Buscar

QUIMICA GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Por que os elétrons não se chocam com os átomos?
À partir da conclusão de que as leis da física clássica não conseguiria descrever o movimento de partículas tão pequenas quanto os elétrons, Bohr lançou os alicerces para a mecânica quântica e a estabilidade dos átomos, aprimorando ideias de Rutherford, Einsten e Planck.
Bohr começou admitindo que os elétrons estariam em órbitas circulares ao redor do núcleo, mas essas órbitas seriam quantizadas, então cada órbita requereria uma quantidade específica de energia para os elétrons que estavam dentro dela. Quanto mais afastada do núcleo, mais energéticas seriam as camadas. Para um elétron mover-se de um nível de energia para outro, ele teria que receber de uma só vez, um número de energia exato para conseguir alcançar a energia estabelecida naquela outra camada.
Ele também foi capaz de mostrar que quando o átomo recebe energia externa, alguns de seus elétrons ganham energia passando para níveis de energia maiores, quando isso acontecesse o átomo está em um estado excitado. Entretanto, ele precisa voltar ao seu estado fundamental, qual todos os seus elétrons estão num nível de energia mais baixo do que são permitidos. Para isso o elétron libera a energia recebida quando excitado em forma de energia luminosa(fótons), dependendo da quantidade de energia recebida o comprimento de luz será diferente, ou seja, a cor emitida será diferente.
Portanto, desde que a energia do elétron é quantizada, a radiação contínua não é possível. Para que o colapso acontecesse o elétron teria que liberar toda sua energia de uma vez e não apenas fótons ou quantums.

Outros materiais