Buscar

Pesquisa Operacional apol5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Pesquisa Operacional
Produção de Bens e Serviços
Data de início:	26/10/2017 17:52
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	26/10/2017 18:28
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Produção de Bens e Serviços
Definir a quantidade de itens a serem adquiridos para repor os estoques requer uma análise crítica de diversos elementos, entre eles, o tamanho do lote econômico de compras, o tamanho do lote econômico de fabricação (informado pelo fornecedor), lead time, criticidade do item para o sistema produtivo, entre outros e para isso, a empresa pode utilizar o sistema de Ponto de Pedido.
 
Avalie as sentenças a seguir que versam sobre as características do modelo de ressuprimento por ponto de pedido e marque X na única alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	( ) O cálculo do ressuprimento por ponto de pedido exige que sejam definidas as datas para a entrega das matérias primas e componentes na empresa.
	B	( ) O modelo de ressuprimento por ponto de pedido considera alguns elementos como: demanda anual do item, custo de preparação de pedido, taxa de encargos financeiros e custo unitário.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b). A alternativa (b) está correta porque para determinar o ponto de pedido inúmeras informações são necessárias tais como: demanda anual, custo de preparação do pedido, taxa de encargos financeiros sobre os estoques, custo unitário, estoque de segurança, lead time. A alternativa (a) está incorreta porque o modelo de ressuprimento que utiliza datas para análise é o de Revisões Periódicas. A alternativa (c) está incorreta porque para o cálculo do ponto do pedido as informações de patrimônio e de terceirização da mão de obra do fornecedor não impacta na quantidade. A alternativa (d) está incorreta porque a metodologia que classifica os itens em 10%, 20% e 70% é a classificação ABC. A alternativa (e) está incorreta porque o giro do estoque não é determinado pelo ponto de pedido e sim, pela quantidade de vezes que o item foi vendido por período de tempo analisado. Rota 6 - Tema 2.
	C	( ) Para calcular o ressuprimento por ponto de pedido são necessárias informações sobre o patrimônio da empresa e se o fornecedor utiliza mão de obra terceirizada
	D	( ) O cálculo por ponto de pedido determina que 10% do estoque tem mais valor agregado, 20% tem médio valor agregado e 70% tem baixo valor agregado.
	E	( ) O giro do estoque é determinado através do ponto de pedido aplicado aos itens de alto valor agregado, os quais são considerados críticos para o sistema de produção.
Questão 2/5 - Produção de Bens e Serviços
O controle de estoques nas organizações tem como foco auxiliar no gerenciamento da quantidade dos itens armazenados e também em todo o custo inerente desse estoque. Para que esse controle seja efetivo é necessário utilizar sistemas informatizados e também identificar os lotes econômicos a serem adquiridos dos fornecedores.
 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao controle dos estoques para um supermercado. 
( ) O estoque de produtos de um supermercado deve ser controlado de maneira que não faltem os itens de maior giro.
( ) Em um supermercado, o estoque deve ser gerenciado através da classificação ABC para que os itens recebam tratamento diferenciado.
( ) Controlar o estoque de um supermercado consiste em submeter todos os itens a um cálculo padrão de ressuprimento.
( ) O custo dos estoques em um supermercado é uniforme durante todo o ano porque os aumentos são negociados anualmente.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V, V, F, F.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a). As sentenças I E II estão corretas porque em um supermercado o controle do estoque deve ser eficiente e não permitir que ocorram faltas dos produtos mais procurados pelos clientes e para isso, a classificação ABC pode auxiliar o gestor a controlar os itens de forma diferenciada. A alternativa III está incorreta porque controlar o estoque de um supermercado é muito mais complexo que apenas submeter todos os itens a um cálculo padrão. A alternativa IV está incorreta porque o custo dos estoques de um supermercado não é uniforme durante o ano todo, e sim, varia de acordo com os aumentos repassados pelos fornecedores. Rota 6 - Tema 1.
	B	V, F, V, V.
	C	V, V, F, V.
	D	V, F, F, V.
	E	F, F, F, V.
Questão 3/5 - Pesquisa Operacional
É uma técnica de criar ou recriar situações reais através de técnicas matemáticas adequadas. Também é um processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação.
Assinale a alternativa correta que indica de qual assunto é tratado no texto acima.
Nota: 20.0
	A	Teoria das filas
	B	Inteligência Computacional
	C	Teoria dos Jogos
	D	Simulação
Você acertou!
Aula 6 - Tema 2, pg. 2
	E	Programação linear.
Questão 4/5 - Pesquisa Operacional
As consequências das decisões tomadas não dependem apenas de uma única estratégia ou linha de pensamento, mas sim de estratégias muitas vezes distintas ou até mesmo conflitantes. É também um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde as pessoas escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.
Assinale a alternativa correta que indica de qual assunto é tratado no texto acima.
Nota: 20.0
	A	Teoria dos Jogos
Você acertou!
PDF aula 6. pág 3.
	B	Inteligência Computacional
	C	Simulação
	D	Teoria das filas
	E	Programação Linear
Questão 5/5 - Pesquisa Operacional
PESQUISA OPERACIONAL 
Assinale a alternativa correta:
Como você pode notar, praticamente tudo o que estudamos até aqui envolve, além dos conhecimentos matemáticos necessários, o uso de computadores.
É importante ressaltar que esse avanço tecnológico faz com que a resolução de problemas complexos seja feita de um modo mais rápido e eficiente. E que atualmente as pesquisas científicas estão cada vez mais focadas em criar sistemas inteligentes e mais próximos da forma humana de pensar e de tomar decisões. São sistemas inspirados na natureza que tentam, cada vez mais, aprimorar formas de aprendizagem, raciocínio e percepção.
Esse campo em constante evolução é o que chamamos de:
Nota: 20.0
	A	Teoria dos Jogos
	B	Inteligência Computacional
Você acertou!
Aula 6 - Tema 3 pg. 2
	C	Simulação
	D	Teoria das filas
	E	Programação Linear

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais