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202596768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia. Podia por em prática suas habilidades na produção, podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. Com o avanço tecnológico a produção, os trabalhadores:
		
	
	Criam novas formas de habilidades para a especialização das mercadoria.
	 
	Passam a não se reconhecerem no que produziram. Em outras palavras, com a fragmentação o trabalhador não consegue ter uma visão do processo de produção em sua totalidade.
	
	Estabelecem padrões mínimos de produtividade em função do controle sob o qual é submetido.
	
	Introduzem novos conhecimentos para aproximação com seu objeto de trabalho.
	
	Desenvolvem habilidades voltadas para a produção das mercadorias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202596776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual fato importante se desenvolve a partir dessa divisão? Assinale a alternativa que mais adequada a seguinte questão:
		
	
	A emergência do capitalismo e, consequentemente, do trabalho assalariado.
	
	O surgimento da manufatura e a divisão da sociedade em classes sociais.
	
	A extinção das corporações de ofício mediante o aparecimento do trabalho servil.
	
	O fim do Absolutismo e o surgimento do trabalho livre.
	 
	Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202596849)
	
	O ato de se colocar em prática o que se tinha pensado sempre implica em transformação, o que se denomina como OBJETIVAÇÃO. Na confecção de uma roupa uma costureira adquire habilidades para fazer uma segunda, terceira, quarta... Roupas de formas diferentes. O trabalho enquanto práxis sempre é uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades. Por que o trabalho é apontado como práxis?
		
	
Sua Resposta: O ato de se colocar em prática o que se tinha pensado sempre implica em transformação, o que se denomina como OBJETIVAÇÃO. Na confecção de uma roupa uma costureira adquire habilidades para fazer uma segunda, terceira, quarta... Roupas de formas diferentes. O trabalho enquanto práxis sempre é uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades. Por que o trabalho é apontado como práxis? Quest.: 9
	
Compare com a sua resposta: R: A práxis é uma ação prática consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvolve-se fundamente através do trabalho, assegurando a (re) produção material e espiritual da vida humana.10a Questão (Ref.: 201202596848)
	
	73. A importância da produção material na reprodução da vida social é destacada por Marx e Engels (1984:39) explicitam que O primeiro pressuposto de toda a existência humana, de toda história: é que homens devem esta em condições de viver para fazer história. Mas para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e alguma coisa mais. Explique.
		
	
Sua Resposta: Significa dizer que o homem possui outras necessidades, tais como manter-se de pé através dos alimentos, sua fonte de energia e tantas outras necessidades para então registrar sua vida na história, ou seja, fazer história por meio de suas realizações para a humanidade, que seja a sociedade.
	
Compare com a sua resposta: R: Significa dizer que o homem possui outras necessidades, tais como manter-se de pé através dos alimentos, sua fonte de energia e tantas outras necessidades para então registrar sua vida na história, ou seja, fazer história por meio de suas realizações para a humanidade, que seja a sociedade.

Outros materiais