Buscar

apol 2 corporações e contexto empreendedor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado
Um pensador nascido no século XVII escreveu o seguinte:
“A Liberdade dos homens submetidos a um governo é ter uma regra permanente para viver, comum a todos os membros desta Sociedade, votada pelo Poder Legislativo; uma liberdade de seguir sua própria vontade em todas as coisas, desde que não proibido pelas normas; e não estar sujeito à inconstante, incerta e desconhecida vontade arbitrária de outro homem.”
Este pensamento está relacionado com qual sistema econômico ou político:
Nota: 20.0
	
	A
	Mercantilismo
	
	B
	Absolutismo
	
	C
	Liberalismo
Você acertou!
A frase citada, escrita por Locke (Second Treatise of Civil Government, Ch. II, sec. 11) carrega o espírito de liberdade e de individualismo típico do liberalismo econômico clássico. Resposta “C”.
	
	D
	Feudalismo
Questão 2/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o fragmento de texto a seguir
Essa fase do Capitalismo, a primeira, denominada de ___________________ foi marcada pela expansão dos negócios dentro das cidades e entre elas. Mas não era nada comparado ao que temos hoje, após o surgimento de novas máquinas e equipamentos há um brutal aumento na produtividade, características marcantes da próxima fase.
 
Assinale abaixo, o termo que completa adequadamente a lacuna acima referente à primeira fase do desenvolvimento do Sistema Capitalista de Produção:
Nota: 20.0
	
	A
	Primária
	
	B
	Inicial
	
	C
	Produtiva
	
	D
	Exploradora
	
	E
	Comercial
Você acertou!
é comercial, momento marcado pela expansão das atividades comerciais.
CAPITALISMO COMERCIAL  Essa é considerada como a primeira etapa do capitalismo, teve início com a expansão marítima no final do XV e se estendeu até o século XVIII.
Nesse período ocorreram as Grandes Navegações, o seu desenvolvimento está relacionado a busca de caminhos alternativos para as Índias, que pudessem escapar das áreas conquistadas pelos turcos otomanos e da hegemonia das cidades italianas no comércio mundial naquela época.
Durante esse período o grande acúmulo de capitais se dava na esfera do comércio, portanto, dava-se no espaço da circulação. A doutrina vigente era a mercantilista, que defendia a intervenção dos Estados na economia, a fim de promover a prosperidade nacional e aumentar o poder do Estado. Nesse sentido, defendia a acumulação de riquezas no interior dos Estados, sendo assim a riqueza e o poder de um Estado eram medidos pela quantidade de metais preciosos que possuía (metalismo).
Uma característica deste período, é que o Estado deveria ser forte para sustentar e dar apoio à expansão marítima e comercial, pois dessa forma se estabeleceria o pacto colonial, uma vez que, as colônias tinham que obrigatoriamente manter relações comerciais com as metrópoles, sendo essas relações marcadas pela dominação, em que a colônia tinha que vender seus produtos a preços baixos e comprar produtos a preços altos.
Fonte: http://professorsl.blogspot.com.br/2011/04/fases-do-capitalismo-comercial.html acesso 21/06/2015 as 10h13min
 
Questão 3/5 - Instituições e Organização do Estado
Quando comparamos o estudo do pensamento liberal logo percebemos duas coisas. A primeira é que talvez nenhum Estado jamais tenha aplicado de forma “pura” todo o ideário liberal. A segunda é que o Liberalismo, embora estudado principalmente no seu contexto econômico, também foi impactante em muitos outros aspectos da vida social.
 
 
Enunciado
Recentemente muitos países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, passaram a reconhecer a validade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Tendo em mente a doutrina liberal na sua pureza, como deve ser visto este tipo de casamento?
Nota: 20.0
	
	A
	Ele deveria continuar proibido, pois o Liberalismo nasceu de mãos dadas com uma doutrina religiosa extremamente conservadora.
	
	B
	Ele deveria continuar proibido pois, de acordo com o Liberalismo, a família dita “tradicional” é a única viável.
	
	C
	Ele deve ser permitido, pois não é papel do Estado se envolver com a consciência e a vida privada das pessoas.
Você acertou!
A resposta correta é a “C”. Embora o Liberalismo seja apontado como conservador, na sua pureza nunca o foi. Vejam que a Revolução Francesa, como revolução liberal, reduziu enormemente a influência da religião (inclusive advogando a liberdade de religião) e é a origem do casamento civil na legislação de muitos países.  Dizia-se que o Estado não deveria se envolver com o sentimento religioso e com a vida privada de seus membros. O único limite do indivíduo estaria no “contrato social” que ele, por iniciativa própria, firmou com os demais seres humanos.
	
	D
	Ele deve ser permitido pois a doutrina liberal considera a religião o “ópio do povo”.
	
	E
	Deveria ser visto com toda a indiferença, pois a doutrina liberal rejeita tanto o casamento civil quanto o religioso.
Questão 4/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.
 SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado).
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções/afirmações e a relação proposta entre elas.
I - O processo de intercâmbio e dependência entre países e empresas levou várias nações a sofrerem as consequências da crise iniciada em 2008. Com o Brasil não foi diferente, pois em nosso país estão instaladas empresas de várias nacionalidades e estas mantém negócios com o restante do globo.
PORQUE
II - As políticas econômicas de um país em desenvolvimento não conseguem ser completamente independentes das instituídas pelos países de maior poder econômico. Assim, ainda que haja preparação para enfrentar esses momentos de crises todos os povos sofrem de alguma forma seus efeitos.
A respeito dessas asserções/afirmações, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
globalização é isso uma relação de trocas e dependência de um país/nação em relação a outro(s). Nosso país está inserido no processo global e tem aqui empresas de todo o mundo fabricando, comprando ou vendendo produtos e/ou serviços. Logo, a afirmação I é verdadeira. Já a afirmação II também é verdadeira, pois os países não conseguem viver e fazer a gestão de suas nações de forma isolada ou totalmente independente. Pois, se o fizer corre o risco de ficar isolada do restante do mundo e com isso deixar de fazer negócios que lhes são interessantes. E sim, a II é uma justificativa então da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
A partir da década de 1970 o Keynesianismo deu sinais de esgotamento. Como consequência disto, países como os EstadosUnidos e a Grã-Bretanha passaram a adotar uma doutrina econômica que ficou conhecida pelo termo “neoliberalismo”.  Dentre as opções abaixo, marque a única que se relaciona com a prática neoliberal.
Nota: 20.0
	
	A
	aumento das medidas voltadas à assistência social.
	
	B
	controle da inflação e dos gastos públicos.
Você acertou!
O neoliberalismo defende o retorno ao Estado mínimo, levando o Estado a cortar gastos sociais e diminuir a intervenção na atividade econômica. Dentre as poucas atividades relegadas ao Estado estaria o combate à inflação e a redução dos gastos públicos. A resposta correta é a “B”.
	
	C
	auxílio financeiro às empresas como instrumento de combate ao desemprego.
	
	D
	aumento da carga tributária para diminuir a liquidez do mercado.

Outros materiais