Buscar

drones (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Robôs voadores
	Um panorama das recentes inovações tecnológicas que estão moldando o futuro dos drones de consumo e comerciais.
Neréia Scheffer Bauer – RU 1398774
POLO DE SOMBRIO
A visão de computador e a inteligência artificial estão tornando os drones mais fáceis e mais seguros de controlar, esta tecnologia revolucionaria esta presente em vários segmentos e funções, desde drones de corridas a drones a fins pessoais e industriais.
Drone Intel Shooting Star, projetado para espetáculo de luzes.
Drone, na verdade UAV (Unmanned Aerial Vehicle), em português VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), é um tipo de aeronave que, como o nome diz, não é tripulado e sim controlado remotamente (e alguns deles funcionam de maneira autônoma, como robôs voadores).
O drone é uma das tecnologias que mais tem chamado à atenção nos últimos meses. Equipados para resistir a trabalhos pesados e ambientes hostis, esses equipamentos podem ter diversas utilidades.
A fabricante de aeronaves Airbus, por exemplo, agora realiza as inspeções dos aviões com um AscTec Falcon 8, produzido pela Ascending Technologies, de propriedade da Intel. Seu drone capta imagens em alta definição da aeronave e depois essas imagens são rapidamente analisadas por computadores para ajudar a encontrar imperfeições.
“Drones, sensores, banco de dados, computação em nuvem e aprendizado de máquina são realmente fundamentais para o que estamos montando”, disse Ronnie Gnecco, gerente de inovação para o Desenvolvimento e Aplicações de VANTs da Airbus.
Gnecco acrescentou que, em geral, são necessárias duas horas para dois homens suspensos em um guindaste móvel realizarem a inspeção de qualidade de uma aeronave da Airbus. Com um VANT equipado com câmera, seu time pode produzir dados melhores, graças às 150 fotos de alta definição captadas em cerca de 10 minutos.
Modelo aeronave Airbus
Quando grandes volumes de material radioativo são liberados na natureza, é necessário coletá-los rapidamente. No entanto, como essas substâncias são altamente nocivas, drones podem ser empregados nesse tipo de trabalho. No Japão, por exemplo, o acidente de Fukushima desencadeou o desenvolvimento de diversas unidades para trabalhar em acidentes radioativos. Infelizmente, os primeiros protótipos só ficaram prontos quando o vazamento já estava fora de controle, mas isso não impediu o uso dos aparelhos.
Há ainda drones com uso mais ofensivo, armados para bombardear alvos militares. Assim como os modelos de vigilância, eles voam para áreas pré-determinadas, onde soltam bombas sobre os alvos. No geral, são aviões mais simples e a perda dessas máquinas, em virtude da defesa do inimigo, não representam grandes perdas. Afinal, o custo de uma aeronave não tripulada é muito inferior ao de aviões convencionais e a sua queda não representa custo humano.
Se até então esses dispositivos já representam um potencial operacional a mais ao produtor, possibilitando a sua imersão na agricultura de precisão, agora com a chegada dos drones tudo se tornará ainda mais fácil, garantindo uma expansão dessa modalidade de agricultura por todo o país de forma muito mais abrangente. Na agricultura seu uso está em franca expansão, sendo utilizado atualmente para mapear áreas de cultivos, facilitar a fiscalização e identificar zonas de cultivares não uniformizada e há estudo com fins de que os drones realizem aplicações de inseticidas, ou mesmo recolham amostras por conta própria o que vem a ser feito ainda para poder cortar gastos com aviões de pulverização e sistemas de georreferenciamento de terceiros, que costumam ser bastante onerosos para a empresa agrícola.
Os drones ajudam e muito no controle de qualidade de uma fazenda (Reprodução/Gizmodo)
Drones poderão ser os construtores do futuro (Foto: Reprodução/Gizmodo)
Drones estão sendo experimentados para literalmente tecer estruturas e no futuro as máquinas podem figurar entre os mais novos construtores, respondendo com agilidade, força e precisão aos comandos.
Nada é melhor que capturar a ação no momento em que está acontecendo e os drones, dotados de agilidade e versatilidade, conseguem realizar a tarefa com proeza. Estudantes de jornalismo nos EUA já começam a utilizar as máquinas de maneira experimental, e profissionais já utilizam para cobrir diversas pautas e reescrever a maneira como se faz jornalismo.
Algumas das principais utilidades práticas dos drones estão no patrulhamento de estradas, no acompanhamento de construções, na segurança pública e privada e em tarefas paparazzi, na perseguição a personalidades.
Pode se concluir que assim como toda tecnologia que vai se tornando de amplo acesso, será necessário que a sociedade se acostume com eles, possivelmente com a adoção de regulações. De toda forma, ambos os tipos de drones, bélicos ou pacíficos, são exemplos de que, por mais que a ciência se esforce e tenha o mérito de desenvolver novas tecnologias, com as mais nobres finalidades, ainda fica a critério de quem as opera utilizá-las da maneira mais adequada. Nada com o que se preocupar tanto, já que ao longo da História fomos aos acostumando e reagindo ao processo de introdução de novas tecnologias e modos. Caso contrário, correríamos o risco de ainda viver como nossos ancestrais do início do texto.

Outros materiais

Perguntas Recentes