Buscar

Conceitos de Auditoria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AUDITORIA
Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que deveria ocorrer. 
AUDITORIA EM RESUMO
É o ato de confrontar a condição - situação encontrada - com o critério - situação que deve ser.
CLASSIFICAÇÃO DE AUDITORIA
Quanto ao Campo de atuação:
	a) Governamental
	b) Privada
Quanto à Forma de realização:
	a) Interna
	b) Externa
Quanto ao objetivo dos trabalhos:
	a) Contábil ou Financeira
	b) Operacional 
	c) Integrada
AUDITORIA GOVERNAMENTAL 
Está diretamente relacionada com o acompanhamento das ações empreendidas pelos órgãos e entidades que compõem a administração direta e indireta das três esferas de governo.
É realizada por entidades superiores de fiscalização, sob a forma de Tribunais de Contas ou Controladorias, e organismos de controle interno da administração pública. 
AUDITORIA INTERNA
É realizada por profissionais empregados ou contratados pelo próprio auditado, portanto, parcialmente independente, e que, além das informações contábeis e financeiras, se preocupa também com os aspectos operacionais. Normalmente, a auditoria interna se reporta à presidência da organização, funcionando como um órgão de assessoramento.
OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA 
” Compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos." (Resolução n.º 986, de 21 de novembro de 2003)
AUDITORIA EXTERNA
A auditoria externa é um conjunto de procedimentos técnicos e legais que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação e a posição patrimonial e financeira da Entidade, sendo realizada por auditores independentes contratados pela organização para examinar as suas demonstrações contábeis e expressar opinião por intermédio do relatório de auditoria, com o propósito de aumentar o grau de confiança dos usuários das demonstrações contábeis. 
 
OBJETIVOS DA AUDITORIA EXTERNA
- Cumprir a legislação em vigor;
- Aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários;
- Verificar se as demonstrações contábeis representam adequadamente em todos os seus aspectos relevantes a posição patrimonial e financeira da entidade.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A AUDITORIA INTERNA E A EXTERNA
AUDITORIA CONTÁBIL
“A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.” (Resolução n.º 820/97 do CFC)
AUDITORIA CONTÁBIL
LEI Nº 4.320/64
 Balanço Orçamentário;
 Balanço Patrimonial;
 Balanço Financeiro;
 Demonstração das Variações Patrimoniais.
LEI Nº 6.404/76
 Balanço Patrimonial;
 Demonstração do Resultado do Exercício;
 Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;
 Demonstração dos Fluxos de Caixa;
 Notas Explicativas.
Obs.: A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados pode ser substituída pela Demonstração do Patrimônio Líquido. Se companhia aberta, a substituição é compulsória.
OBJETIVOS DA AUDITORIA CONTÁBIL
existência;
propriedade;
ocorrência;
abrangência;
avaliação;
realização;
apresentação e divulgação
ipsa
AUDITORIA OPERACIONAL
Conjunto de procedimentos que são aplicados com o objetivo de se avaliar o desempenho e a eficácia das operações possibilitando a apresentação de sugestões para melhorar a gestão dos recursos e identificar aspectos de ineficiência, desperdícios, desvios e abusos. 
É também denominada de Auditoria de Otimização de Recursos, Auditoria de Desempenho ou de Resultados e Auditoria de Gestão.
Surgiu da necessidade de melhorar-se os informes apresentados pelos auditores no que se refere aos resultados da gestão, no que tange às questões de economia, eficiência e efetividade, em face das limitações das informações financeiras.
OS TRÊS Es DA AUDITORIA OPERACIONAL
TRÊS FOCOS DA AUDITORIA
Economia: “É a ação que consiste em reduzir ao mínimo o custo dos recursos empregados em uma atividade sem deixar de considerar a devida qualidade”.
Eficiência: “Representa a relação entre produto, em termos de bens, serviços e outros resultados e os recursos utilizados para produzi-los”.
Eficácia: “É o grau com que os objetivos são alcançados e a relação entre os resultados desejados e os resultados reais de determinada atividade”.
ipsa
AUDITORIA OPERACIONAL
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA
São os exames que permitem ao auditor interno obter provas (evidências) suficientes para fundamentar as conclusões e recomendações, e incluem.
 
Testes de observância: visam à obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração funcionam.
Testes substantivos: visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados.
EVIDÊNCIAS
Representam informações que fundamentam os resultados da auditoria interna. Devem ser:
 suficientes;
 fidedignas;
 relevantes;
 úteis.
Devem ser registradas em papéis de trabalho, que compreendem o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor interno.
ERRO X FRAUDE: Auditor Interno X Auditor Externo
 Auditor externo planeja seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros com efeitos relevantes nas demonstrações contábeis. A responsabilidade primária na sua prevenção e identificação é da administração através da implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno. (Res. CFC n.º 820/97)
 
 Auditor interno assessora a administração no trabalho de prevenção de erros e fraudes, obrigando-se a informá-la, de maneira reservada, sobre indícios ou confirmações de erros ou fraudes detectados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais