Buscar

Avaliando de direto pena I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pontos: 0,1  / 0,1
	(177º Concurso de Ingresso à Magistratura/SP ¿ 2005) Dentre as alternativas, assinale aquela que, corretamente, relaciona apenas crimes que não admitem a tentativa.
	
	
	Crimes omissivos próprios, crimes de perigo, crimes progressivos.
	 
	Crimes preterdolosos, crimes unissubsistentes, crimes omissivos próprios.
	
	Crimes preterdolosos, crimes plurissubsistentes, crimes omissivos próprios.
	
	rimes plurissubsistentes, crimes omissivos próprios, crimes de perigo.
	
	Crimes plurissubsistentes, crimes omissivos próprios, crimes culposos.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201703009235)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a aplicação da lei penal, considere: I. A lei excepcional ou temporária não se aplica ao fato praticado durante sua vigência, se decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram. II. Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. III. A lei brasileira não se aplica aos crimes contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público, se praticados no estrangeiro. IV. Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. V. Aplica-se a lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, aos crimes contra a administração pública praticados por qualquer pessoa. Está correto o que se afirma APENAS em
	
	
	I e V.
	
	II e III.
	
	III, IV e V.
	
	I e III.
	 
	II e IV.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201702447891)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia os dados do Censo Penitenciário Nacional (DEPEN/MJ) de 1994 e de 1995. Após a análise das assertivas, marque a CORRETA: Perfil do encarcerado no Brasil (Censo de 1994): 95% dos presos são pobres; 87% dos presos não concluíram o primeiro grau; 85% dos presos não têm condições de contratar advogado; 96, 31% dos presos são homens. Porcentagem de cumprimento da pena privativa de liberdade e seus respectivos crimes (Censo de 1995): 32,9% por roubo; 16,4% por furto (49,3% contra o patrimônio); 15% por homicídio; 10,6% por tráfico de drogas; 6,9% por estupro e outros crimes contra os costumes; 18,2% por outros crimes.
	
	
	Fica claro pelos dados do Censo Penitenciário Nacional que as camadas menos favorecidas economicamente da sociedade têm uma tendência natural à delinquência.
	
	O dado referente à escolaridade faz exsurgir a relação inversamente proporcional de que quanto menos estuda, maior a probabilidade de o ser humano acabar se transformando num animal irracional e, por isto, de extremo perigo à sociedade.
	
	Os dados acima deixam nítido que a sociedade brasileira tende a praticar mais crimes patrimoniais do que outros, tais como o de sonegação fiscal. Isto leva à conclusão de que são mínimos ou inexistentes os casos de falsificação de remédios, corrupção nos órgãos governamentais etc.
	 
	As estatísticas criminais não demonstram a realidade, tendo-se em vista que o sistema penal não consegue processar todas as condutas consideradas negativas para a sociedade.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201702447852)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os princípios referentes à teoria do concurso aparente de tipos penais não incluem o princípio da (Exame OAB/CESPE.UnB. 20072)
	
	 
	proporcionalidade
	
	subsidiariedade
	
	consunção
	
	especialidade
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201703155048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pedro subtraiu bem móvel pertencente à Administração pública, valendo-se da facilidade propiciada pela condição de funcionário público. Pedro responderá pelo crime de peculato e não pelo delito de furto em decorrência do princípio da:
	
	
	progressão criminosa.
	
	consunção.
	
	alternatividade.
	
	subsidiariedade.
	 
	especialidade.

Outros materiais