Buscar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0638_SM_201202425232 V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a): NIVALDA DE SOUZA SANTOS
	Matrícula: 201202425232
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 20/04/2014 21:54:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202596783)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu:
		
	
	a aplicação da força motriz à indústria.
	
	a mecanização da indústria e da agricultura.
	 
	a eliminação das desigualdades sociais.
	
	um maior controle capitalista do sistema econômico.
	
	um processo de urbanização e uma grande aceleração nos transportes e na comunicação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202596780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
		
	
	Anomia.
	
	Magia.
	 
	Alienação
	
	Ideologia.
	
	Reificação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202596838)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A radicalização liberal em tempos de mundialização do capital reafirma o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais e a prevalência do indivíduo produtor, impulsionando a competição e o individualismo e desarticulando formas de luta e negociação coletiva. Nesse cenário, Iamamoto (2009) destaca que a questão social e as ameaças dela decorrentes assumem um caráter essencialmente:
		
	 
	político, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	
	econômico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	
	histórico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	
	social, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade
	
	ideológico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202596837)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar:
		
	
	O assistente social é um profissional que tem exclusividade de atuação na questão social desde o campo comunitário até a área da saúde.
	
	Como trabalhador especializado, o assistente social deve vender a sua capacidade de trabalho apenas ao Estado, para este poder cumprir sua responsabilidade social.
	
	O assistente social deve permanecer como executor terminal de políticas sociais para cumprir o Código de Ética profissional de 1993.
	 
	O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública.
	
	Os assistentes sociais não pertencem à classe dos trabalhadores assalariados inseridos no processo de produção da riqueza social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202596776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual fato importante se desenvolve a partir dessa divisão? Assinale a alternativa que mais adequada a seguinte questão:
		
	
	A emergência do capitalismo e, consequentemente, do trabalho assalariado.
	
	A extinção das corporações de ofício mediante o aparecimento do trabalho servil.
	
	O fim do Absolutismo e o surgimento do trabalho livre.
	
	O surgimento da manufatura e a divisão da sociedade em classes sociais.
	 
	Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202596771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A transição do feudalismo para o capitalismo é um tema recorrente tanto nas Ciências Sociais em geral, como no Serviço Social em particular, tendo em vista que a sociedade capitalista emergente engendrou problemas inéditos que passaram a ser objeto destas duas disciplinas. Assinale a alternativa que apresenta duas pré-condições fundamentais que possibilitaram a gênese do sistema capitalista:
		
	
	A reforma protestante que eliminou a teoria da usura e o movimento iluminista que municiou intelectualmente a burguesia contra a ideologia feudal.
	
	A revolução científica do século XVI que colocou a ciência a serviço da produção e a gênese do Estado Absolutista que destruiu o Estado Feudal.
	
	O desenvolvimento das manufaturas centralizadas que incorporou o artesanato e a unificação da moeda que eliminou os particularismos feudais.
	 
	A acumulação primitiva de capital através do comércio no seu mais amplo sentido e a formação de uma classe trabalhadora livre, sem propriedades.
	
	A Revolução Industrial que introduziu a mecanização e a Revolução Francesa que pôs a burguesia no poder.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202596758)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O intenso processo de inovações tecnológicas em curso no mundo capitalista tem tido como conseqüência:
		
	
	O incentivo à terceirização como estratégia de gestão do trabalho ao priorizar as atividades-meio.
	 
	A flexibilização crescente dos processos de produção, exigindo um trabalhador capaz de realizar múltiplas tarefas.
	
	O avanço da tecnologia da informação, permitindo uma expansão significativa do comércio internacional e a demanda por mão-de-obra.
	
	A perda de controle do trabalhador sobre o produto do seu trabalho em contraposição à organização da produção no período anterior.
	
	(A introdução de novos métodos de organização e gestão nas empresas, levando o aumento dos postos de trabalhos regulares.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202596787)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA sobre o modo de produção capitalista:
		
	 
	Estruturou a divisão da sociedade entre proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. Essa diferenciação marcou não só as relações dentro de ambientes fabris, mas também os locais de moradia e lazer dos trabalhadores.
	
	Procurou o aperfeiçoamento técnico constante, mais produtividade dos operários e racionalização dos processos produtivos, com o objetivo de expandir os lucros e baixar os custos de produção.
	
	Exige que o trabalho humano acompanhe as constantes transformações do mundo do trabalho, separando as unidades de concepção das de produção.
	
	Organizou a produção de uma forma de conhecimento científico que propiciou a apropriação intensa da natureza. Contudo os benefícios gerados por tal apropriação não alcançaram a sociedade como um todo.
	
	Ao mesmo tempo em que deixou o indivíduo livre para trocar sua força de trabalho por salário, gerou um processo de alienação do trabalhador.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202596849)
	
	O ato de se colocar em prática o que se tinha pensado sempre implica em transformação, o que se denomina como OBJETIVAÇÃO. Na confecção de uma roupa uma costureira adquire habilidades para fazer uma segunda, terceira, quarta... Roupas de formas diferentes. O trabalho enquanto práxis sempre é uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades. Por que o trabalho é apontado como práxis?
		
	
Sua Resposta: A práxis é uma ação prática consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvolve-se fundamente atravésdo trabalho, assegurando a (re) produção material e espiritual da vida humana.
	
Compare com a sua resposta: R: A práxis é uma ação prática consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvolve-se fundamente através do trabalho, assegurando a (re) produção material e espiritual da vida humana.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202596848)
	
	73. A importância da produção material na reprodução da vida social é destacada por Marx e Engels (1984:39) explicitam que O primeiro pressuposto de toda a existência humana, de toda história: é que homens devem esta em condições de viver para fazer história. Mas para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e alguma coisa mais. Explique.
		
	
Sua Resposta: Significa dizer que o homem possui outras necessidades, tais como manter-se de pé através dos alimentos, sua fonte de energia e tantas outras necessidades para então registrar sua vida na história, ou seja, fazer história por meio de suas realizações para a humanidade, que seja a sociedade.
	
Compare com a sua resposta: R: Significa dizer que o homem possui outras necessidades, tais como manter-se de pé através dos alimentos, sua fonte de energia e tantas outras necessidades para então registrar sua vida na história, ou seja, fazer história por meio de suas realizações para a humanidade, que seja a sociedade.

Outros materiais