Buscar

Arquitetura: Forma, Função e Propriedades Visuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513438849)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Forma arquitetônica é o ponto de contato entre massa e espaço...formas arquitetônicas, texturas, materiais, modulação de luz e sombra, cor, tudo se combina para injetar uma qualidade ou espírito que articula o espaço.¿ (BACON, 1974) I. O formato é o contorno característico ou configuração da superfície de uma forma específica. É o principal aspecto por meio do qual identificamos e classificamos as formas. II. A textura pode ser descrita em termos de percepção que um indivíduo tem de matiz, saturação e valor tonal. Afeta o peso visual de uma forma. III. As dimensões físicas de comprimento, largura e profundidade de uma forma, referem-se ao seu tamanho. Com relação às propriedades visuais da forma, assinale qual apresenta somente as alternativas CORRETAS:
		
	
	II
	
	I, II, III
	
	II, III
	
	I, II
	 
	I, III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513682666)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dissemos que uma edificação não pode ter uma forma bela que obstrua sua função e que a estrutura, a solução estrutural, não deve se sobrepor à utilidade ou a beleza da forma arquitetônica. Qual a principal relação que deve existir entre estas três qualidades Função Forma e Estrutura.
		
	
	Igualdade
	
	Independência
	
	Concentração
	 
	Equilibrio
	
	Dependencia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513227989)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando as alternativas abaixo, assinale a opção que corresponde a correta.
		
	
	a) A estética foi a principal motivação para o desenvolvimento da disciplina arquitetura ao longo da sua historia.
	
	b) A funcionalidade e a comodidade somente foram consideradas como prerrogativa para a arquitetura a partir da idade Média quando as construções visavam à proximidade dos deuses, o que determinou a construção de igrejas cada vez mais altas.
	 
	c) Dentre as principais características da arquitetura Romana podem-se citar as construções de estradas em linhas retas para facilitar o deslocamento rápido das legiões de guerreiros e os aquedutos para abastecer e desenvolver as colônias romanas espalhadas pelos territórios conquistados.
	
	d) Norte magnético e Norte geográfico podem ser considerados como coincidentes em qualquer região do planeta.
	
	e) As alternativas (c) e (d) estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513682837)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Por que afirmamos que a arquitetura grega utiliza a proporção divina ou áurea como razão matemática para desenvolver as dimensões das edificações que é igual a 1,61 ?
		
	
	Nenhuma das anteriores, não existe razão matemática na escolha das dimensões das edificações greco-romanas.
	 
	Os gregos obtiveram essa razão matemática ao estudar as dimensões dos objetos da natureza como plantas seu crescimento, animais e até a configuração de cristais ou do corpo humano. Como estava presente em muitos elementos naturais consideraram que fosse a razão utilizada pelo Deus criador.
	
	A proporção áurea é uma invenção do período Neoclássico que atribui aos gregos , à cultura grega em geral uma procura pela perfeição, mas que na realidade nem foi tão determinante ou não era tão aprofundada.
	
	É um equívoco gerado por romances históricos comercializados recentemente que atribuem a um código uma razão matemática presente nos monumentos e obras de arte.
	
	Afirmamos que é importante para os gregos por que como nossa tradição ocidental determina: devemos continuar considerando a cultura clássica greco-romana como berço do nosso sistema de pensamento, porém não devemos continuar construindo segundo seus princípios.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513682814)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Período Barroco 1600-1770 d.C. foi considerado um período de grande opulência e de luxo nas construções, pelo número de ornamento e pela riqueza de materiais dos mesmos. De onde as cortes europeias da França, Alemanha, Itália, Espanha e depois Portugal obtiveram esses recursos?
		
	
	Do ouro vindo da Oceania.
	
	Do ouro vindo das minas do interior da Europa.
	
	Da exploração da pólvora vinda da China.
	
	Das especiarias vindas da índia.
	 
	Do ouro vindo das Américas continente recém descoberto e agora explorado.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513398379)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a formação profissional adequada para capacitação e habilitação ao desenvolvimento de idéias e projetos mais sustentáveis, assinale a alternativa que corresponde a qual/quais das afirmações abaixo pode/podem ser considerada corretas: I. Os profissionais da construção devem ter conhecimento pleno dos processos de construção e dos seus respectivos impactos ao meio ambiente. II. Não é relevante o conhecimento das propriedades físico-químicas dos materiais envolvidos no setor de construção. III. A Integração entre o conhecimento produzido no mercado de trabalho e o conhecimento acadêmico não é necessário para a obtenção de melhores resultados em busca da sustentabilidade para o setor construtivo.
		
	 
	e) Somente "I" esta correta
	
	a) "I" e "II" são verdadeiras.
	
	d) Todas estão corretas.
	
	c) somente "II" esta correta.
	
	b) "I" e "III" são verdadeiras.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513227987)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o uso de escalas gráficas marque a alternativa mais correta:
		
	
	a) As escalas gráficas são utilizadas para representar detalhes de projeto, de forma a possibilitar o entendimento de grandes áreas num pequeno espaço de apresentação.
	
	b) O uso das escalas gráficas possibilita a representação de grandes áreas em espaços menores de apresentação e permite dar destaque a detalhes, cortes e vistas em um projeto de arquitetura.
	
	e) Somente a alternativa (c) esta correta.
	
	c) O uso de escalas é fundamental na representação cartográfica.
	 
	d) As alternativas (a), (b) e (c) estão corretas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513439092)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação a análise do terreno ou sítio de um projeto pode ser afirmar que I. É essencial o mapeamento ou levantamento de campo, que inclui aspectos físicos, históricos, experiências e interpretações do lugar, visto que oferece os critérios para o desenvolvimento do projeto. II. Áreas não urbanizadas costumam ter histórias menos evidentes, por isso não há indicadores suficientes que influenciem o projeto de arquitetura. III. Os levantamentos topográficos podem registrar diferentes níveis do terreno. Diferentes curvas de nível e acidentes topográficos são fatores que podem sugerir maneiras de desenvolver o conceito do projeto. IV. O posicionamento de uma edificação em relação ao sol determina muitos aspectos do seu planejamento. No hemisfério sul, por exemplo, a luz vinda do norte pode gerar uma iluminação constante e homogênea sem necessidade de qualquer tipo de proteção contra a luz do sol. São corretas as afirmações
		
	
	I e IV, apenas.
	
	I, III e IV
	 
	I e III apenas.
	
	I, II, III e IV
	
	I, II e III
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513660668)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ABNT NBR 9050:2004, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, aplica algumas definições: 1 - área de aproximação: espaço necessário para que uma pessoa, utilizando cadeira de rodas, possa se posicionar próximo ao mobiliário para o qual necessita transferir-se. 2 - área de resgate: área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro. 3 - área de transferência: espaço sem obstáculos para que a pessoa que utiliza cadeira de rodas possa manobrar, deslocar-se, aproximar-see utilizar o mobiliário ou o elemento com autonomia e segurança. Assinale a alternativa que indica todas as definições corretas.
		
	
	São corretas apenas as definições 1 e 3.
	
	São corretas as definições 1, 2 e 3.
	
	São corretas apenas as definições 2 e 3.
	
	São corretas apenas as definições 1 e 2.
	 
	É correta apenas a definição 2
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513682836)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No hemisferio sul da terra, existe uma trajetória aparente do sol , ele nasce passa pelo céu e se oculta no final do dia, este percurso determina uma orientação na qual o sol permanece mais tempo e seria a fachada mais quente da edificação é a mais ensolarada. No hemisfério sul qual é a orientação mais ensolarada?
		
	
	SUL
	
	OESTE
	
	LESTE
	 
	NORTE
	
	NENHUMA DAS ANTERIORES

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes