Buscar

Produção de Bens e Serviços apol 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Pesquisa Operacional
Produção de Bens e Serviços
Data de início:	16/10/2017 18:22
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	16/10/2017 18:46
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Produção de Bens e Serviços
A Cadeia de Suprimentos é um grande processo onde empresas de distintos segmentos (fornecedores de matérias primas, de serviços, de transporte, transformadores, montadores de kits, entre outros) desenvolvem suas operações com o mesmo objetivo: atender a empresa focal (empresa cliente - dona da cadeia de suprimentos).
A partir desse conceito simplificado sobre Cadeia de Suprimentos, analise as sentenças a seguir que versam sobre a importância do controle das informações: 
I. O fluxo de informações na Cadeia de Suprimentos requer coordenação por parte da empresa focal e cooperação dos demais elos.
II. A correta gestão da Cadeia de Suprimentos exige fluxo de informações rápido e assertivo e para isso, utilizam-se ferramentas tecnológicas.
III. A troca de informações entre os elos da Cadeia de Suprimentos é uma atividade dispensável se cada um fizer sua parte.
IV. A qualidade do fluxo de informações na Cadeia de Suprimentos pode ser mensurada pela quantidade de problemas que os elos enfrentam.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V, V, F, V.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a). As sentenças I, II e IV são verdadeiras porque o processo de Cadeia de Suprimentos une empresas diferentes em busca do mesmo objetivo, dessa forma a empresa focal precisa organizar, coordenar e controlar o fluxo de informações para garantir que todos tenham o mesmo volume e qualidade das informações. Em uma Cadeia de Suprimentos a informação é o principal recurso estratégico para que os processos não falhem, e para que o fluxo atenda essa premissa é preciso investir em tecnologia da informação e da comunicação. A sentença III é falsa porque a troca de informações jamais é imprescindível para o sucesso de uma Cadeia de Suprimentos. Rota 4 - Tema 5.
 
	B	F, V, F, V.
	C	V, V, V, F.
	D	F, F, F, V.
	E	V, F, V, F.
Questão 2/5 - Pesquisa Operacional
Usamos a análise de com a finalidade de verificar se algumas alterações introduzidas em determinados coeficientes de um problema (restrições ou recursos) de otimização - max (z) ou min (z) - alteram ou influenciam a solução ótima. O objetivo é saber em qual momento as variáveis analisadas se sensibilizam com algumas modificações que fazemos para levantar a hipóteses de certeza de confiabilidade nos valores apresentados pelo modelo.
Analise a descrição acima e marque a alternativa que à completa.
Nota: 20.0
	A	Análise de Sensibilidade.
Você acertou!
Gabarito: Cap. 7 - pg. 126
	B	Análise de Prices.
	C	Coeficiente de restrição.
	D	Função objetivo.
	E	Solução ótima.
Questão 3/5 - Pesquisa Operacional
É a informação "preço sombra". Esse preço é o valor de aumento no custo marginal de cada unidade. Lembre-se de que em um processo de produção o custo marginal corresponde ao acréscimo feito no n+1, ou seja, no produto fabricado após uma produção inicial de n produtos.
A definição descrita acima se refere a:
Nota: 20.0
	A	Shadow prices.
Você acertou!
Gabarito: Cap. 7 - pag. 127
	B	Variáveis básicas.
	C	Variáveis não básicas.
	D	Função objetivo.
	E	Análise de sensibilidade.
Questão 4/5 - Produção de Bens e Serviços
Para produzir um bem uma empresa precisa de estoques de diversas naturezas (matérias primas, componentes e peças, material em processo (wip-work in process)), entre outros. É comum as empresas conviverem com o trade-off dos estoques no seguinte sentido: não deixar faltar para não parar o sistema produtivo e não deixar sobrar para não elevar os custos atrelados aos estoques. 
 
Avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre eles: 
I – A empresa pode utilizar o MRP (material requiriment planning - planejamento das necessidades de materiais) para gerenciar seu estoque e garantir o abastecimento das linhas de produção no momento preciso. 
PORQUE 
II – No sistema MRP (material requiriment planning - planejamento das necessidades de materiais) são inseridas informações advindas das áreas financeiras sobre a previsão de fabricação para o momento analisado e também os pedidos já negociados com os fornecedores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Nota: 20.0
	A	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	B	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	C	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c). A asserção I é verdadeira porque o MRP pode e é utilizado para gerenciar os estoques e garantir o abastecimento das linhas produtivas. Já a asserção II é falsa porque quem alimenta as informações para o MRP são os setores comerciais com a previsão de vendas e pedidos negociados com clientes. Rota – 04 – Tema 02.
	D	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Pesquisa Operacional
Para analisarmos o que acontece com um problema de programação linear (PL), quando mudanças são feitas na função objetivo, iremos utilizar um parâmetro 
a
a em cada coeficiente da função objetivo, separadamente, para determinar o intervalo dos possíveis valores de 
a
a, tais que as condições de otimalidade sejam satisfeitas. Duas abordagens simples, mas distintas, serão empregadas para os seguintes casos:
Nota: 20.0
	A	variáveis básicas e não básicas.
Você acertou!
Gabarito: Cap. 7 - pg 130
	B	variáveis flutuantes e não flutuantes.
	C	variáveis constantes e não constantes.
	D	variáveis singulares e não singulares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais